1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Pentium D 945] OverClocking + UnderVolting!

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por jsottomayor, 23 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 30; Visualizações: 4482)

1. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Tenho um Pentium D 945, que originalmente funciona a 3.4, a 3.7. Ora bem, como é que consegui isto? Através de uma opção da bios que me deixa escolher valores entre 200 e 500 como settings para OC (sendo q 200 nao sobe nada e 500 o overclock q tenho agora, que acho que é de 9%).

No outro dia descobri o Undervolting, fantástico por sinal. Apliquei o no meu portátil e tive bons resultados e imediatos. Lembrei me então de aplicar o undervolting num sistema com overclock (q não mexeu nas voltagens supostamente), o que se mostrou ainda melhor! 3.7 GHz com temperaturas de 35º em idle e 42º no máximo em full (Vcpu=1.163 V). Resumindo e concluindo: consegui 3.7ghz com menos voltagem do que a standard. Mas com isto questiono me: Se, segundo dizem, fazer overclock implica aumentar as voltagens do cpu, como posso eu ter conseguido isto? E, já agora, como posso obter maior frequência ainda?

Cumprimentos

Última edição pelo moderador: 1 de Março de 2009
  2. Mordorr

Mordorr Power Member

É facil:

É pq tinhas Vcore excessivo, e encontraste o minimo, para o mesmo funcionar...

A partir de um determinado valor, não vai haver + milagres...:lol:

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Isso é normal. Chama-se BOM OVERCLOCK ;) fazer overclock com as coisas na BIOS em AUTO é para os primeiros passos e para perceber algumas coisas. Depois é preciso afinar a maquina.
    Eu, quando recebo um novo cpu, começo SEMPRE pelo undervolting, meto na voltagem minima possivel para correr a default e vou subindo o vcore á medida que subo o "FSB".

Última edição: 26 de Fevereiro de 2009
  4. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Não será antes "undervolting"?:P. De facto é um OC muito bom...bom CPU que aí tens.

mas ele está a pedir MHz :004:. Vai subindo o FSB, para ver se ele dá (com essas voltagens a 3.7 deve dar....) os 4Ghz :).

5. Stormgiant

Staff Member

Corrigido. :002:

6. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Óptimo! Agora como faço para subir FSB e a freq do cpu? Isso é q já não sei sem mexer nas voltagens...
    Obrigado

7. Stormgiant

Staff Member

O undervolting é correr o cpu no minimo da voltagem para ser estável a uma determinada frequencia. Não quer dizer que não seja preciso subir a voltagem quando se sobe a frequencia ;)

8. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Não é bem... Undervolting tal como Underclock é fazer funcionar com uma voltagem/frequência mais baixa do que a origem. Logo que passe o valor de origem, deixa de ser undervolt e passa a ser overvolt.

9. Stormgiant

Staff Member

Obrigado pela correção. Não sabia disso, silly me.

10. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Correcção é isto. O que disse anteriormente foi uma melhor maneira de tentar passar a mensagem. Sabes perfeitamente que eu sei que tu percebes disto melhor que eu ;)

11. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Não consigo aumentar a freq... já tive a mexer nas voltagens do cpu na bios e noutras voltagens mas nada sobe a freq. Help!

12. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Aqueles valores, de 200 a 500, que a bios tem para OC são a única maneira de aumentar a FSB. Como já tenho no máximo (500) como posso obter maior frequência deste cpu? É isso que me intriga

13. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

É quase impossível esse CPU dar 500Mhz de FSB...Na imagem que mostras-te do Everest estavas 218*17=3706Mhz, o que tu tens de subir é esse 218.
    Para os 4Ghz tens de por o esse valor a 236Mhz. E claro, subir a voltagem.

14. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Não percebeste... a diferença de 3.4GHz para 3.7GHz são cerca de 300MHz, que é a mesma diferença de 200 a 500 , valores que a board me deixa escolher para OC (de 200 para 201 sobe 1 MHz), não tem nada haver directamente com a FSB, não são 500MHz de FSB mas sim o valor 500 de OC, que sobe a FSB de 200 para 218 (18x17=+-300), que multiplicando por 17 dá 3.7GHz, a freq em OC do cpu.

O meu problema é não conseguir de maneira alguma ultrapassar esses 3.7 (3707MHz). Já usei várias combinações com a utilizaçao do OC da board e sem ele, com aumento do vcore e nb etc mas nada, apenas aquece mais nada.

15. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Agora estou a usar um software chamado systool. Com ele consegui subir a FSB para 222.4. Tentei varias vezes subir mais mas o pc encrava. O que posso fazer mais?

16. CaMonnes

CaMonnes Power Member

Boas,

talvez aumentar a vcore secalhar, visto que o cpu estava a correr a 3.7Ghz com o minimo de vcore, e agora aumentaram os mhz, a vcore terá de subir também...

Cumpz.

Última edição pelo moderador: 1 de Março de 2009
  17. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Já tentei várias opções... Cheguei a por o vcore a 1.5 mas não consigo subir mais a fsb. Que complicado... Sabem algum outro software que conheçam e que seja bom?
    Obrigado pessoal!

18. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

podes mandar um screen do cpu z?

19. WindWalker

WindWalker Power Member

Escolhe DDR2-400 para a frequência das memórias, 1.8~1.9V, timings 5-5-5-15-2T, para não teres as memórias a limitar.

20. jsottomayor

jsottomayor Power Member

Baixei vcore mas aumentei a fsb. Não consigo passar disto (em questão de fsb, o vcore ainda desce mais).

Vou experimentar o que o WindWalker disse.

Última edição: 1 de Março de 2009

Partilhar esta Página