1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Pentium D925 @4.2Ghz - Degradação do CPU?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Bruno_007, 28 de Maio de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 685)

1. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Boas.

Já há alguns meses que tenho andado com o FSB do cpu a 280mhz, estável no início a partir dos 1.45V na bios. Mas à medida que vão passando os meses tenho-me visto obrigado a aumentar o vcore para atingir novamente estabilidade, estando agora nos 1.475V.

Isso é algum sinal de que o cpu se está a degradar, se essa é a definição certa, ou que está a perder a vitalidade? Tenho que me preocupar com isso? Será que isto vai sempre andar no mesmo?

Thanks pelas opiniões que vierem por aí. :)

2. kapataz

kapataz I fold therefore I AM

Pode se estar a degradar ou a fonte é que não acompanha....:confused:

3. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Claro que a fonte acompanha... Isso cheira-me a CPU "cansado".

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Se fosse eu pensava em mudar o CPU, até porque vem aí o Verão.

Um E1200/1400 de ~45€ a 3.0GHz trocida esse Pentium D, e com metade do consumo.

Mas eu diria que esses problemas podem ser devido à tensão PLL ("voltagem") demasiado elevada ou porque a temperatura ambiente tem aumentado.

5. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

e vai continuar a pedir mais voltagem até não dar mais ou queimar antes.

é a mesma coisa que um drogado, quanto mais droga(v) consome mais ele quer consomir, até apanhar uma overdose :p

6. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Acho que é degradação... Houve um user aqui acho que o KingJack que tinha um P4 3.0 a 3.4 ou 3.6, ao fim de uns anos teve de começar a meter mais volts, chegou ao ponto que os volts não faziam nada e teve de baixar o fsb.

That sucker is tired :D:D

Compra outro cpu ou metes esse com um OC mais baixo.

Cumps

7. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Hahaha! Hey, mais respeitinho à minha tartaruga rara sim? :D

Ehn era talvez o que previa. Ok por enquanto vou-lhe dando a tal drogra (V) sem que não esteja em risco um ataque cardíaco (+60ºC, e for preciso meto-lhe mais uma fan em cima), mas ya tenho bem noção que um Core 2 Duo dá-lhe um bailinho, e é bem mais económico, mas não vou trair a confiança que tenho nele para já. :p

Vou então pensar para o verão qual o cpu que vem, se bem que eu a apostar será num E8xxx ou num Q9xxx. O ano passado até deixei o cpu de lado como sendo o último componente a actualizar, por isso vamos lá ver se é no verão com o i5 que a intel entra em saldos com os modelos que indiquei acima para poupar uns trocos. :)

EDIT: para clarificar, a voltagem PLL está no valor standart. As únicas voltagens que aumentei foram do cpu e do northbridge da motherboad (para fazer o link de x16 correctamente com a gráfica, senão ele tinha tendência a usar o link x1, que limitava bastante o desempenho da gráfica).

Última edição: 28 de Maio de 2009
  8. rav3n

rav3n Power Member

haviam uns pentiums D que morriam facilmente quando se dava mais que 1.4vcore(salvo erro), mas eram os 8xx(90nm)

quanto ao teu caso
    http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL9KA
    dando uma vista de olhos no recomendado pela intel se calhar até é mesmo degradação. mas como já disseram é bem mais provavel que tenha sido vPLL a mais. tenta configurar manualmente esse parametro se a bios permitir

9. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Permite sim, e também tive esse cuidado de colocar as voltagens standart indicadas mais tarde, sem deixá-lo em modo auto. Falaram-me (e fiquei a perceber) que a board podia regular essas voltagens automaticamente em modo auto, para algo não desejado.

EDIT: outro aspecto que me esqueci de referir foi que eu só tinha essa instabilidade no Crysis Wars, um jogo bastante exigente a nível de cpu e gpu, e outro jogo de estratégia, bastante exigente a nível de cpu também, acabando os jogos por crashar sem razão. Mas se eu corresse o Prime95 nos 2 cores ele não me indicava nenhum erro, e mesmo assim era obrigado a subir o vcore para o jogo não voltar a crashar após algum tempo. Algo estranho...

10. rav3n

rav3n Power Member

e atenção que colocar manualmente no valor minimo tem o mesmo efeito que auto. com excepção do vcore e vdimm

11. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Os i5 só vêm no início de Setembro, até lá em Agosto já deve haver algumas previews de processadores e motherboards.

Até lá vê se manténs o bicho a rolar ;)

12. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Então eu devo explorar o valor mínimo do vPLL em vez do valor "intermédio/standart" que aparece na BIOS, pelo que percebi?

Yes sir! Vou estar atento aos preços... A data de entrada do mercado dos i5 não a cheguei a confirmar sim, foi só para não ter que ir ao tópico mais acima procurar. :p

13. FastBoy

FastBoy Power Member

Deve ser degradação mesmo, so venho escrever para contar que se passa o mesmo com o meu Athlon XP mobile 2600+ (que já conta com uns anos valentes).

Partilhar esta Página