PC não permite instalação de SO

papcm

Power Member
Olá,

O meu PC não andava lá muito bem de saúde - bloqueava, reiniciava sozinho. Decidi então fazer-lhe uma limpeza. Formatei o disco e iniciei a instalação do XP, como se de um computador novo se tratasse.

Até aqui nada de novo. O problema é que sempre que estou a instalar o Sistema Operativo, ele dá erro (aparece um ecrã azul) e não deixa fazer mais nada.

Em anexo um dos ecrãs que me apareceu.

Já retirei todas as placas (à excepção da gráfica), desliguei o disco slave e o 2º DVD, mas continua tudo na mesma.

Experimentei vários SOs (XP, Vista, Ubuntu), mas o problema mantém-se.

Pelo erro que dá poderá-se tirar alguma conclusão do que poderá ser?

Saudações.

 
corre o memtest.... parece que estás com problemas nas memórias....
se tiveres mais do que uma placa, testa só com uma de cada vez...
instalaste algum hardware novo depois de trerem começado os problemas?
 
corre o memtest.... parece que estás com problemas nas memórias....
se tiveres mais do que uma placa, testa só com uma de cada vez...
instalaste algum hardware novo depois de trerem começado os problemas?

Olá,

Já corri o teste de memória que vem na instalação do Vista. Fiz o teste 3 vezes e não foi detectado qualquer erro.

Também já testei individualmente cada placa (placa de rede e placa de captura de imagem da pinnacle). Só não retirei a placa gráfica, porque de momento não tenho outra para testar. Vou ver se consigo alguma emprestada temporariamente só para testar.

Não fiz instalação de qualquer hardware novo.

Agradecido.
 
não tens nenhuma disquete na drive? ou dispositivos usb, desnecessários, ligados?
experimenta, com a pinnacle retirada...

Olá,

Não tenho qualquer periférico ligado ao PC (USB), nem disquete da drive. também já experimentei com as placas retiradas (rede e pinnacle).

Tudo na mesma!

Quando tentei instalar o XP, ele começou a instalar e aos 20% foi quando deu o erro. No Vista dá logo no inicio após a conclusão da barra inicial.

Agradecido pela rapidez da ajuda!
 
Última edição:
ja me aconteceu uma coisa semelhante à uns tempos.. a coisa resolveu-se trocando o cd de instalação por outro exemplar. penso que foi o cd que ficou defeituoso.
 
ja me aconteceu uma coisa semelhante à uns tempos.. a coisa resolveu-se trocando o cd de instalação por outro exemplar. penso que foi o cd que ficou defeituoso.

Olá,

A mim também já me havia acontecido, mas não é agora o caso, pois já experimentei com:
- 2 CDs do XP;
- 2 DVDs do Vista;
- 1 CD do Ubuntu.

Neste momento estou a fazer um teste à memória com o tool do CD de instalação do Ubuntu (vamos lá ver...)

Agradecido.
 
tudo leva a crer ser problema de memoria, com o cd do ubuntu deve vir o memtest+, experimenta correr, se tens dois dimms experimenta só com um e depois com o outro.
 
Olá,

Ponto de situação:
- ao correr o memtest do Ubuntu, no teste #8 começou a dar erro na memória acima dos 512M (tenho 2x 512M instalados). Repeti o teste, ainda com as 2 DIMMs e começou logo a dar erro no teste #1;
- de seguida corri individualmente o memtest para cada DIMM (instalei uma de cada vez) e não deu qualquer erro;
- tentei instalar o Ubuntu só com uma DIMM (testei com as 2, uma de cada vez) e não consgui instalar. Com uma das DIMMs consegui aceder ao modo gráfico, mas poucos minutos depois encravou;
- consegui arranjar 2 DIMMs de 256M novas e instalei-as. Iniciei a instalação mas não deu;
- numa das tentativas de instalação (com o Ubuntu), apareceu-me um erro de "soft error CPU#0" (qualquer coisa deste género).

Depois de todos estes testes, deduzo que possa ter algum problema a nível da board ou do CPU.

Acho que vou ter de pensar num pequeno investimento (€€€) para upgrade do hardware actual (que já tem uns bons aninhos - board P4VXASD2 + CPU P4 1,7GHz + 2x 512MB DDR333)

Agradeço a todos as várias dicas.

Saudações.
 
Back
Topo