• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Zen 3

macr0

Power Member
Vou montar um pc (pela primeira vez) até ao final do ano e preciso de alguma ajuda.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1000-1500€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo, exceto gráfica

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Algum gaming, por agora 1080p, talvez no futuro em 1440p)
b) Edição de imagem principalente, ocasionalmente algum cad ou renders. Photoshop, Illustrator, InDesign
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Quero que dure pelo menos uns 4 ou 5 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Uso um portátil gaming fino: i7 7700hq, gtx 1060,SSD 256gb M.2 Samsung PM961 PCI-E (NVME),Ram 16gb DDR4 2400MHz - G.Skill / Crucial. É bastante rápido e não tive problemas até agora, mas estou completamente exausto do barulho das ventoinhas, e sendo que 99% do ano está dentro de casa ligado ao monitor não faz sentido não ter um desktop. Tenho jogado csgo com alguma frequencia e apesar de ter os gráficos no minimo e otimizados para performance, noto dips a meio dos round, em alturas de maior atividade, na ordem dos 45-50fps e fico sempre com a ideia que me afeta o jogo. Tenho curiosidade em arranjar um software que me faça um registo dos fps para ver melhor. Mas talvez isto seja normal tendo em conta as características e que é um portátil.

6) Vais fazer Overclock?
Muito provavelmente não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX compacta, visto duvido muito que algum dia irei usar mais de 2ssd e 2hdd. Não tenho interesse em janelas nem RGB.
Prefiro uma caixa silenciosa, mas estou indeciso de compro uma mais fechada ou uma com mais ventilação, como é a moda agora das caixas com grelha frontal.
Tenho pena que as marcas não vendam as caixas sem ventoinhas para uma pessoa escolher as ventoinhas que preferir e de melhor qualidade.
A lista de candidatas:

P400a (non digital-sem ventoinhas) - gosto bastante do design e está bem referenciada. Não sei como é a nível de construção e qualidade de materiais.

Cooler Master Silencio S600 - gosto muito do design, mas já li que as temperaturas não são das melhores.

Be quiet 500dx / 601 / 700 - Tenho em muito boa conta, parece material de qualidade e o facto de estar patente no nome da marca que se preocupam com ruído. A primeira é um modelo ventilado, mas é entrada de gama. Não sei como se compara com a 601, que é mais focada em abafar o ruído.

Fractal Define 7 Compact / Meshify C / Meshify 2 - A primeira foi minha escolha inicial, mas é uma caixa fechada. Parece ter o tamanho ideal. A meshify C também gosto mas já tem uns anos. A meshify 2 saiu agora e é demasiado grande para as minhas necessidades, mas estou à espera para ver se lançam uma versão compacta.

Corsair 220T / 4000D Airflow - gosto das duas, mas tenho as em menos conta que as mencionadas acima.

NZXT H510 - também me parece bem, mas penso que as outras serão melhore, até tendo em conta o preço.

Lianli Lancool II Mesh Performance - também me parece boa escolha, mas esteticamente não sei se aprecio tanto quanto as outras, e tem um buraco aberto no fundo por onde deve entrar muito pó.




b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD 5600x ou 5900x, ainda estou a ponderar se vale a pena pagar o dobro por performance que nem sei se necessito. Estou mais inclinado para o 5600x, se precisar no futuro troco por um melhor. Ainda por cima nesta industria saem cpus todos os anos. Quero decidir rapidamente para quando aparecer stock comprar logo.

c. Motherboard (chipset, formato)
>B550. Será entre a Gigabyte Aorus Pro AC, Aorus Master, ou ASRock Extreme4.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Penso que será melhor ideia ir já para os 32gb. Gosto de ter muitos programas abertos, inclusive os programas de imagem. Sou aquele tipo que tem 100 tabs abertas ,apesar de estarem adormecidas com plugins do browser para nao consumir memoria.
Pelo que li o ideal será 3600 cl16. A Gskill Ripjaws V parece boa escolha, mas tem estado esgotado

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Por agora vou usar a MSI Vega 56 que tenho.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD nvme 1tb, não sei que marca e modelo + um HDD de 2 ou 3tb para armazenamento e jogos.

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>Não

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Modular, provavelmente uma Seasonic titanium/platinum. Têm os modelos Prime que tem arrefecimento passivo, mas ainda estou a investigar se vale a pena. Quanto a potência penso que 650w serão suficientes, mas também depende do cpu que escolher e se quiser muda a gráfica mais tarde.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não uso wifi, mas bluetooth uso ocasionalmente. Visto que já ha boards c/ isto incluido talvez seja melhor. Ou então compro uma placa pci à parte, duvido que va usar a outra porta para alguma coisa.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Obrigado pelas sugestões
 
Com esse orçamento podes facilmente dar upgrade na gráfica para uma RTX 3070 ou RX 6800...

AMD Ryzen 5 5600X - 310€
MSI B550-A Pro - 135€
G.SKILL SNIPER X 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 / Corsair Vengeance LPX 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta- 150€
Seasonic Focus Gold GX 650W / BitFenix Whisper M Gold 650W - 95€
Caixa Phanteks EclipseP400A Vidro Temperado Digital White– 80€
PNY XLR8 CS3030 1TB - 130€
WD blue 2TB - 70€
970€

Para bluetooth basta comprares um adaptador usb, tens uns a 2€ no ebay.
 
Não tenho necessidade, tenho aqui a Vega 56 parada e o salto não seria assim tão grande.
Quanto à ram o salto dessa gskill sniper para a Ripjaws 3600 cl16 é so 10 ou 20 euros.
A fonte pergunto me se compensa comprar o modelo prime que não tem ventoinhas.
A motherboard até ando a ver uma Aorus Master que é mais cara e provavelmente overkill para o 5600x, mas as temperaturas dela são muito boas, e comprar uma board barata é como comprar pneus baratos para um carro bom, e sempre fico com uma boa base caso precise de mudar o cpu mais tarde.
A oferta de SSD é que é um bocado confusa. Pelo pouco que li pci 4.0 não compensa. Li boas coisas sobre os modelos da ADATA.
 
"Não tenho necessidade, tenho aqui a Vega 56 parada e o salto não seria assim tão grande."

Eu diria que o salto não era grande, era ENORME.

Principalmente para jogares a 1440p no futuro, como dizes que queres fazer.
 
Exato, penso ser mais que suficiente para agora.
Já tenho uma ideia geral do que vou comprar, falta me decidir a caixa e o SSD. Estou a investigar se compensa dar mais uns 50€ por um modelo pcie 4.0, como um ADATA S50 Lite, em vez de por ex. um WD SN750 ou um ADATA sx8200 pro.
 
Back
Topo