[PCI Express] - Duvidas? - Será que vale a pena?

BlitZ

Power Member
Olá cambada :D

Provávelmente este é mais um de aqueles nomes que já estão fartos de ouvir falar "O PCI Express" mas sabem o que é? Mesmo? Quais são as Vantagens? Humm ...
Como sempre esta é mais uma das tecnologias (neste caso um Interface) que vem gerar mais umas duvidas, algumas confusões e tambem alguns conflitos de opinião por falta de informação.
Eu já andava á procura de informação á algum tempo e entretanto ao passar na Viarena por causa de uns novos driver's li lá este artigo que é interessante sobre o PCI-E e claro nada como aproveitar um artigo escrito por um Homem que até percebe disto e traduzi-lo (dentro das minhas possibilidades) para que os que não percebem Inglês fiquem um pouco mais apar deste novo interface.
Estão podem ir buscar uma Beer, Sumol ou mesmo Agua e leiam as proximas linhas... porque no final já entenderam o que é o PCI Express e quais as suas vantagens.

[Nota]Tentei reproduzir o mais fiel ao artigo em causa (porque o achei impecável) mas nem sempre é possivel manter a forma original porque depois de traduzido fica uma certa confusão por isso e para se tornar mais facil a leitura de quem não está tão por dentro destas coisas alterei algumas áreas mas mantendo sempre a ideia dele.

"Compreender o PCI Express "

Este artigo forneçe um visão da história do bus PCI, uma abordagem a tecnologia do PCI Express nos dias de hoje e no futuro.

Artigo escrito pelo: Steven Walton da Viarena a 05 de Novembro de 2004

" O artigo original está aqui! "

Introdução

O Hardware dos Computadores é como tudo o resto, tendo o senso de que algumas coisas são um grande sucesso e outras são uma completo desastre. O unico aspecto positivo de "algo desastroso" no mercado dos Computadores é que não ficará por cá muito tempo. No entanto, é o oposto para uma tecnologia de sucesso como devem imaginar, estas tecnologias estão constantemente a ser aperfeiçoadas e podem viver uma longa vida sempre em estádo de graça. Certamente das tecnologias de maior dinâmica alguma vez criadas foi o PCI, criado á mais de uma decada o PCI continua a ser o lider da conectividade nos computadores de hoje.

Antes de continuar vou vos explicar o que é um "bus" (corredor) e como funciona.
O bus é feito de condutores que estão impressos e interligados no PCB o que faz a MotherBoard (Placa Mãe). Este bus divide-se em 2 canais, um tranfere data e o outro gere para onde vai essa informação. O bus interno (o corredor) é desenhado para transmitir data de qualquer dispositivo ligado ao computador para o processador e para a memória, como já devem calcular estamos a falar do FSB (Front Side Bus) o tal que é muito referido hoje em dia no Overcloking. Este bus transfere data entre o CPU a memória e outros componentes. O bus PCI é desenhado para ligar I/O (in put / out put) ou seja o PCI faz de interruptor (entrada / saida) aos dispositivos com o computador e ele faz isto criando um Link (Ligação) para o South Bridge (Ponte Sul) a 32-Bit com o bus a 33Mhz.

O bus PCI foi inicialmente introduzido no inicio dos anos 90 para substituir o bus ISA que era o interface dominante. O bus PCI foi desenhado para operar a 33Mhz, permitir tranferir dados a 133MB/s e referênçiado como um total de 133MB/s de largura de banda. Isto quer dizer que tudo o que estiver ligado ao Bus PCI tem de passar por este pequeno canal (na altura muito grande). Isto incluí Discos Rigidos, Placas de Som, Placas de Rede, Perifericos USB, Dispositivos Firewire e outros... O que é que isto quer dizer? Bom ... Quer dizer que os valentes Controladores de RAID e de Lan's Gigabyte que usamos hoje em dia utilizam o mesmo bus que era usado num 486 á uma decada atraz! (lol)

Obviamente isto veio trazer alguns problemas, visto que uma só drive ATA133 quase que consegue (...) esgotar o bus. Agora imaginem o quanto eficiente não será o computador com dois controladores de Rede Gigabit, 8 Canais de Audio, Serial ATA 150 RAID, Firewire e os USB's todos a usar os mesmos 133MB/s de largura de banda do Bus PCI. (Cada vez é mais complicado...)
Foram entretanto criadas outras versões do bus PCI desenhadas para melhorar a largura de banda disponivel principalmente para o mercado dos servidores e suas aplicações, por exemplo existe uma versão PCI com um corredor (bus)a 66Mhz em conjunto com as versões de 64Bit/133 PCI-X no entanto estas versões nunca chegaram ás nossas casas.

Outro interface conheçido como o AGP (Advanced Graphics Port) ou em Tuga "Porta de Gráficos Avançada" foi tambem introduzida em meados dos anos 90 para os Graficos 3D. Esta começou com o AGP 1 e X2, mais tarde passou para o AGP X4 e pelo ano de 2002 este bus passou para o AGP X8 o mesmo que quase todos usamos hoje em dia, passando a permitir uma largura de banda de 2.1Gb/s para as placas gráficas.
No entanto em 2002 um novo standard foi aprovado... Chamado "PCI Express", formalmente conhecido como 3GIO (3rd Generation I/O) ou se quizerem em Tuga (Interface da 3ª Geração) e para desenvolverem este novo interface estiveram empenhadas várias companhias que trabalharam em conjunto, quase todas elas Gigantes da Informática como por exemplo a Intel, IBM, Dell, a Microsoft entre outras... provávelmente já ouviram falar do PCI Express, mas sabem o que ele significa para os computadores? Bem se não sabem, já é tempo de aprenderem tudo sobre esta nova tecnologia e como será aplicada no vosso futuro PC.

O que é o PCI Express?

A arquitectura do PCI Express é uma tecnologia de interligação em série que foi desenhada para tirar partido dos mais recentes processadores e dos processos mais avançados das novas memórias, esta tecnologia foi inicialmente realizada para operar a 2.5Ghz usando apenas 0,8V... no entanto e tal como os seus antecessores novo interface o PCI Express vai continuar a progredir sempre mantendo compatibilidade com a expecificação inicial. A intenção da criação do PCI-E é mantê-lo como stardard de ligações durante a proxima decada sofrendo lógicamente actualizações em termos de protocolos, sinal, electromecânica e outras especificações. (Será uma evolução tipo o Slot AGP)

Quando o PCI foi introduzido no mercado não provocou a morte imediata do bus ISA, por acaso foi mesmo o oposto... levou muitos anos para que os Slot's ISA desaparecerem das nossas Motherboards e é o que se espera agora com a transição do PCI para o PCI Express. Entretanto num esforço de proteger o investimento, a arquitectura do PCI Express mantem a interface original do PCI o que quer dizer que Motherboards com Slot's PCI Express suportam alguns Slot's PCI, isto vai continuar por algum tempo, quero com isto dizer que os novos chipset's por Ex. VIA K8T890 ou o Nvidia Nforce vão fornecer Motherboards com ambos os Slot's PCI e PCI-E para assim podermos começar a trocar as nossas placas com mais tempo e não termos de deitar tudo fora para comprar tudo de novo.

O PCI-E forneçe um grande salto em termos de largura de banda em relação a tradicional PCI. o chiset Via K8T890 por exemplo opera a 2.5Gb/s, ou 250Mb/s por linha em cada direcção, fornecendo assim qualquer coisa como 10GB/s numa configuração de 20 linhas.
Futuramente e com os aumentos de frequênçias irá escalar tambem o total de largura de banda. O PCI-E é extremamente flexivél e pode suportar uma grande variedade de dispositivos desde a Placa Gráfica mais avançada até ao mais pequeno dispositivo USB2.0.

Esta nova tecnologia é tambem bastante mais flexivél no sentido que foi desenhada para cobrir mais segmentos de mercado, por exemplo iremos encontrar PCI-E nos vulgares Computadores de Secretária, Portáteis, Servidores assim como em dispositivos Integrádos e de Comunicações. Isto é um grande avanço tendo em conta que o PCI só era realista e ideal para Computadores de Secretária. O PCI-E tambem é uma solução mais eficiente em termos de custos quando comparado com o PCI e devido ao seu desenho de arquitectura em serie, requer menos linhas no PCB fazendo com que os desenhos das Motherboard's sejam mais simples e mais eficientes.


Outro dos aspectos bastante interessantes da flexibilidade desta tecnologia é o facto de poder escalar velocidades, quando combinados os link's para formar Slot's com várias velocidades, que podem suportar x1, x2, x4, x8, x12, x16 até x32. Tipicamente a maior parte das Motherboard's terão alguns Slot's X1 e uma ou duas Slot's X16 para as Placas Gráficas ou como mais recentemente obtive a informação sobre as novas SLI... se funcionarem com uma só gráfica será a x16 mas se forem instaladas duas a ligação passa a ser duas vezes x8. A maioria das placas PCI-E existentes no mercado são controladoras RAID e não precisam mais do que PCI X1 por isso para já não se adivinham slot's PCI-E X2 ou X4 porque não há necessidade.


O PCI Express Hoje…

Tem existido uma grande controversia á volta do PCI-E e muitas outras tecnologias realizadas na mesma altura, por alguma razão a maior parte das pessoas estão á espera do PCI Express porque acham que vão dar um grande salto em termos de performançe, isto apesar de não haver evidentes problemas em termos de performançe no AGP X8. Mas as pessoas continuam á espera que um bus que ofereçe o dobro da largura de banda faça a diferença. Mas é claro (e é bom que percebam isto) é que com as Gráficas que temos hoje em dia no mercado o PCI Express não nos ofereçe nada!

(Nota do Editor: As Gráficas PCI-E que existem neste momento no mercado são basicamente uma adaptação das placas AGP X8, elas não utilizam a largura de banda existente no PCI-E. Lógicamente e partindo das leis do mercado os fabricantes irão desenvolver com o tempo placas que começem a explorar esta nova largura de banda, mas... (não esperem milagres...) quando existirem quantidades de Motherboards com PCI-E no mercado que lhes justifique passar a construir placas de raiz a explorar essas capacidades. Se comprarem uma Motherboard com PCI-E, para já terão a garântia de que pelo menos terão uma performaçe ao nivel do AGP X8 e ainda ficam com com a garântia do futuro.)

Contudo não quero com isto dizer que não vingará num futuro muito proximo. Neste momento está tecnologia é mais importante para os dispositivos controladores. Gerações vindoras de algum Hardware como o novo Nforce4 que já permitem redes duplas Gigabyte vão sem margem para duvidas usar grandes quantidades de largura de banda, banda essa que já não seria possivel num bus PCI normal. Uma Slot PCIe X16 (4.2GB/s) consegue debitar o dobro de largura de banda quando comparado com o AGP X8 (2.1GB/s). O slot PCIe X16 utiliza um conector de 164 pinos o que o torna completamente incompativél com o AGP X8.

Outra das tecnologias relativamente recentes que irá beneficiar com o PCIe será o Serial ATA. Quando surgiram os discos rigidos Serial ATA ficaram um pouco aquem das espectativas pois não conseguiram mostrar que eram realmente mais rápidos que os IDE ATA100. Isto em parte deve-se ás limitações do bus PCI e á falta de suporte por parte dos Chipset's.
(Nota do Editor: Este despontamento inicial mudou completamente assim que os comandos nativos SATA passaram a estar integrados nos South Bridges (Pontes Sul) por exemplo no VIA VT8237 que equipa quase todas as Motherboard's K8T800).
No entanto na altura as drives SATA foram muito uteis em termos de redução de espaço, esta é outras das excelentes caracteristicas do PCI Express. Tomem como exemplo os Computadores SFF (Small Form Factor) ou em Tuga FFP (Factor Formato Pequeno), ambas as tecnologias são o ideal para este tipo de formatos.

Os computadores de "Formato pequeno" (vamos chama-los assim) são muito populares, vejam por exemplo o caso da Shuttle com o sucesso que obteve com a sua gama de XPC's ou o sucesso que VIA obteve com as suas motherboard's EPIA Mini-ITX. Agora imaginem substituirmos os longos Slot's PCI pelos minusculos PCIe X1 e retirar-mos as grandes portas IDE e troca-las por SATA's. Isto irá reduzir drásticamente o espaço para que essas máquinas possam ser ainda mais pequenas!

Acima de tudo, o PCI Express é uma boa aposta. Por enquanto os dispositivos actuais não estão preparados para tirar a maxima capacidade desta tecnologia mas sem duvida remove um dos maiores entraves aos computadores actuais atravez da maior largura de banda. O PCI-E veio criar um novo espaço para dispositivos que normalmente requerem altas larguras de banda tais como Controladores Raid, as Redes Gigabit e Placas de captura de Video entre outros.

Comentário Final

È claro que a tecnologia que envolve o PCI Express é importante no impulso dos Computadores em relação ao futuro. Apesar do o arranque estar a ser lento não á que ter duvidas que o PCI Express virá a ser uma das mais importantes tecnologias já mais desenvolvidas para os computadores até ao momento. A questão é quanto tempo irá demorar isto, eu acredito que a resposta sera "não muito". Enquanto que as Placas Gráficas têm surgido muito lentamente no mercado, os chipset's para as suportarem já estão bem mais dispoveis nas plataformas Intel enquanto que as AMD começam agora a surgir. È inevitável que o PCI Express venha a substituir os actuais AGP e PCI num futuro muito proximo.

Enquanto que o AGP se pode começar já a despedir do PCI Express, eu não acredito que acontença o mesmo em relação ao PCI. O bus ISA de 16bits foi criado nos finais de 84 só á muito poucos anos é que nos livrámos dele. Até á introdução de o seu substituto ( PCI ) nos anos 90 o bus ISA fez bem o seu trabalho. No entanto quanto tempo puderemos nós esperar que se aguente o PCI? Quem sabe ... mas pelo menos acho que puderemos estimar que ainda restam mais alguns anos para esta tecnologia.

As novas Motherboards recentemente desenhadas com o o novo chipset VIA K8T890 para o AMD64 e que incluem o VIA Flex Express (termo da VIA para a sua arquitectura do PCI Express) já deveram estar no nosso mercado em meados de Dezembro de 2004. Existe uma comunidade enorme de entusiastas á volta dos Processadores Athlon64. E assim espera-se que com o surgimento do PCI-E neste mercado venha a gerar um crescimento muito mais rápido em termos de popularidade.

Sendo uma tecnologia tão flexivél e com tanto potencial, ainda há muito para descobrir em relação ao PCI Express. Neste momento o que estamos a fazer é nada mais nada menos do que fazer uns rabiscos muito superficiais e não tenham duvidas que por esta altura do ano quem vem muita coisa já será diferente. A proxima geração do PCI-E já foi anunciada, esta inclui nas especificações um incremento no sinal de interligações com pelo menos o dobro da capacidade da versão actual. À medida que as novas aplicações, por exemplo Gráficos, Arquivos empresariais e as Redes Gigabyte continuam a evoluir e a requerer mais largura de Banda. A segunda geração da arquitectura do PCI Express será desenhada para cumprir esses requerimentos.

Espero que tenham gostado... Porque deu um trabalho do CARAGO a traduzir isto!

_______________________________________________________________________

Fabricantes e os seus respectivos Chipset's que suportam PCI Express :

" Intel " http://www.intel.com/design/chipsets/ - 925XE - 925X - 915G - 915P - 915GV - 915GL

" Nvidia " http://www.nvidia.com/page/nforce4 - NForce4 - NForce4 Ultra - NForce SLI

" VIA " - K8T890

" ATI " - RADEON® XPRESS 200P - RADEON® XPRESS 200

" SIS " - 965 - 756 - 649 - 656

_______________________________________________________________________

Outros Artigos para vos ajudar a compreender o PCI Express: ( Estão em Inglês )

PCSTATS = " Introduction to PCI Express: The AGP Replacement "

THG = " Future Promise for Graphics: PCI Express "

DeviceForge = " Introducing PCI Express -- the new I/O solution of choice "

NeoSeeker = " A Look at PCI Express "

ExtremeTech = " Inside PCI Express "

" PCI Express - technology backgrounder na HEXUS.net " - New! :D

[[]]
 
Última edição:
usa o search q és capaz de ter muitas ajudas ;)

mas assim pela rama, por enkanto ainda n vale a pena pq o AGP ainda dá conta da coisa e placas PCIe sao caras...no futuro proximo sera standart ;)
 
para a semana que vem vou assistir a uma Workshop sobre PCI-Express onde iram falar tanto por parte da Intel como da Nvidia
se não me esquecer, posto comentários/novidades/notícias :D
 
Tradução completa.... Job finish! :p

Edit: Agora é que está, faltava o link para o Artigo Original! (que o homem bem mereçe)

[[]]
 
Última edição:
Future Graphics Cards May Consume More than 150W of Power

PCI-SIG Rises the VPU Power Consumption Bar to 150W in New Standard
by Anton Shilov
11/30/2004 | 05:12 PM

Meanwhile certain engineers do their best to reduce power consumption of chips for mobiles and handhelds and some others make great efforts to hold power consumption of desktop chips in reasonable envelopes, PCI Special Interest Group preps a forward-looking electrical standard for PCI Express x16 implementation that would allow to feed forthcoming graphics cards with unbelievable amount of power.


“PCI-SIG announces the availability of the PCI Express x16 Graphics 150W-ATX Specification 1.0. This is another in a series of specifications that attest to the continued momentum in the adoption of PCI Express architecture as the general-purpose I/O interconnect of choice in computing and communications industries,” the PCI Special Interest Group said in the statement.

The new specification is aimed at high-end graphics applications that require increased power. It defines a standard power connector to meet the growing needs of power-hungry graphics engines. The specification is written for ATX chassis implementations. A companion specification for BTX chassis is currently in development in the PCI-SIG.

Typical PCI Express x16 slot can provide nearly 75W of power. Modern graphics cards, even the most powerful of them like NVIDIA GeForce 6800 Ultra and RADEON X800 XT Platinum Edition, do not consume more than 75W, but need higher-quality power input than typical mainboards can provide. Future visual processing units are likely to gain in power consumption and also ascend the bar for quality and stability of power, which is why the new standard that will guarantee 150W for VPUs is developed.

PCI-SIG is the Special Interest Group that owns and manages PCI specifications as open industry standards. The organization defines and implements new industry standard I/O (Input/Output) specifications as the industry's local I/O needs evolve. Currently, more than 900 industry-leading companies are active PCI-SIG members worldwide. Leading visual processing units’ designers, such as ATI Technologies and NVIDIA Corp., also participate in PCI-SIG in order to set and develop the standards.
 
Excelente trabalho de tradução e muito útil para quem não domina a língua inglesa mas quer saber o que é o PCI Express.
Contudo o artigo não foi o melhor. É um artigo com algumas falhas em questões técnicas. Não é que esteja mal, mas dá uma ideia errada de certas coisas.
 
Xpirit disse:
Excelente trabalho de tradução e muito útil para quem não domina a língua inglesa mas quer saber o que é o PCI Express.
Contudo o artigo não foi o melhor. É um artigo com algumas falhas em questões técnicas. Não é que esteja mal, mas dá uma ideia errada de certas coisas.

Diz lá em que coisas dá essa ideia errada?

(Pode até ser algum erro na minha tradução)
 
BlitZ disse:
Diz lá em que coisas dá essa ideia errada?

(Pode até ser algum erro na minha tradução)


Epá, aqui e ali existem certas incorrecções técnicas, que embora não alterem nem o sentido do texto, nem a conclusão, mas que não deixam de ser incorrecções, até porque a maior parte delas já vem do artigo original.


Assim de repente destacam-se os seguintes parágrafos:
(Nota do Editor: As Gráficas PCI-E que existem neste momento no mercado são basicamente uma adaptação das placas AGP X8, elas não utilizam a largura de banda existente no PCI-E. Lógicamente e partindo das leis do mercado os fabricantes irão desenvolver com o tempo placas que começem a explorar esta nova largura de banda, mas...

Entretanto num esforço de proteger o investimento, a arquitectura do PCI Express mantem a interface original do PCI o que quer dizer que Motherboards com Slot's PCI Express suportam alguns Slot's PCI, isto vai continuar por algum tempo, quero com isto dizer que os novos chipset's por Ex. VIA K8T890 ou o Nvidia Nforce vão fornecer Motherboards com ambos os Slot's PCI e PCI-E para assim podermos começar a trocar as nossas placas com mais tempo e não termos de deitar tudo fora para comprar tudo de novo.

Que contêm erros mais ou menos graves...
 
Última edição:
Desculpa mas na primeira questão está lá isto:

são basicamente uma adaptação das placas AGP X8, elas não utilizam a largura de banda existente no PCI-E.

O que não é mentira nenhuma...

A tua 2ª questão não estou a perceber, tenta ser mais concreto. (please)
 
RavenMaster disse:
para a semana que vem vou assistir a uma Workshop sobre PCI-Express onde iram falar tanto por parte da Intel como da Nvidia
se não me esquecer, posto comentários/novidades/notícias :D


Fala lá mais disso :cool: ... onde irá ser o workshop? quem vai falar?
 
BlitZ disse:
Desculpa mas na primeira questão está lá isto:

são basicamente uma adaptação das placas AGP X8, elas não utilizam a largura de banda existente no PCI-E.
O que não é mentira nenhuma...

Nem verdade...

Quando à segunda, o interface PCI-E não é igual ao do PCI.
O que é igual é ao nível do sistema operativo, de forma que não precises de alterar nada do sistema operativo para ter acesso ao aumento da banda do PCI-E.
 
Nem no artigo está a dizer que o PCI é igual ao PCI Express.

Nota que o PCIe X1 vem para substituir o PCI e isso está escrito no artigo de uma forma bem clara e tambem está escrito que (... Entretanto num esforço de proteger o investimento, a arquitectura do PCI Express mantem a interface original do PCI .... para assim podermos começar a trocar as nossas placas com mais tempo (Para PCIe) e não termos de deitar tudo fora para comprar tudo de novo.....)

Devem ter em atenção ao seguinte...
Devem considerar o artigo como um todo e não isolar partes do artigo para tirar ideias erradas, porque ao lêr o artigo todo está lá bem explicado que a ideia do PCIe é acabar com o AGP e o PCI ( este ultimo de uma forma mais gradual )
 
exclente trabalho... :x2:

com mais erro ou menos erro, o ke é certo é ke dissipa o geral das dúvidas, e isso é ke interessa... deixemos os promenores para quando forem precisos :p
 
Pelo ke entendi, axo ke estão os dois a discutir o sexo dos anjos... :fart:

Pelo ke li, e percebi, o ke eles kerem dizer é ke os bus PCI e PIC-E vao coexistir por algum tempo (tal como o PCI e o ISA). N sei se a ideia ke se tiraram do texto foi de o PCI-E e PCI serem iguais (nem fisicamente sao)... e se repararem, já saíram mobos com PCI-E, nas quais trazem os dois bus...
 
BlitZ disse:
Respondendo ainda ao Tafinho...

Tive o trabalhinho de ir ao site da Intel e retirar de lá esta informação:


Então tem também o trabalhinho de perceber aquilo que lês.
O doc diz que é possível os 2 sistemas co existirem, nada mais.
 
Lolololol acho q isto e mais uma questa do uso da lingua Tuga!!

O q o Artigo na frase em questao quer dizer e q a implemantação da PCI-e vai continuar a usar em paralelo a PCI! Ou seja vamos ver boards com ambas as opções(somente excluindo o AGP penso eu)PCI-e e PCI.

Mas talvez pela tradução(Nao tirando o credito ao BlitZ pelo exelente trabalho, mas ainda n vi o original em ingles) o q da a entender e q o PCI-e vai usar a interface PCI! Da a entender q e o mesmo interface para ambos, em vez de dar a entender q vao funcionar em simultaneo.

Mas se lermos com mais atenção vemos isto ser explicado mais a frente!

P.S. Bom trabalho BlitZ :x2:
 
Back
Topo