1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Perda de qualidade digital

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por Ignis, 11 de Novembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1856)

  1. Ignis

    Ignis Power Member

    Boas,

    Estava a falar com um senhor que faz montagens e não sei que mais e ele dizia-me que ao transferir um foto do tlm para o computador perdia qualidade lol, eu disse-lhe que nao porque é informação digital e nunca perde informação a nao ser nas conversoes de formatos, mas ele nao, dizia que perdia mesmo ao transferir. Eu pelos meus conhecimentos, nao perde nada, so gostava que me confirmassem isso se perde mesmo ou nao.
     
  2. foxymophandlema

    foxymophandlema Power Member

    Eu penso que não, pois isso só acontece se houver conversão dos dados. Passar uma imagem para im telemovel, é apenas guardar uma imagem como se se gravasse num CD, Disquete, pen etc...



    penso eu...
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Existe perda em transferência de vídeo de alta definição (em mini dv, mas não só), por exemplo, se for usado usb, mas a passar uma foto de um telemóvel para um pc é novidade :)
     
  4. Drekas

    Drekas [email protected] Member

    Se calhar o homem viu a imagem num ecrã pequeno, e quando viu no PC viu em tamanho " real ", estranhou :p ... Mas não meto as mãos no fogo e dizer que não perde.
     
  5. NINJA1200

    NINJA1200 [email protected] Member

    Assim à partida, e que me lembre, posso dizer que haverá perda de qualidade na cópia se:

    1. ...na cópia de um dispositivo para outro, existir alguma transição analógica.
    Exemplo: Câmara de vídeo digital, transmite imagem para um gravador de DVD, através de um cabo por componentes.

    2. Na cópia de uma imagem, vídeo, ou som digital, que sofra qualquer tipo de compressão.
    Exemplo: Fazer "save as" de um mesmo .jpg (ficheiro de imagem comprimido) constantemente.

    ...

    Na simples cópia de um ficheiro de um lado para outro, não existe qualquer tipo de alteração, a não ser que esse mesmo ficheiro passe a ficar corrompido. Assim sendo, deixará, pura e simplesmente, de ser lido.

    Se assim fosse. Se ao passarmos um foto, que é um ficheiro como outro qualquer, existisse perda de qualidade, então também, se passássemos um ficheiro de texto, passadas algumas cópias/transferências, já nem o conseguiríamos ler de tão sumido que estava :D
    Ora, não pode ser, não é? :)
     
  6. Ignis

    Ignis Power Member

    Exactamente, foi o que lhe disse, so perde qualidade se for de analogico para digital ou na conversao de formatos, mas ele se calhar tava a baralhar as coisas, na informatica temos os bits e bytes, na passagem deles se nao se perder nenhum nao ha perda de informacao e se ouver o file fika currupto. Ele dizia que se eu gravar um filme em dvd, diz que perde qualidade, mais um vez ele estava a confundir, claro que se ele apenas gravar nao perde, mas se gravar e converter para o formato dvd(mpg2), ai ira haver sempre degradacao da imagem. Mas ele dizia que trabalhava nisso e era formado, e que detectava as perdas de qualidade lol
     
  7. m00s

    m00s Power Member

    hehhe... há pessoal que tem um "dom" mais especial!

    mas não, não perde qualquer informação na simples cópia de um ficheiro!

    ...e se restarem dúvidas podes enviar esta para o MythBusters! :winknu:
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member


    Ah bom... Se ele trabalhava nisso e era formado, então deve ser verdade......... lol
     
  9. Ignis

    Ignis Power Member

    Foi o que ele me disse :rofl: "Entao eu sou formado, se eu te estou a dizer é porque é"

    Ele disse-me, se a foto tiver uma resolução grande, ja nao se nota tanta perda em relação á foto com resolução pequena e fraca qualidade :-D ao transferi-la. Ele é um senhor já de idade e faz montagens(so me disse isso), ele deve de viver ainda dos tempos analógicos :rofl: e nao deve de perceber nada de informática.
     
  10. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Opah... Se soubesses dos profissionais que já vi por aí.... lolol
     
  11. _Spider_

    _Spider_ Power Member

    eu tb ja falei disso com uma montadora e tb com professores meus e todos defendiam que mesmo em conversao de formatos (sem falar em compressao para formatos de mais baixa qualidade...), se o software que usares seja bom, a perda de dados e insignificante senao inexistente se for tudo bem feito com cuidado com todos os paramentros

    por exemplo nao te esqueças que em cinema por exemplo , filmas em pelicula, apos a revelação é feito o telecinema ( passagem do filme para betacam para montagem digital) e depois volta a ser passado com pelicula... ou então em hd para ser convertido para pelicula... etc... e nunca vi niguem queixar-se da perda de qualidade nestas conversoes... ( so no hd para pelicula porque era uma formato novo e nos laboratorios os tecnicos ainda estavam um bocaod perdidos no processo :P)
     
  12. Drekas

    Drekas [email protected] Member

    ... que fazem montagens como gente grande :P

    lol
    O problema desse senhor é saber dizer o que pensa... Se a foto tiver uma grande resolução mas um conjunto de factores que torne a foto com pouca qualidade, é claro que eu, se executar a mesma situação com o mesmo ou outro equipamento mas se houver qualidade, mesmo que em metade da resolução... guess who wins the cup ?
     

Partilhar esta Página