Problema PC não faz post na primeira/segunda tentativa.

Freeza!

Power Member
Boa tarde, desde a algum tempo que o PC não faz post nem à primeira nem à segunda tentativa depois de estar a noite toda desligado.

Não consigo perceber bem o motivo de isso acontecer. Se o deixar ligado durante dias inteiros, funciona sem qualquer tipo de problema mas se o desligar durante a noite, quando o volto a ligar de manhã, não faz post e, normalmente, só faz à 3º tentativa.

E normalmente apenas, ligo, não faz post, desligo. Ligo, não faz post, desligo. Ligo, faz post, sem mexer em absolutamente mais nada.

Sem a gráfica não tenho esse problema.
A fonte, substitui-a à 3 meses atrás.
Não acredito que seja da ram, quando está com algum problema, costuma ligar um led vermelho na motherboard.

Suponho que seja a gráfica a querer falecer? Mas gostaria de saber o motivo, ter uma explicação, do porquê de fazer post apenas à 3º tentativa, na minha cabeça, não consigo encontrar uma explicação.

Já testei tudo aquilo que me veio à cabeça, e nada pareceu dar uma explicação. Alguém que já tenha tido o mesmo problema? Alguém que consiga explicar o porquê disto acontecer?


Obrigado.
 
Última edição:
Sim... já perdi a conta do numero de vezes que dei check nesses 2 pormenores.

Era compreensível se simplesmente nunca fizesse post, ou fizesse dando algum jeitinho, mas não, é literalmente ligar desligar 3x até que faz post :/
 
E verificaste a slot onde vai encaixar a gráfica? Pode haver algum problema. As gráficas aumentaram de tamanho, aumentaram de peso e a qualidade dos encaixes não acompanhou esse processo.
Tens o pc há quanto tempo? Fizeste alguma alteração/limpeza de hardware para além da substituição da fonte de alimentação?
Parte do problema é-me familiar, não fazer o post à primeira, nem à segunda, o de ligar o led vermelho na board, mas isso não quer dizer que seja o mesmo problema. Já agora, qual é a tua motherboard?
 
Sim, verifiquei, testei outra gráfica lá, mas foi só um teste rápido. Testei no outro slot, mas como fica próximo dos fiozinhos de usb, sata, power, etc, e como a gráfica é grande, não tem espaço suficiente para estar ali sem forçar nada.

Tenho o pc à cerca de 5 anos (fará 5 anos daqui a 2 meses), mas a gráfica tem 1 ano e meio comigo (foi comprada em 2º mão)
Alguma alteração ou limpeza que tenha desencadeado isso, não me parece, acho muito sinceramente que foi de um dia para o outro.
Quanto à questão do led vermelho, não sei se induzi em erro, mas apenas acende o led vermelho quando é algum problema com a ram, o que não acontece.

A board é uma p8h77-m

Só mais uma informação, à 2 semanas atrás, reinicei o pc e a gráfica deixou de dar, seja no meu ou noutro pc, tentasse as vezes que quisesse, abri, fiz uma limpeza geral, mudei a pasta termica e voltou a funcionar, mas continuou com o mesmo problema de não fazer post à 1º depois de uma noite desligado. (é um problema que já tem alguns meses)
 
OK fui eu que percebi mal a questão do led.
Mas quando o pc não faz o post, não acende o led?? Olha que nem sempre o piscar desse led está ligado com problemas diretamente relacionados com a ram. E tem vários tipos de piscar, um mais rápido, outro mais prolongado... No meu caso, o meu PC também ficava preso no post, o led acendia, e não era problema das memórias, era problema da motherboard, também da Asus. Mas no teu caso pode indicar um problema da gráfica, se adquirires outra deverás solucionar o teu problema.
 
Tem várias leds seguidos, e um com o nome "ram" por isso suponho. Ele acende sempre que ligo o pc, mas depois apaga (suponho depois de detectar que não há problema nenhum).

Sim, também tenho quase a certeza que é problema da gráfica, apenas gostava de uma explicação um pouco mais aprofundada de um motivo de fazer isto. Que não funcionasse de todo ou só dando alguns jeitinhos, ou tivesse artefactos e instabilidade até percebia, mas não tenho nada disso e acaba por fazer post sem eu ter de mexer em nada. Isso é que acho estranho.
 
Estava-me a referir ao led dram e não ao led do standby power.
Eu durante meses sofri de um problema que também não fazia muito sentido, o pc reiniciava quando lhe apetecia sem bsod, e podia estar a trabalhar com ele, ou simplesmente estar ligado sem fazer nada, às vezes ficava pendurado no post. Podia fazê-lo várias vezes no mesmo dia, ou até na mesma hora ou podia aguentar semanas, chegou inclusivé a aguentar um mês sem reiniciar sózinho. Não era problema de software, não era problema de ram, de psu, de cpu, de gráfica, nem de discos, por exclusão de partes substitui a mobo e o problema desapareceu. Está desde Novembro do ano passado sem reiniciar.
 
ironicamente tambem tenho um problema semelhante na minha maximus formula VIII + 6700k + 2x1080, já queimei a pestana tanto com este assunto que já aceitei o erro como parte do processo de ir ao PC
 
Um amigo meu tinha exactamente o mesmo problema, e no final descobriu-se que era da fonte. Uma XFX XXX 750W, que depois de ir para RMA e ser trocada nunca mais deu o problema.
 
Back
Topo