Phishing em telemóveis - experiência própria

droidman

Power Member
Recebi pela terceira vez uma sms que caso eu fosse outra pessoa teria provavelmente respondido.
Vinda de um Shortnumber (numeros de 4 e 5 algarismos, sao premium e responder paga-se bem caro) e a sms estava formidávelmente elaborada sem masculino ou feminino, e com um português agradável.
A sms era algo do género:
"Olá, não nos vemos à já imenso tempo e tenho imensas saudades tuas, vamos marcar um café pra um dia destes e matar saudades?"
era algo assim
qualquer pessoa distraida, responderia de imediato "desculpe mas nao reconheci o seu numero, eu chamo-me XXXX não se terá enganado?"
ou algo parecido claro. Bem, até o meu pai recebeu a sms e ele nao ta registado em lado algum e tem numero novo, outros familiares e amigos meus já receberam a mesma sms ou muito parecidas e costumam vir de números como 49999. eu recebi deste numero e o meu pai e um amigo tambem.
responder pode significar diversas coisas. subscrever algum serviço ou receber respostas automaticas pagas e bem pagas cada uma a 1 ou 2 ou mais euros.
isto é altamente ilegal e não pensem que quem vos envia a sms pagou muito por ela, eu sou vendedor de serviços de marketing via sms e mailing à anos a djs e discotecas, (legal claro).
Nós vendemos sms cujo "sender id" pode ser alfanumérico e que para envios com texto verificado e para mais de 3500 numeros podem custar perto de 3.5 centimos por sms enviada, preços variam consoante os volumes. Se isto for phishing puro e duro, as sms podem ser enviadas até via servidores ilegais e nao serem pagas, e como o utilizador vê um numero qualquer ou nem presta atençao e faz responder, a resposta vai para aquele numero.

Eu fiz este post poque VENDO serviços para grandes volumes à anos, e nunca cheguei a este ponto para ter lucro, sei que é lucro extremamente facil, e sei como funciona, sei que quem o faz tem lucros de mais de 1000% caso paguem as sms enviadas, imaginem enviando via servidores piratas, e tambem sei as consequencias destas brincadeiras e os riscos que quem o faz corre.

A primeira coisa que aconselho cada um de voz a fazer caso recebam sms, é contactar a anacom e dar-lhes o numero curto que receberam e justificar que não se registaram em lado algum.
Não se distraiam e respondam a esses numeros nem que seja a insultar pois serão tachados.
Eu já apresentei queixa, sff nao se abstraiam destas coisas e abram a boca e queixem-se a quem souberem que tem poder para julgar estas ou outras coisas do género, se todos pensarmos "os outros vao fazer queixa" ninguem faz.
O volume de reclamações pode significar 3 anos de cadeia a um spammer e uma multa pesada.
Phishing é ilegal, é um crime grave!
 
Back
Topo