1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PHP ou ASP?

Discussão em 'Web Development' iniciada por Ruanes, 22 de Maio de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1402)

  1. Ruanes

    Ruanes Power Member

    O que acham que se deve aprender, PHP ou ASP?
     
  2. Pessoalmente prefiro ASP.Net (ASP clássico não vale a pena). É uma linguagem robusta, orientada a objectos e também permite trabalhar com MySQL para quem prefere esta base de dados.
     
  3. hostmake

    hostmake Power Member

    Em termos do que podes fazer já nenhuma fica atrás da outra, o que certas pessoas vêem como vantagens outros vêem como desvantagens, e se eu for a continuar a avaliar do que podem ou não fazer fazer dou mais valor ao PHP, mas vou passar a frente para ser "equilibrado".


    PHP é o parceiro ideal para trabalhar com MySQL, e tem muito mais suporte no geral para qualquer tipo de BD. (Wikipedia e Wordpress são PHP+MySQL)


    PHP e ASP.NET em termos de OOP (Oriented Object Programming) é ela por ela, ambos tem um bom suporte.


    Mas depois voltamos logo ao Suporte, e ai o PHP sendo OpenSource vence o ASP.net, tanto com problemas que tens, como bugs da linguagem e o tempo que as actualizações demoram, visto que o ASP.net é desenvolvido pela equipa da Microsoft apenas, enquanto o PHP recebe centenas de contribuições de uma comunidade muito maior e mais desenvolvida.


    Não te custa (€) nada trabalhar com PHP.


    Além de outros promenores como o ASP.NET perde tempo em relação ao PHP pelo facto de ser compilado para memória antes de correr, mas isso não é muito importante.


    PHP é mais seguro, é mais estável e tem melhor suporte, pode é não ser o mais intuitivo a programar, se não tiveres experiência nenhuma com nenhum tipo de linguagem.
     
  4. RicardoMoreira

    RicardoMoreira Power Member

    Mais seguro e mais estável que asp.net? Mostra algo que confirme isso... :)
     
  5. JPMATRIX

    JPMATRIX Power Member

    Já trabalhei com PHP e agora estou com ASP.net, a grande diferença entre os dois é sem duvida o suporte que no caso do PHP ganha em grande vantagem.

    Sou novato em ASP.net e tenho sérios problemas a "googlar" por ajuda, enquanto que com PHP encontras o que queres facilmente, a comunidade é simplesmente enorme.

    Mas estou a gostar bastante do visual studio agrada-me a programação orientada por objectos.
     
  6. jpaulino

    jpaulino Power Member

    O problema deve ser mesmo teu por em termos de suporte é bastante bom. O php tem mais tempo no mercado mas existe muita coisa para o asp.net.

    Pessoalmente prefiro o ASP.NET embora reconheça o valor do PHP. Acho que o que se faz com um pode-se fazer com o outro.

    Para mim a grande vantagem do ASP.NET é que podes optar pelo código que vais utilizar C# ou VB.NET. Quem já conhece uma destas linguagens entra muito fácilmente.
     
  7. Sinceramente nunca tive problemas em encontrar soluções para problemas no Google.

    O ASP.Net só é compilado a primeira vez que o site corre (se o IIS for reiniciado ele compila 1 única vez novamente). Acredito que o PHP possa ser mais rápido, mas os sistemas de cache do ASP.Net ajudam (muito) à rapidez dos sites, desde que bem aplicada.

    E podes desenvolver em ASP.Net gratuitamente. A MS disponibiliza ferramentas gratuitas para desenvolvimento.

    Em termos de suporte MySQL é EXACTAMENTE o mesmo que para MSSQL. O conector está mto bem feito e é o mesmo que trabalhar com a DB da Microsoft.

    Quanto ao OOP... Bem... PHP não é uma linguagem OOP. ASP.Net é.

    É tudo uma questão de gosto, mas mesmo reconhecendo tudo o que o PHP é, continuo a preferir o .Net.
     
  8. hostmake

    hostmake Power Member

    Spac3Rat, certo... a MS disponibiliza... MS... Sistemas Operativos...... $

    O PHP nova versão tem o sistema de Classes e Objectos completamente re-escrito, não dves conhecer certamente.

    São ambas poderosas, confesso eu no entanto que prefiro codar em formato tipo C.
     
  9. fil79

    fil79 Power Member


    concordo, apesar de nativamente o php não ser OOP cada vez mais o php (nas suas versões mais recentes) se assume como tal
     
  10. anjo2

    anjo2 Power Member

    Depende da utilização que lhe vais dar, mas o php é superior em praticamente tudo e vais ter muito mais facilidades, por exemplo, php funciona tanto em linux como windows, (asp, em linux tem limitações), podes usar tanto virado a objectos como linguagem tipo C, imenso suporte, e constantes actualizações.
     
  11. DJ_Alex

    DJ_Alex Power Member

    Já ví mais sites ASP a estoirar do que PHP, por isso também acho que PHP é o caminho...:003:
     
  12. PHP ou ASP.NET: eis a questão

    Eu sugeria: aprende as duas.
    Se queres seguir carreira, aprende .NET com c# como linguagem de programação. A nível de mercado é altamente qualificada e permite-te ter bases para o javascript client-side e server side (ou vice-versa, no caso de já teres bases de js client-side). Para além disso, se souberes c#, também estás no caminho para o java.
    A nível de performance, acredito que dependendo do mind-frame, consigas programar e obter resultados mais rapidamente com o .NET + Visual Studio, que com o PHP, mas isto pode dar origem a muitas flamewars e basicamente é a minha opinião.
    Por outro lado, eu sou um fervoroso adepto do PHP, com tudo o que significa e mais alguma coisa: és livre, podes fazer o que quiseres e como quiseres - o ASP.NET se queres algo mais elaborado e não tens tempo para o fazer, tudo o que encontras é sempre comercial, ou seja, pagas para o ter -, os servidores são free, tens imensas aplicações complexas, de tudo o que possas pensar, livres para download, onde tu só tens de implementar funcionalidades que queiras ter. Agora com a nova versão do PHP que está mais oop, a estrutura de programação a criar vai ser idêntica.

    No entanto, o mercado dito "sério" é M$.

    O que quer que escolheres, terás vantagens e desvantagens.
     
  13. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Se calhar é mais por causa do IIS vs Apache.. não sei, digo eu...
     
  14. hostmake

    hostmake Power Member

    Eu vivo da programação há 3 anos.

    E a percentagem de trabalhos que tive que recusar porque foi pedido em ASP, é de 5%

    Não sei o que entendes por mercado sério.
     
  15. PHP vs ASP

    hostmake, fico contente e dou-te os parabéns por isso.

    Eu programo em ASP, ASP.NET e PHP. Já programo em freelance há mais de 7 anos, fora consultoria em regime de trabalhador por conta de outrém. Segundo a minha experiência, certamente diferente da tua, os trabalhos de ASP e ASP.NET, que não recusei, a nível de receita, equivalem a 4 a 5x a média dos trabalhos feito em PHP.
    De notar que estamos a falar quando o cliente pede a tecnologia.

    Para além disso, tenho mais facilidade em manter contratos de manutenção, mais proveitosos também, em tecnologia M$ do que em PHP.

    Sempre que posso, sugiro PHP. Mas o cliente é quem manda :).

    Um abraço
     
  16. viskonde

    viskonde I quit My Job for Folding

    para mim a grande vantagem do ASP.net e mesmo que usa duas linguagens conhecidas , fazendo com que seja muito facil adaptarmos-nos ao programa, ja que nao precisamos de aprendar nada novo..

    de resto parece me que o PHP ganha..
     
  17. Bem, já vi sites em php e asp e o php é bastante mais seguro, o asp por vezes pode ter erros e lacunas que o php nao tem. O meu conselho é o php, mas se queres seguir o webdesign tenta nao por nenhuma totalmente de parte, pois nunca sabes o que um cliente te pode pedir ;)
     
  18. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    O PHP não tem? Aí não tem.... hehe.. o problema normalmente é do programador! Se ele souber fazer as coisas decentemente não há grandes falhas a apontar e isso é independente da linguagem. Acho que ao nivel estamos a falar o programador tem sempre a culpa.
     
  19. kosmic

    kosmic Power Member

    Carreira escolha ASP ??? mas andam a dormir ou ainda não sairam da universidade ?

    Oportunidade de carreira fica-te por linguagens a sério e que as grandes empresas valorizam PHP, Python, PERL, C, Django etc...

    Pela minha experiência entre ASP e PHP esta questão nem se poe PHP e prontos.

    Masi fácil de obter ajuda, orientado para o programador, sugestºoes bug e outras cenas é so submeter na página da PHP, façam isso com bugs do ASP.

    ASP e IIS é combinação explosiva, já para não falar em fazer edbug a uma merraça de um programa em ASP, principalmente se estiver compilado em C# aquilo estoirar e o cliente perguntar pk não funciona, toda a "descompilar" aquela porra, toca a ver nos logs pouco explicitos do IIS o que se passa etc... e toca a reiniciar o IIS para voltar a recompilar a alteração.

    O melhor ainda é as Aplicaton Pools o programa estoira está numa aplication pool com mais 5 ou 6 sites, toca a reinmiciar a aplication pool com esses sites todos tb.

    Fiquem presos à MS quem quizer e depois venham a chorar ai o MSSQL 2000 não é já suportado pela MS agora só o 2005 e custa uma pipa de massa e ainda à pouco tempo investimos no SQL 2000 para usar com o ASP e agora pimba mais $$$.

    Quando existem linguagens que vos oferece o poder do ASP e muito mais e que fala praticamente com a maioria das bases de dados.

    Já para não falar no PostgreSQL que poe a MSSQL a milhas...mas prontos
     
    Última edição: 25 de Maio de 2008
  20. XpiritO

    XpiritO Power Member

    Hoje em dia já há muita coisa "gratuita" em C# (e restantes linguagens CLI, suportadas pela máquina virtual que sustenta o ASP.NET, o CLR)...

    Eu uso, por exemplo, um componente que me permite usar bases de dados mySQL em vez do MSSQL.

    Para mim, o facto de podermos usar componentes e reaproveitar componentes de outras aplicações (web ou não) para fazer novas aplicações web é uma clara mais valia. Isto porque permite, por exemplo, delegar a outra entidade o desenvolvimento de um conjunto de funcionalidades da nossa aplicação web, bastando definir o interface (contrato) pretendido. O que é feito e como é feito do lado de quem desenvolve esse conjunto de funcionalidades é-nos totalmente lateral, pois teremos a garantia de que, se a "coisa" estiver bem feita, tudo funcionará devidamente quando invocarmos funcionalidades desse componente (respeitando o contrato) no código desenvolvido por nós.

    Não sei se o PHP já suporta isto... mas acredito que caminhe para isso de futuro. Pessoalmente, não estou muito familiarizado com esta versão mais recente do PHP, mais "pseudo-tipificada". Mas do que conheço das versões anteriores, parece-me uma solução mais adequada para quem pretenda fazer sites sem investir muito dinheiro em tecnologias proprietárias, como servidores e alojamentos específicos para aplicações ASP/ASP.NET...
     

Partilhar esta Página