1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pesquisa: SOS !!!

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por mavatar, 2 de Outubro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1134)

1. mavatar

mavatar Power Member

Pessoal da administração: eu sei que tenho muito a agradecer ao vosso esforço e que ao longo destes anos esta comunidade me tem safado de muitos apertos e ensinado a maior parte do que hoje sei de informatica...
    Mas ultimamente, cada vez que quero pesquisar um termo, para aproveitar a sabedoria aqui do pessoal, vejo-me aflito: eu preciso de encontar termos como "computador" mas toda a gente escreve "PC". Se quero coisas de segurança wireless quero encontrar "WEP" ou "WAP". Hardware é só "CPU", "RAM" "HDD" enfim tudo termos que não são permitidos na pesquisa...
    será que podem configurar a pesquisa para aceitar três letrinhas apenas...
    Obrigadão!!!

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Agora com máquina nova, também não deve ser problema...

Realmente, no mundo de hoje, tudo é resumido a 3 letras :S

É uma função que faz bastante falta (a meu ver)

3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Vamos ver o que se pode fazer.
    Como sabem o servidor tem apenas alguns dias e não podemos tratar tudo de uma vez.
    Eu tenho usado um remendo que é isso mesmo um remendo. É colocar o termo no google + techzonept.
    Depois digo algo aqui.

4. HecKel

HecKel The WORM

Metro, uma dica:

palavras de pesquisa site:techzonept.com

Isto tudo na pesquisa do google, apenas mostra conteúdos do site da techzonept.com. Bem mais eficaz :P

5. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Apesar de normalmente quando as pessoas procuram por "RAM", "CPU", "WEP", "HDD" , etc., quererem encontrar algo que se encontra nos fóruns públicos, pode acontecer quererem procurar por algum termo de três letras que se encontre nos fóruns exclusivos a Power Members. Nessa situação, o Google não ajuda ;)

6. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

WEP* já dá :)

7. Metro

Staff Member

Respondendo sobre este assunto, passar para 3 aumenta exponencialmente o tamanho do index da pesquisa podendo tornar as pesquisas muito mais lentas.

Vamos ver se testamos e se tiramos a limpo se as pesquisas passam a ser mais lentas ou não.

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

pois, podiam testar isso, é que a pesquisa com * não é eficaz!

mas podiam fazer uns ajustes, como por exemplo limitar a 1 palavra com 3 letras por pesquisa ou desactivar a pesquisa de 3 letras em certos foruns...

9. brunobski

brunobski Power Member

Tem razão, ainda no outro dia estava a procurar boards socket 754 e o 754 não encaixava, logo como 378,462!
    Etc!

10. Kayvlim

Staff Member

O problema aqui não reside na quantidade de palavras com três letras, mas sim no facto de os índices de pesquisa da BD aumentarem bastante. Se com 4 letras, tenho a certeza que os índices já são enormes, não quero imaginar com 3. Até porque, como dizem, há muita coisa com apenas 3 letras. Palavras como "com", "RAM", "CPU", "mas" vão ficar indexadas, e só por (olha mais palavras de 3 letras - "vão" e "por") isso, os índices vão ficar mesmo muito maiores. Talvez não "exponencialmente", mas acho que no mínimo, vão duplicar, só por isso.

De qualquer forma, com um Quad Core a bombar, talvez isso não afecte significativamente o tempo de pesquisa :D acho que é mesmo uma questão de experimentarem (desde que o vBulletin consiga "dexindexar" as palavras de 3 letras, se mais tarde for preciso fazer um UnDo; não ando muito a par de como trabalham as coisas a fundo).

edit - ora bolas, acabei de dizer isto, decidi pesquisar por "UPS" e não consegui... :(

11. Zar0n

Zar0n Power Member

Aki ficam as minhas ideias:

Pesquisar com 3 letras mas ter k usar pelo menos 2 palavras.

Limitar só a algumas parte do forum como já foi dito.

Pesquisar com 3 letras mas banir da pesquisa palavras comuns, fazendo um search ao forum por todas as palavras de 3 letras e dps escolher para banir as com mais incidência como: "com, vao, sim, nao, etc"

Axo k esta ultima é a que faz mais sentido se for possível de implementar.

12. Metro

Staff Member

Temos que ver o que o Chip diz sobre isto porque está mais à vontade do que eu.

13. HecKel

HecKel The WORM

O problema das pesquisas não é palavras com 3 letras, mas sim palavras com essas 3 letras.

Por exemplo, pesquisa por sex iria indicar threads com sexo, sex, sexualogia, sexualidade e afins. Não só apenas palavras com 3 letras, mas MUITO mais do que isso. Daí a afirmação de aumentar exponencialmente (e até acho que foi uma afirmação simpática).

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, mas não devia...

neste caso pesquisar por "sex" apenas devia aparecer as palavras "inteira" e nao sexo, sexualogia e afins, para estas existe o * :D

15. brock

brock Folding Member

Também concordo, que pesquisas com três letras dá bastante jeito, já fiquei "agarrado" varias vezes logo se for possível testar com três seria óptimo :)

16. Kayvlim

Staff Member

Mas "sexo", "sexualogia" (sexologia?) e "sexualidade" já estão indexadas por terem mais de 3 letras. Acho que ao mudarem para 3 letras, só vão indexar "sex". As restantes já estão.

Acho que é isto, mas posso estar enganado.

17. HecKel

HecKel The WORM

ignora o erro, estava quentinho :P

Sim, de facto vai indexar apenas sex, no entanto quando fizeres a pesquisa vai-te localizar todas as outras, e só aí vai-se notar menor desempenho. De facto não compreendo para que raio serve o asterisco, só ajuda para aumentar o número de caracteres na pesquisa.

Partilhar esta Página