Dúvida Pentium D925 @4.2Ghz - Degradação do CPU?

Bruno_007

Power Member
Boas.

Já há alguns meses que tenho andado com o FSB do cpu a 280mhz, estável no início a partir dos 1.45V na bios. Mas à medida que vão passando os meses tenho-me visto obrigado a aumentar o vcore para atingir novamente estabilidade, estando agora nos 1.475V.

Isso é algum sinal de que o cpu se está a degradar, se essa é a definição certa, ou que está a perder a vitalidade? Tenho que me preocupar com isso? Será que isto vai sempre andar no mesmo?

Thanks pelas opiniões que vierem por aí. :)
 
Se fosse eu pensava em mudar o CPU, até porque vem aí o Verão.

Um E1200/1400 de ~45€ a 3.0GHz trocida esse Pentium D, e com metade do consumo.


Mas eu diria que esses problemas podem ser devido à tensão PLL ("voltagem") demasiado elevada ou porque a temperatura ambiente tem aumentado.
 
e vai continuar a pedir mais voltagem até não dar mais ou queimar antes.

é a mesma coisa que um drogado, quanto mais droga(v) consome mais ele quer consomir, até apanhar uma overdose :p
 
Acho que é degradação... Houve um user aqui acho que o KingJack que tinha um P4 3.0 a 3.4 ou 3.6, ao fim de uns anos teve de começar a meter mais volts, chegou ao ponto que os volts não faziam nada e teve de baixar o fsb.

That sucker is tired :D:D

Compra outro cpu ou metes esse com um OC mais baixo.

Cumps
 
Hahaha! Hey, mais respeitinho à minha tartaruga rara sim? :D

Ehn era talvez o que previa. Ok por enquanto vou-lhe dando a tal drogra (V) sem que não esteja em risco um ataque cardíaco (+60ºC, e for preciso meto-lhe mais uma fan em cima), mas ya tenho bem noção que um Core 2 Duo dá-lhe um bailinho, e é bem mais económico, mas não vou trair a confiança que tenho nele para já. :p

Vou então pensar para o verão qual o cpu que vem, se bem que eu a apostar será num E8xxx ou num Q9xxx. O ano passado até deixei o cpu de lado como sendo o último componente a actualizar, por isso vamos lá ver se é no verão com o i5 que a intel entra em saldos com os modelos que indiquei acima para poupar uns trocos. :)


EDIT: para clarificar, a voltagem PLL está no valor standart. As únicas voltagens que aumentei foram do cpu e do northbridge da motherboad (para fazer o link de x16 correctamente com a gráfica, senão ele tinha tendência a usar o link x1, que limitava bastante o desempenho da gráfica).
 
Última edição:
haviam uns pentiums D que morriam facilmente quando se dava mais que 1.4vcore(salvo erro), mas eram os 8xx(90nm)

quanto ao teu caso
http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL9KA
dando uma vista de olhos no recomendado pela intel se calhar até é mesmo degradação. mas como já disseram é bem mais provavel que tenha sido vPLL a mais. tenta configurar manualmente esse parametro se a bios permitir
 
Permite sim, e também tive esse cuidado de colocar as voltagens standart indicadas mais tarde, sem deixá-lo em modo auto. Falaram-me (e fiquei a perceber) que a board podia regular essas voltagens automaticamente em modo auto, para algo não desejado.

EDIT: outro aspecto que me esqueci de referir foi que eu só tinha essa instabilidade no Crysis Wars, um jogo bastante exigente a nível de cpu e gpu, e outro jogo de estratégia, bastante exigente a nível de cpu também, acabando os jogos por crashar sem razão. Mas se eu corresse o Prime95 nos 2 cores ele não me indicava nenhum erro, e mesmo assim era obrigado a subir o vcore para o jogo não voltar a crashar após algum tempo. Algo estranho...
 
Última edição:
...vamos lá ver se é no verão com o i5 que a intel entra em saldos com os modelos que indiquei acima para poupar uns trocos.

Os i5 só vêm no início de Setembro, até lá em Agosto já deve haver algumas previews de processadores e motherboards.

Até lá vê se manténs o bicho a rolar ;)
 
Então eu devo explorar o valor mínimo do vPLL em vez do valor "intermédio/standart" que aparece na BIOS, pelo que percebi?


Os i5 só vêm no início de Setembro, até lá em Agosto já deve haver algumas previews de processadores e motherboards.

Até lá vê se manténs o bicho a rolar ;)
Yes sir! Vou estar atento aos preços... A data de entrada do mercado dos i5 não a cheguei a confirmar sim, foi só para não ter que ir ao tópico mais acima procurar. :p
 
Última edição:
Deve ser degradação mesmo, so venho escrever para contar que se passa o mesmo com o meu Athlon XP mobile 2600+ (que já conta com uns anos valentes).
 
Back
Topo