• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC multi-core potente para engenharia

d_only_1

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Cerca de 1000EUR.
De preferência durante este mes (Novembro)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (20%) (Indica o software usado)
Adobe Lightroom, Photoshop, Premiere
c) Office / Navegação web (30%)
e) Outra? Software de cálculo numérico e CAD para engenharia civil (50%):
SAP2000, CYPE, AUTODESK ROBOT, AUTOCAD


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Nao antes de 5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Portátil i7 4700MQ, 8GB RAM, GTX765M, Samsung SSD 940 PRO

6) Vais fazer Overclock?
Não, apenas o Boost que o CPU permitir.


7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Tanto faz, pode até ser 2a mão, o que for mais em conta.


8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não


9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX, mATX ou iTX; silênciosa mas com boas opções de arrefecimento. Com suporte para radiador 240mm
>

b. Processador (Intel ou AMD)
>Preferência por AMD Ryzen 7 2700X

c. Motherboard (chipset, formato)
>Chipset B450 ou X470, o que for melhor para obter o máximo do CPU e RAM, mas que não dê cabo da carteira..

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Single, boa para trabalho em AutoCAD (preferência por NVIDIA)

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>250GB chegam para S.O. e programas (para armazenar tenho discos externos). O importante é q seja rápido. Preferência por Samsung SSD m.2 nvme

f. Drives (DVD, BluRay, Nenhuma)
>Nenhuma

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>Eficiente, silênciosa e que seja adequada para o sistema ser estável e permitir o máximo de desempenho do CPU.

10) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Monitor (preferência por 1440p, >21", essencial q permita alterar entre orientação landscape e portrait) e rato bons para trabalhar em CAD


11) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
WiFi AC de preferência mimo


12) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não, já tenho licença


13) Contexto, comentários adicionais.
Para resumir, procuro montar um PC para reformar o meu portátil que já acusa falta de potência. Atualmente tenho alguns modelos de cálculo que levam mais de 30m a correr, o que afeta o rendimento do trabalho. O software está preparado para multi-core, daí a opção pelo Ryzen 2700X. Em CAD apenas trabalho em 2D, mas visto que o AutoCAD atualmente trabalha com DirectX não sei bem até que ponto ter uma boa gráfica faz diferença.
Aproveito para pedir também recomendações de Watercooler AIO com radiador 240mm.

Obrigado pela vossa atenção e agradeço os vossos inputs e conselhos.
Cheers :beerchug:
 
Última edição:
Pois, é também o que tenho lido. As boards X470 parecem ter tendência para melhor qualidade na alimentação (VRM, etc), e podem ser mais "future proof" caso surjam novos cpus. Não é que insista ir para o 2700X, mas em termos de máxima performance em cpu multithread parece-me ser a melhor opção, tirando os threadripper que já estão fora do alcance da minha carteira..

Mas aceito sugestões se acharem que há solução melhor.

Já agora, em termos de AIO de watercooling, estava a pensar no Cooler Master MasterLiquid ML240L. Opiniões?
 
2700X - 330
ASRock B450 Pro4 - 100€
2x8GB DDR4 2933-3200 ~150€
Crucial MX500 500GB - 90€ (NVMe é um bocado inútil para o teu trabalho, não notas nada no dia a dia. Já o espaço extra, por experiência, esse acaba por ser bem útil ;) )
Seasonic Focus 550W Gold - 80€
BenQ BL2420PT - 240€ (24", 1440p, painel VA, permite portrait)
caixa a gosto ~50€

~1000€

A gráfica depende do que pretendes dela. Para autocad 2D precisas basicamente de alguma coisa que dê imagem. A placa mais barata que encontrares no mercado com suporte à resolução, e saídas vídeo que precisas serve. Se quiseres precaver alguma utilização 3D que venhas a dar ao sistema, seja modelação, seja um eventual joguito, vai por uma GTX 1050/1050Ti ~140€/160€.

Por fim, não te metas em AIOs. Isso no teu caso é um desperdício de dinheiro completo. Experimenta o cooler stock do 2700X, que é bem decente. Se não te agradar por algum motivo, troca-o por uma torre a ar decente de 120mm (30~40€).
 
Obrigado pelas sugestões SideWalker :beerchug:

Relativamente ao SSD quero sempre o mais rápido que a carteira permitir :winknu: Gosto de uma experiência de trabalho o mais rápida e fluída no windows possível. É habitual ter que abrir e fechar muitos ficheiros CAD, ficheiros excel pesados, etc. Quanto mais rápidos forem os loads mais rápido será o meu workflow. No meu antigo trabalho esta era uma das coisas que mais me deixava frustrado.. o tempo que os programas/ficheiros levavam a abrir..
Como também quero algo future proof e o disco acaba sempre por ser o elo mais fraco, estava a apontar mais para um 970 EVO 250GB.

O que costumo fazer agora é ter os projetos que estou a trabalhar no momento no SSD com um programa a sincronizar de x em x tempo para um disco externo usb3.0, que por sua vez sincroniza para a cloud (backups nunca são demais, principalmente com trabalho). Por isso espaço não é problema, pois no c: só fica o windows, apps e 2 ou 3 projetos de cada vez.

Quanto à gráfica, concordava contigo, pelo menos nos autocad mais antigos. Atualmente não tenho a certeza se será assim pois o autocad (completo, não a versão LT) trabalha em directx11, e mesmo só fazendo desenhos em 2D tenho a ideia que o ambiente é 3D isometrico, pois a qq altura podemos mudar o ponto de vista. O 2D acaba por ser a vista Top.

PpfBXb.png


Pelo menos é o que acho, mas se estiver enganado por favor corrijam-me.

Estava a usar o Autocad 2017 que pelos vistos tinha um bug em sistemas Nvidia Optimus pois insistia em usar a gráfica onboard em vez da GTX. Passei para a versão 2018 que já usa a GTX corretamente e notei grande diferença na fluidez (até com anti-aliasing ligado).

Embora eu não tenha intenções de jogar, o software de cálculo que uso puxa mais pelo cpu do que a maior parte dos jogos.
Como pretendo tirar o máximo de performance do cpu queria poder tirar partido do Precision Boost Overdrive que o 2700X permite. Quando disse que não ia fazer overclock referia-me a overclock manual, pois o PBO acaba por ser um overclock automático. Mas para que este funcione bem, pelo que tenho lido, são necessárias condições adequadas, nomeadamente no que diz respeito a power delivery e cooling.
Daí estar inclinado para uma board X470 e um AIO. O AIO que referi não é assim muito caro, e sempre será mais silencioso e mais eficiente em load que o Wraith Prism (principalmente no verão).

Se o 2700X chegasse à velocidade turbo anunciada (4.35GHz) em full load com o stock cooler por mim estava bom, mas pelo que tenho visto em análises parece não passar dos 4GHz. Alguém tem tido uma experiência diferente?

Sim, sei que provavelmente vou ultrapassar ligeiramente o budget que defini de 1000eur... mas é sempre assim, a veia tecky leva-me sempre a querer algo melhor e a carteira é que sofre :p Estou a tentar compensar procurando alguns componentes em 2ª mão.

Sorry pelo long post :boredo:

l
 
Se o 2700X chegasse à velocidade turbo anunciada (4.35GHz) em full load com o stock cooler por mim estava bom, mas pelo que tenho visto em análises parece não passar dos 4GHz. Alguém tem tido uma experiência diferente?
l

Os 4,35GHz são em single core e ele dá-os com o prism. A carregar todos os núcleos, os ~4GHz são normais, seja com que cooling for.
Podes ver aqui uma comparação do Prism com um Noctua NH-D15S (que tem performance equivalente a muitos AIOs). Podes ver que a performance do CPU vai dar ao mesmo. A questão poderá passar mais pelo ruído da coisa. Daí ter aconselhado a experimentares o prism 1º (é à borla!). Se não te agradar por algum motivo, trocar por um air cooler mais capaz, que devera ser mais silencioso e fiável que um AIO.

Board é ver caso a caso. Uma X470, só por si não é garantia de nada. Normalmente os fabricantes recheiam melhor as X470, sim, mas também acabas a pagar RGBs e outras coisa que não interessa nada a quem quer trabalhar. E tens B450s com circuitos de alimentação perfeitamente capazes. Basicamente, procura uma board com um circuito decente e os extras de que necessites. A AsRock que indiquei é provável que preencha os requisitos. ;)

Quanto à gráfica, por acaso não sabia que a autodesk tinha unificado os ambientes 2 e 3d. Eu metia uma 1050/ti nisso e não pensava mais no assunto (é o dinheiro que poupas num aio e numa board mais xpto :D ). É overkill, mas já fica para o que der e vier. Porque uma 1030 ou RX550 até dava perfeitamente para isso, mas nem são assim tão mais baratas e têm relações performance/preço verdadeiramente horríveis. Ou então vê o que arranjas em 2ª mão.

edit: se tiveres mais alguma questão especifica, ou dúvida sobre o funcionamento do 2700X, eu tenho acesso a um, posso tentar responder. ;)
 
Seja qual for a board que escolheres certifica-te que a bios tem a opção de offset de voltagem no cpu. O pbo manda voltagens absurdas para atingir os 4.35ghz, o que acaba por prejudicar o desempenho. A minha board chegava a mandar 1.55v ao cpu, o que é um absurdo. As temps subiam, os consumos também, o que fazia o throttling entrar mais cedo. Tive de definir um valor de offset negativo para não dar tanta voltagem, e o desempenho subiu. Fui subindo o valor até o pc começar a bloquear. Consegui tirar 0,1v ao meu, que agora não leva mais que 1,45v para atingir a velocidade máxima. Continuo a achar que é um voltagem estupidamente alta mas foi o melhor que consegui. A outra opção seria desactivar o pbo, mas isso não quero.

Em relação aos vrm e opções de bios, podes procurar os vídeos do buildzoid, da GN, que faz análises detalhadas a várias boards, ou então, uma coisa mais leve, tipo vídeos do hardware unboxed. Mas procurando bem, há muita info espalhada por vários fóruns.
 
Última edição pelo moderador:
Os 4,35GHz são em single core e ele dá-os com o prism. A carregar todos os núcleos, os ~4GHz são normais, seja com que cooling for.
Podes ver aqui uma comparação do Prism com um Noctua NH-D15S (que tem performance equivalente a muitos AIOs). Podes ver que a performance do CPU vai dar ao mesmo. A questão poderá passar mais pelo ruído da coisa. Daí ter aconselhado a experimentares o prism 1º (é à borla!). Se não te agradar por algum motivo, trocar por um air cooler mais capaz, que devera ser mais silencioso e fiável que um AIO.

Huum ok, vou então seguir o teu conselho e ficar-me pelo prism para já e avaliar como se porta. Posso sempre ir para outra coisa no futuro se achar necessário.

Em relação aos vrm e opções de bios, podes procurar os vídeos do buildzoid, da GN, que faz análises detalhadas a várias boards, ou então, uma coisa mais leve, tipo vídeos do hardware unboxed.

Tenho andado a ver as comparações no hardware unboxed mas vou investigar os do buildzoid.


Se optar então por uma B450, acham que ir para itx com um 2700X seria muito má ideia? Tipo a Asrock B450M Pro4 Itx? Será que uma caixa ITX tipo Cooler Master MasterBox Q300L consegue ter airflow adequado?

Obrigado pela ajuda. Ando mesmo a vacilar entre ir para algo mais amigo da carteira ou algo mais avançado. O portátil que tenho portou-se bem durante cerca de 6 anos e queria que este PC aguentasse algo parecido.
 
Sim tens razão, é mATX, assim como a Asrock B450 Pro4 (troco sempre mATX com ITX)

Se houver uma versão B450 mATX de qualidade (que não seja mais cara que uma X470), um sistema mais compacto sempre fica melhor e ocupa menos espaço. Mas se as desvantagens forem significativas (menos qualidade dos circuitos, pior refrigeração) também não me importo de ficar pelo ATX numa midtower.

A minha preocupação maior é o aquecimento dos VRM, que pelo que tenho visto é um problema em algumas boards. O Hardware Unboxed fez uma comparação de várias boards, e a Gigabyte B450 Aorus Pro saiu-se mal, com os VRM a chegarem a temperaturas acima de 100ºC.

A Micro-ATX MSI B450M Mortar parece boa, segundo o Buildzoid.

--
edit

Ok, parece que as MSI não têm voltage offset.. :neutral:
 
Última edição:
Ha uma coisa q me faz confusão em PC para trabalho q sao as boards baratas de marcas secundárias.
Qd se gasta 1000 euros, deve-se apostar na melhor board + fonte possíveis. De q adianta ter um configurar rápida se depois faz reboots ocasionais?
Quando e para jogar e ok mas trabalho, pressupõe-se q o ficheiro aberto vale tempo e dinheiro.
 
Ha uma coisa q me faz confusão em PC para trabalho q sao as boards baratas de marcas secundárias.
Qd se gasta 1000 euros, deve-se apostar na melhor board + fonte possíveis. De q adianta ter um configurar rápida se depois faz reboots ocasionais?
Marcas secundárias?
Então quanto mais barata for a board mais probabilidade tem de fazer reboots ocasionais?
 
Marcas secundárias?
Então quanto mais barata for a board mais probabilidade tem de fazer reboots ocasionais?

Sendo o chipset igual, o que muda sao os processos de fábrico, qualidade dos componentes secundários. Por exemplo soldadura de componentes , durabilidade etc.
Não e por acado q existem PCs de linha profissional e outros de linha doméstica.

Até a coisa mais estúpida como seja uma entrada USB pode ter diversas especificacoes de qualidade, tolerâncias etc.
 
Até nas boards mais baratas os componentes são testados para durarem anos e anos.
Só precisa de componentes mais caros se for fazer overclock em que é preciso componentes que aguentem mais corrente e de forma mais estável.
Desde que a board tenha as features que ele precisa não há necessidade de gastar mais.
 
No meio está a virtude. Nem fui para algo baratuxo nem algo de topo cheio de extras.

Concordo que é preciso ter algum cuidado na escolha dos componentes principalmente no que diz respeito à parte de alimentação elétrica. Fonte e motherboard devem ser dois componentes bem escolhidos.

Neste aspecto estou a ter um problema inesperado que ainda não consegui descobrir a causa.. podem espreitar aqui: https://forum.zwame.pt/threads/cpu-fan-ligada-com-pc-desligado.1024558/

Em breve deixo aqui a configuração final, preços e todas as considerações que tive nas escolhas. Pode vir a servir para alguém que esteja a pensar construir algo com fim semelhante.
 
@LeeMan vai ver as boards que encontras nas workstations da HP ou da Dell, por exemplo. ;)
Gastar dinheiro sem necessidade em componentes que depois serão sub-utilizados apenas por preconceitos sem fundamento prático é que não faz sentido nenhum.
 
Até nas boards mais baratas os componentes são testados para durarem anos e anos.
Só precisa de componentes mais caros se for fazer overclock em que é preciso componentes que aguentem mais corrente e de forma mais estável.
Desde que a board tenha as features que ele precisa não há necessidade de gastar mais.

Isso é um ponto de vista que pode resultar da tua experiência mas não se aplica na pratica.
Um bom produto nunca pode ser barato. Seja ele um par de sapatos seja ele um board ou um telemóvel...

Por exemplo a espessura da placa, a sua flexibilidade ,a espessura das pistas, a qualidade do material usado para soldar componentes etc etc. Há todo um mundo de pequenos detalhes de fabricação que te passam completamente ao lado e podem fazer a diferença.

Penso que, havendo dinheiro, optar por um boa board com componentes bons ( destes que há para overclok - militares por vezes assim chamados) é sempre compensadora a longo prazo para quem usa PC para trabalho.

Em relação às boards de Workstations ( falado por outro user) : eu já comprei worstations da HP e avariou um porta USB de manhã, à hora de almoço tinha um técnico da HP a substituir a Board.

Nestes casos, as marcas fazem um tradoff em que que se reparte o custo do produto com o custo da espectável assistência pós venda. Mas o user ( profissional) nunca fica agarrado.
Ainda assim: as linha profissionais têm tolerâncias mais apertadas em todos os aspectos possíveis.
 
Um bom produto nunca pode ser barato. Seja ele um par de sapatos seja ele um board ou um telemóvel...
Isso do barato é relativo. Essa afirmação pouco diz.
Penso que, havendo dinheiro, optar por um boa board com componentes bons ( destes que há para overclok - militares por vezes assim chamados) é sempre compensadora a longo prazo para quem usa PC para trabalho.
Vai ver as páginas de produto dessas boards mais baratas da MSI. Até essas são feitas com componentes "Military grade", "Steel armor" e afins. Isso para mim vale o que vale. Ninguém anda a testar a durabilidade disso a longo prazo para ver se são mesmo militares ou lá que é.
Em relação às boards de Workstations ( falado por outro user) : eu já comprei worstations da HP e avariou um porta USB de manhã, à hora de almoço tinha um técnico da HP a substituir a Board.
A HP é dos fabricantes que tem pior taxa de avaria dos seus PC´s. E eles não usam boards comercialmente disponíveis, usam boards OEM, muitas vezes com componentes inferiores. Não tem nada a ver com a board recomendada ao OP.
 
Isso do barato é relativo. Essa afirmação pouco diz.
É senso comum. Ainda que em certa ocasiões isso não queira dizer nada ( a chamada excepção à regra ) , a regra é que a qualidade do produto é proporcional ao preço. Mas qd falámos de qualidade é tb no pós-venda , na periodicidade de actualização de drivers etc.

Vai ver as páginas de produto dessas boards mais baratas da MSI. Até essas são feitas com componentes "Military grade", "Steel armor" e afins. Isso para mim vale o que vale. Ninguém anda a testar a durabilidade disso a longo prazo para ver se são mesmo militares ou lá que é.

O que interessa aqui não é testar ou deixar de testar ( até pq acredito tb q ng testa boards para mercado doméstico). É comprar um produto que nos pode garantir estatisticamente que irá durar mais que outro. Uma pessoa que escolhe entre um Mercedes ou um Renault com as mesmas características opta pelo Mercedes porque sabe que as probabilidades de dar chatice é menor. Mas como poderás argumentar "para mim vale o que vale" , pois vale mas o risco zero nunca existe. Eu posso comprar um Mercedes que venha a tornar-se um poço de problemas mas será excepção.

Mas o que que defendo mesmo é que, mesmo que não seja para gamming: uma boa mobo especificamente concebida para overclock tem necessariamente que ser mais durável e fiável que outra normal para aplicações profissionais. A diferença de preço nem é assim tão significativa hoje em dia. Isto para não falar nas opções de upgrade, ranhuras portas USB etc que são em maior quatidade tb - nunca são demais.
 
Back
Topo