1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pc não arranca

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por camicaze, 10 de Novembro de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 3381)

  1. camicaze

    camicaze Power Member

    Bom dia,
    O meu pc não arranca, ou melhor, ligo o pc ouve-se a trabalhar mas não aparece nada no monitor.
    Há cerca de cinco dias a luz foi abaixo quando ele estava ligado.
    Entretanto só na quinta à noite é que liguei a máquina, ele abriu esteve ligado durante 5-10 minutos estava a jogar um jogo e o pc bloqueou, e dava um som irritante, contínuo.
    Desliguei na máquina, voltei a ligar e nada!
    Agradeço a V/ preciosa ajuda. Sad
     
  2. painatas

    painatas Power Member

    ya o meu pc tem o memo problema
     
  3. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Se calhar queimou alguma coisa! :confused:

    O PC liga ou nem dá sinal?

    O barulho que ouves deve ser o speaker interno a apitar e a dizer que alguma coisa está mal!

    Não sei se esta informação está completamente correcta mas os bips são mais ou menos assim:

    1 Bip Curto: Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa mãe corretamente.

    1 Bip longo
    : Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

    1 Bip longo e 2 bips curtos; 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

    2 Bips curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória.

    2 Bips longos: Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no Setup.

    3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

    4 Bips Longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

    5 Bips: Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias)

    6 Bips: Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe.

    7 Bips: Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

    8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

    9 Bips: Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

    10 Bips: Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.

    11 Bips: Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse “refresco” conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.
     
  4. camicaze

    camicaze Power Member

    Trata-se de um bip longo.
    Ouço o pc a trabalhar, mas não aparece nada no monitor.
    Quando a luz vai abaixo, qual é a peça que pode queimar?
    A fonte, as memórias...?
     
  5. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Tira as memórias e placa gráfica e volta a colocar no sitio e verifica se estão bem encaixadas! Desliga as drives todas (discos,DVD´s) liga o PC ! Se continuar o problema pode ser a Placa mãe que queimou!
     
    Última edição: 10 de Novembro de 2008
  6. Yes Master

    Yes Master Banido

    Calma, há que ir por partes. Primeiro, verifica as memórias. Depois testa o monitor noutro pc. E se funcionar então parte à descoberta da causa, que poderá ser ou não a mobo. Agora, diagnosticar assim que a mobo queimou é precipitado.
     
  7. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Eu disse que "podia estar..." e não que estava queimada! E também disse que o melhor era verificar outros componentes primeiro e desligar as drives para fazer esse teste! ;)
    E se o PC está a apitar no arranque não acredito que o monitor tenha algo a ver com o caso!
     
  8. camicaze

    camicaze Power Member

    O pc não está apitar no arranque. Apena fez isso no dia em que bloqueou.
     
  9. Yes Master

    Yes Master Banido

    Mesmo assim, deve testar a peça noutro pc. Então não tive um monitor que quando ligava o pc ele acendia a luz verde e imagem para o tecto? Mais vale testar primeiro.

    E a memória também, apesar de quando é memória o som é diferente... Mas há que testar. E limpar o cmos da mobo. Tentar tudo.

    Porque se a mobo queima, de onde vem o sinal sonoro? Qual o componente que o acciona?
     
  10. Yes Master

    Yes Master Banido

    Então afora não apita? E ouves o pc funcionar? Se retirares a parte lateral vês a ventoinha do cpu funcionar? E a placa vga tem algum sinal vermelho acesso? Aliás, a luz da mobo está verde?
     
  11. camicaze

    camicaze Power Member

    Tenho que testar isso logo á noite.
    O monitor acende a luz de On/Off, aparece analógico e depois digital, mas não dá + nada.
     
  12. kanato

    kanato Power Member

    Exprimenta outra fonte, se fizer o mesmo a board morreu.
     
  13. camicaze

    camicaze Power Member

    A luz da M/Board está verde. É a única luz que vejo acesa.
     
  14. Yes Master

    Yes Master Banido

    E quanto às ventoinhas do cpu e da caixa, funcionam?
     
  15. camicaze

    camicaze Power Member

    As ventoinhas funcionam.
     
  16. Yes Master

    Yes Master Banido

    Então parece-me que a motherboard está bem... Terá sido a vga, o monitor ou o cpu? Bem, terá de testar o monitor noutro pc em primeiro. Depois testa-se as restantes peças.
     
  17. kanato

    kanato Power Member

    Já fizeste o que eu te disse? Exprimenta outra fonte...
     
  18. roque66

    roque66 Power Member

    tens outra memoria por aí que seja aplicavel mas que nao tivesse montada? se sim ou conheces alguem que tenha, monta-a em vez das habituais....depois quando ele se ligar, volta a tirar essa memoria e mete as tuas....as vezes acontece e ja salvei uns quantos dinheiros de outras pessoas com este truque :003:
     
  19. bassam

    bassam Power Member

    Sem querer desviar a atenção para o problema dele e aproveitando a treat.

    tenho um caso parecido. estava a formatar a maquina e quando reparo o pc esta a trabalhar mas sem imagem no monitor.

    Desliguei e voltei a tentar ligar e nada.!
    quando se iniciava dava sempre um Bip normal a dar sinal que estava a iniciar, agora não da bip nenhum.

    Ja tirei a memoria, a grafica, ate o processador para ver se dava bips de erro e nada..

    ha algum teste que possa fazer para ter a certeza que foi a mobo?
     
  20. Yes Master

    Yes Master Banido

    Tenta testar com outro monitor ou esse noutro pc.
     

Partilhar esta Página