Pcs aprovados para fácil instalação de GNU/Linux.

Minguno

Power Member
A idade das Bios é longa e os últimos produtos do mercado tendem a dar mais que uma dor de cabeça a quem quer usar GNU/Linux nas máquinas , muitas delas trazem windows em auto install e portanto é um problema em si instalar outro sistema neste caso quanto mais experiência tenha o usuário melhor porque assim percebe muito melhor se vale ou não a pena.

Ora tendo por base isso e como alguns usuários vão mudando de computador de tempos a tempos e em períodos de tempo diferentes entre eles (usuários) fica aqui o convite para aqueles que por acaso adquirirem um computador seja ele portátil , hibrido , ou de mesa para colocarem aqui a experiência de instalação e a marca do computador.

No meu caso recentemente adquiri um pc básico para folgar o meu velhinho de mesa sendo que o trabalho seria sempre feito já precisava de pelo menos actualizar o meu pc para um 64 bit compativel dado que o 32 bit está em queda abrupta e não tardará muito em perder muito software e mesmo muita oferta de ISO Linux.

Ora o computador que eu comprei é modesto um Asus k20 , tem uma gráfica r3.
Não tem uma semana e já instalei GNU/Linux nele (óbviamente desde o momento em que lhe metemos GNU/Linux perdemos a garantia portanto devem ter cuidado com esse aspecto ).

A única coisa para que me serviu usar o windows 1 dia foi para depois comparar desempenhos e como sempre o GNU/Linux ganha e mais se nota nestes computadores bastante básicos já que voam e see obtém diferenças de desempenho bastante significativas .

Atenção ! Sempre que instalarem outro SO que não o que vem pré-instalado em máquina dentro do prazo de garantia do produto fará com que esse mesmo produto perca a garantia! - Se o meu computador trazia o windows 10 aderido e eu o apaguei e instalei o GNU/Linux perdi a garantia nesse momento.

Máquina : Asus k20 Series.
Ora a instalação de um SO diferente de windows neste pc é bastante fácil na verdade não nos podemos queixar da Asus neste sentido pelo menos neste modelo .

O que eu fiz foi , F2 , Bios Boot desmarcar o boot primário pelo disco marcado para disabled abaixo existe a opção USB , se tivermos uma pen Linux Bootável inserida num porto USB bastará dar um clique nessa opção USB para a pen se lançar feit isso é instalar no meu caso instalei o Lubuntu 14.4.2 devido à r3 , feita a instalação o sistema está pronto a usar.

Para primeiros testes instalei os drivers proprietários pelo synaptic e o compiz junto ao emerald e comecei a abrir programas e o computador dá-se bem com o Kernel Linux não parece que o processador AMD A4-6210 quad core se dê mal e vai tudo fluido .

* Quando comprarem um computador e virem especificado nele Sem so em det. marcas são pcs compativeis optimamente em hardware com Linux Kernel (exemplo disso os Liva ou os DT da Tsunami) ou mesmo Kernel Libre por exemplo com distros como o Parabola.

Um vídeo de um similar ao Asus que eu adquiri
[youtube]

Resenha:
-Aprovado - nível médio (hardware medianamente suportado - driver gráfico radeon e ou versão AMD para Ubuntu 12.04 | 14.04 .... outros com uma limite de tempo de suporte oficial da AMD muito pequeno )
-Desempenho do sistema comparado com windows - diferenças substanciais , vale a pena principalmente nestes processadores mais básicos nota-se muito a diferença de rapidez de execução de ordens.
-Arquitectura da máquina - necessita de olho nos dissipadores nomeadamente o cuidado com o pó e no inverno a humidade , sendo silenciosa a máquina não se ouve literalmente mas a caixa em si é pequena portanto necessitará de uma atenção nas ventoinhas.
-Nível Kernel - até agora não me apercebi de nada que haja que retocar em função deste tipo de processadores o desempenho é ideal.
- Nível de compatibilidade da máquina face ao Kernel (update) - má , devido a gráfica já que o suporte dos drivers privados AMD é bastante pobre e suportam uma muito limitada geração de kernels específicos num tempo bastante preciso e pequeno além disso a instalação deles mesmo em versões suportadas pode e dá por vezes erros , no resto de hardware a compatibilidade é aceitável neste modelo. (Ao nivel de instalar os drivers gráficos privados tive de usar uns truques mesmo usando o 14.04 deu erros algumas vezes até que fiz os passos hierárquicos certos para que me instalasse e se configurassem nomeadamente temos de ter cuidado com o aticonfig ).
-Nível de desempenho desta máquina - básico (vídeo, internet , produtividade, pequenos trabalhos de edição fotográfica)
Nota em escala 0 -10 : 7 .

Data de aquisição: 19 - 01 - 2017.

sERQgpUjZjsU.jpg

5qotgRa2HXqI.jpg

Agora fica o convite se também adquirirem um pc novo e principalmente se ele vier com selo windows e lhe meterem GNU/Linux não se esqueçam de irem colocando aqui e assim vamos criando uma lista de compatibilidades.
 
Última edição:
Nao usam processador Intel http://www.techtudo.com.br/artigos/...s-amd-e-escolha-o-ideal-para-o-seu-bolso.html ; são Beema acho eu que lhe chama assim na AMD os nomes são uma confusão com os distintos que trazem para fora.
http://www.amd.com/pt-br/PRODUCTS/processors/desktop/a-series-apu#
Sobre o que citas acima do problema com esses processadores poderia ser perfeitamente um problema que acontecesse também com estes ou com outros tipos é questão de Kernel a partir da versão 14 Ubuntu dão freezes , congelamentos , é por isso questão de tempo até que esse problema seja resolvido quase de certeza , no entanto no meu caso congelamento nenhum vou ficar à espera de algum .
 
Minha curta e pequena experiência. Linux bomba nas horas com:

- processadores c2 duo
- gráficas intel
- gráficas nvida
rder para as anteriores
- AMD's FX's

Ou seja, arquitecturas mais antigas funcionam sempre bem!

Surpreendentemente nas gráficas ATi tenho notado uma melhoria bastante grande nos últimos tempos!
 
Minha curta e pequena experiência. Linux bomba nas horas com:

- processadores c2 duo
- gráficas intel
- gráficas nvida
rder para as anteriores
- AMD's FX's

Ou seja, arquitecturas mais antigas funcionam sempre bem!

Surpreendentemente nas gráficas ATi tenho notado uma melhoria bastante grande nos últimos tempos!

Este desenrasca-se agora estou a começar a meter a catrafada de programas e essas coisas chamadas customs , mas como o Velho10 me arranjou curiosidade e para serem processadores fracos tenho bom desempenho não noto nenhum congelamento e meti o compiz com o emerald que vou configurando com o tempo vou-o stressando em uso mas os congelamentos que ele refere teria detectado logo os que vierem vai ser por desbordamento e isso é coisa que já vi que vou ter que em uso testar ... são médias da moda não desilude pelo preço mas por pouco mais existem máquinas em fim de linha de venda cá em Portugal com melhor processador que este e arquitecturas similares a uns existentes e especializados pela think Penguin Intel Pentium G4400 , são melhores que este e cumprem mais que este mas no meu caso fazia-me diferença daí ter ido por aqui mas esses sim se puderem arranjem um porque o preço é básicamente uma diferença de 40 euritos .

d2pzH7BMVuCJ.png
 
Só um à parte:

- nos 2 últimos pc's em que meti linux (um deles até bem recente) ficou a bombar impecavelmente e têm gráfica ATI (Linux Mint 18.1 MATE);

Um deles acabou por virar W10 dado que sou heavy user...não consigo ter máquina linux para heavy work... :D
 
O raio do pc tem bom balanceamento apesar de ter um hardware de tão baixo nível com o Linuxito voa .

6nHoqaqUHrWO.png


Em algumas coisas surpreende porque é das linhas mais baixas este produto e a marca que o produz também não advoga pelas melhores qualidades de produtos

[youtube]

[youtube]

Espero que gostem caso precisem de um pc este Asus series K20 com Linux anda muito bem para o preço dele, nota-se claramente o barramento com o windows 10 que vem com ele pré-instalado já no Linux é difícil conseguir chegar a barramento de recursos portanto é perfeitamente aceitável e melhor com Linux o seu desempenho. Opinião de quem o tem testado.
Destaco ainda que é muito silencioso nem conta se dá que está ligado.
 
Última edição:
Pequenos extra que lhe podemos aderir e que deixo como info adicional já que o estou a fazer; tive alguma dificuldade em obter alguma info da placa mãe mas lá consegui no etanto tive de contactar o serviço Asus para obter ajuda sobre placas compatíveis já que estes tipos de pc usam Mini ITX sem fonte e neste caso equipa com adaptador 65W portanto obtive informação importante no sentido das gráficas junto do serviço de apoio técnico Asus PT:

1- Uma gráfica extra para o slot PCIEX 16 3 presente com gráficas compativeis ao nível de :

AMD Radeon R5 235X 1GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)
AMD Radeon R7 240 2GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)
NVIDIA GeForce GT710 1GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)
NVIDIA GeForce GT720 2GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)

Eu escolhi esta última vai ajudar o computador a andar melhor no futuro com os vídeos e pequenos renders gráficos que eu queira fazer (não âmbito de jogos ainda que os possa executar sem problemas).

2- RAM
A placa mãe tem suporte para dois módulos RAM um deles ocupado com um módulo 4GB podemos usar o outro para aderir mais RAM , do tipo 4 GB Dual Channel, DDR3L a 1600MHz 2 x SO-DIMM ; até 8GB.

Pouco mais se optarmos por lhe dar uma forcinha a esses dois niveis com gráficas pouco dispendiosas o computador vai agradecer muito por força da opção or integrar a R3 (isto aplicado apenas aos casos de uso com GNU/Linux) .

Ref: http://www.asus.com/pt/Mini-PCs/K20DA/specifications/

ZblUlHHbHk7m.png
 
Última edição:
Pequenos extra que lhe podemos aderir e que deixo como info adicional já que o estou a fazer; tive alguma dificuldade em obter alguma info da placa mãe mas lá consegui no etanto tive de contactar o serviço Asus para obter ajuda sobre placas compatíveis já que estes tipos de pc usam Mini ITX sem fonte e neste caso equipa com adaptador 65W portanto obtive informação importante no sentido das gráficas junto do serviço de apoio técnico Asus PT:

1- Uma gráfica extra para o slot PCIEX 16 3 presente com gráficas compativeis ao nível de :

AMD Radeon R5 235X 1GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)
AMD Radeon R7 240 2GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)
NVIDIA GeForce GT710 1GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)
NVIDIA GeForce GT720 2GB (1D-SUB,1HDMI,1DVI)

Eu escolhi esta última vai ajudar o computador a andar melhor no futuro com os vídeos e pequenos renders gráficos que eu queira fazer (não âmbito de jogos ainda que os possa executar sem problemas).

2- RAM
A placa mãe tem suporte para dois módulos RAM um deles ocupado com um módulo 4GB podemos usar o outro para aderir mais RAM , do tipo 4 GB Dual Channel, DDR3L a 1600MHz 2 x SO-DIMM ; até 8GB.

Pouco mais se optarmos por lhe dar uma forcinha a esses dois niveis com gráficas pouco dispendiosas o computador vai agradecer muito por força da opção or integrar a R3 (isto aplicado apenas aos casos de uso com GNU/Linux) .

Ref: http://www.asus.com/pt/Mini-PCs/K20DA/specifications/

Estive a ler a tua aventura e quantos € custou? Estava a pensar num assim para ver filmes na tv da sala com linux instalado, claro. :002:
 
Estive a ler a tua aventura e quantos € custou? Estava a pensar num assim para ver filmes na tv da sala com linux instalado, claro. :002:

Por 320 euros tens um só não posso dizer as lojas porque no fórum só as lojas oficiais é que se podem por , mas procuras na net em PT e vais encontrar lojas a vender desde lojas tipo franchising até lojas locais pouco variam os preços sendo que os revendedores de grandes superficies conseguem fazer preços mais vantajosos para os clientes porque compram ao lote.
Se o quiseres para um centro multimédia vais centro para toda a vida porque está sobrado para isso mas podes usar sim e é uma boa opção nesse sentido e nesse caso nem precisas de fazer expansões como eu.

São computadores que para o preço e dado com os outros que competem na mesma linha - básica - estão uns pontinhos acima a meu ver mas depois tens uns chamados Liva One da PT Tsunami com um processador ainda melhor Pentium G4400 acho que é esse , que são ainda mais compactos e mais capazes ainda que este por 350 euros compras um Liva One , são os mesmo pcs mas com linhas atrasadas que comercializa a Think Penguin(ito) eles metem I3 I5 I7 e masi opções de hardware disponiveis mas mandas vir de fora cá a PT Tsunami tem algumas linhas nesse ramo e são também óptimas escolhas eu dir-te-ia melhor que a minha no caso eu pensei no básico e num preço competitivo a diferença de 40 ou 30 euros faz-me a mim diferença então optei por fazer como estou a fazer fui ao básico capaz de se usar e configurar e agora com pouco investimento melhoro um pouco e pronto tenho um pc para o que preciso e bonito já que gostei da apresentação destes Asus , se comprares um atenta depois no Verão na ventoinha (limpeza de pó) coisa minima mas a ter em atenção devido ao espaço e ventilação lateral da caixa.

Uma coisa que chamo à atenção para quem possa visitar o tema já que vejo que as visitas estão a aumentar muito :

- O comportamento deste Asus com Windows 10 e GNU/Linux é como dia e noite, melhora no GNU/Linux claramente, muito por causa de no windows aderirem as tipicas updates + serviços de marca Asus + uso em tempo do compuador pelo uuário nota-se barramento no windows.
Esta faceta é o normal que acontece muitas vezes com inúmeros equipamentos melhoram com GNU/Linux mesmo não sendo suportado na marca (Os Liva One são suportados ao nível de poderem rodar de base um Parábola Linux por exemplo).

- Pontos fortes do equipamento - ruído , não se ouve tenho-o a 20 centimetros de mim e não o ouço ; - preço competitivo ; - bom desempenho com GNU/Linux mesmo pequenos renders ou jogos normais reescalados se em wine ou não depende das configurações (aqui uma gráfica alternativa vai ajudar muito) Linux milagreiro espreme todo o potencial de uma máquina e se perguntarem a quem trabalha com Blender por exemplo vai dizer-vos sempre - Pc - Linux óbviamente (quem usa sabe); apresentação tem um corte bonito achei-o atractivo em relação a outros concorrentes; Distros Linux reflectem bom desempenho do que já testei rapidez e efectividade de uso do software (nada que admire por outro lado );

-Pontos fracos - a r3 aderida APU processador é curta a meu ver para ir um pouquinho mais além na qualidade de vídeo e pequenos trabalhos multimédia.
Porto Ethernet exclusivo.

Não lhe vejo mais pontos fracos , óbviamente atentem no facto de que ao instalarem outro SO num PC novo que não o suportado podem (costumam) perder a garantia portanto se forem comprar para usar Linux não vale a pena fazerem extensões de garantias ou outras ofertas .
No entanto para os interessados fica aqui esta ajuda - Vale a Pena? Roda Linux ?

- Vale a pena e roda muito bem o GNU/Linux sem barramento ou problemas eu até agora não tive nenhum.
Também posso adicionar a minha opinião sobre atendimento do suporte uma vez que contactei com eles - no meu caso foram excelentes, uma pergunta num minuto e no seguinte a resposta sem grandes complicações ou links para links ou referência à ajuda escrita em FAQ. Portanto fiquei com outra imagem da marca já que do que fui vendo diz-se fraca pela WEB.

É uma boa opção se o bolso é curto sem dúvida.

Uma sugerência já que passei meses e meses a ver possiveis pcs , existem marcas a vender produtos bastante desfasados segundo eu pude ir vendo por preços altos relativos (opinião minha) - neste nível de produtos e de preços baixos é certo, de linhas básicas de uso mas com piores prestações por exemplo comparados com este Asus ou outros similares sejam INtel ou AMD são marcas conhecidas que nas linhas básicas optam por oferecer produtos caros relativamente devido ao hardware portado e descobri isso averiguando nos benchmarks de algumas webs esses computadores inevitavelmente vão parar a usuários novos ou sem conhecimentos mínimos de informática (desinformados ) ou que não se informem em simples fóruns ou não tenham acesso à WEB e se essas pessoas têm desculpa nós que andamos pelos fóruns e WEB não e está à distância de um clique façam pesquisas a Benchmarks a produtos em sí etc e depois optem. Comprem à medida do bolso que têm se puderem comprar melhor com um preço igual façam-no e isso depende de vocês investigarem por vocês mesmos.

No meu caso sinto-me contente e satisfeito com a escolha que fiz espero que vos ajude se assim puder.
 
Última edição:
come¢ando pelo ultimo, com mint,
msi gx-660, com radeon hd 5870.
tudo quase bem, em rela¢ão a drivers...
não funciona:
luzes estéticas
e fun¢ões extra:
P1, turbo, eco.
 
come¢ando pelo ultimo, com mint,
msi gx-660, com radeon hd 5870.
tudo quase bem, em rela¢ão a drivers...
não funciona:
luzes estéticas
e fun¢ões extra:
P1, turbo, eco.

Não percebi , no meu caso eu não uso Mint o Mint não é das minhas preferidas por certo uso Lubuntu derivado , se no caso te referes a luzes em teclados e afins tem de ser por configração manual mas isso sempre existiu eu com isso nunca me preocupei no meu caso funciona tudo bem , sobre as funções extra não sei ao que te referes.
Se por outro lado ,por acaso , estiveres a referir-te a um pc que tu compraste recentemente e onde tens essas opções configuradas com o Mint podes colocar a descrição dele - do equipamento, o intuito aqui será ter a referência de experiências com equipamentos ajudando outros a saber uma resposta simples a uma questão complexa - Funciona o GNU/Linux neste novo equipamento- a um nível aceitável? se sim vale a pena descrever a experiência e se não também claro.

Tens sites de referência que fazem quase o mesmo mas não permitem a mesma descrição de experiências como num fórum exemplo disso - https://h-node.org/

Força amigo.
 
as ditas fun¢ões, são aquelas em cima do teclado (teclas touch)
uma das quais podes escolher se queres a maquina em modo eco, ou gaming.
as luzes são apenas esteticas, na moldura e frente do teclado.
já tentei manualmente para as luzes com a ajuda do forum ubuntu brasil, e nada,
https://www.msi.com/Laptop/gx660.html#hero-overview
o meu é i5


Para controlar opções de leds acho que tens de ir a /sys/class/leds - /sys/class/backlight ; o backlight acho que serve para aqueles teclados todos iluminados .

Tesn também a implementação acpi osi → http://askubuntu.com/questions/28848/what-does-the-kernel-boot-parameter-set-acpi-osi-linux-do

Tens também o comando xset,
 
obg (não me sinto á vontade para esse tipo de opera¢ões)
também já tinha aqui criado um topico de ajuda para tal e nada...
no forum ubuntu, foi-me dado passo a passo (lol) com varias op¢ões
e não resultou.
não me chateia muito,... só ficava mais bonito.
 
Back
Topo