PhysX vale a pena?

PhysX vale a pena?

  • Sim

    Votes: 20 32,8%
  • Não

    Votes: 41 67,2%

  • Total voters
    61

GuiC

Power Member
Nos últimos tempos todos os jogos que tenho instalado também instalam o PhysX da Nvidia. Olhando para a geração DX11 que se avizinha, e que por essa altura a ATi vai perder a vantagem do DX10.1, deixo-vos a pergunta:

Vale a pena pagar mais por uma placa Nvidia tendo em conta o PhysX? Em que jogos notam a diferença entre ter o PhysX ou não o ter?

Tentem não entrar em guerra de fanboys se fizerem favor.
 
Eu votei Não, e passo a explicar porquê.

Penso que o PhysX, à semelhança do DX 10.1, apesar de poder eventualmente trazer algumas melhorias num curto leque de jogos, são mais propostas comerciais que prácticas. Podemos ver perfeitamente que nas comparações feitas por sites independentes, apesar de haver em todos os casos variações de FPS' em relação às placas do segmento concorrente da ATI, que os resultados são díspares quando há optimizações neste ou naquele jogo para uma das facções. E o mesmo de aplica ao DX10.1.

Agora, indo à guerra, como podem ver, tenho no My System um HD4890 e obviamente(ou não tão obviamente), os utilizadores que possam vir a ler isto, provavelmente vão pensar que crucifico a Nvidia e sou um fanboy ATI, mas não. Comprei esta placa por, em minha opinião, ter uma melhor relação Preço/performance, por a ter comprado por 180€.

Concluindo, em minha opinião, não vale de todo pagar mais, a não ser que haja uma preferência pessoal, uma vantagem sobre a placa concorrente num jogo específico que o comprador queira jogar ou algum outro factor como jogos que venham em bundle, OC de fábrica ou um outro software que venha em conjunto com a placa e que faça falta.

Abraços e espero respostas!
 
Também sou da mesma opinião que não vale a pena pagar mais 30€ só pelo PhysX, mas lá está, tenho visto tantos jogos a instalarem-no aqui que fico a pensar se não ficarei a ganhar com uns efeitos a mais com uma Nvidia. O único jogo que me pareceu ter alguma vantagem foi o Mirror's Edge, de resto não me parece ver essa vantagem em mais lado nenhum mas posso estar enganado.
 
Estou curioso para saber os argumentos de quem votou sim.
Talvez daqui a 12/24 meses vamos ter muito mais uso do physic, mas neste momento...
 
De momento não porque o Dx11 está ai a porta com a sua própria implementação de GPGPU.O que vai fazer com que seja possível implementar um motor de física a correr no GPU em qualquer placa com Dx11
 
eu acho que vale a pena, nota-se uma grande diferença, fica-se com muitos mais pormenores realistas. o problema é que existem poucos jogos que usufruem do Physx.
noutro pc tenho uma 8500gt, e com isso ligado a jogar mirror's edge, via-se bem a diferença, só é pena que a gráfica não aguenta esse jogo com isso ligado, encravava o jogo por todos os lados.

tem aqui uma lista de alguns jogos que suportam Physx:
http://www.nzone.com/object/nzone_physxgames_home.html
 
não acho que seja algo decisivo na compra ou não de uma placa Nvidia, mas é um extra que não se deita fora

este video mostra bem as diferenças entre ter e não ter PhysX

http://www.youtube.com/watch?v=oUA0WG1hRto (usem o modo HD para se perceber bem)

pena serem poucos os jogos a usarem PhysX.....

'This video is for promotional purposes'

É preciso dizer mais alguma coisa?

Enquanto não houver um standard único para física, corre-se o risco de valorizar algo que acabará por nunca ser o aceite..

E imaginando que isto dá uma volta grande e que a ATI nesta gen dx11 suporta o physx por hardware, tornando-se a api standard da física, só daqui a ano e meio ou 2 anos é que os jogos praticamente todos começavam a reflectir essa realidade aka esta gen dx11 que está para vir já se vai borrar para correr os jogos, quanto mais as actuais placas..
 
'This video is for promotional purposes'

É preciso dizer mais alguma coisa?

Enquanto não houver um standard único para física, corre-se o risco de valorizar algo que acabará por nunca ser o aceite..

E imaginando que isto dá uma volta grande e que a ATI nesta gen dx11 suporta o physx por hardware, tornando-se a api standard da física, só daqui a ano e meio ou 2 anos é que os jogos praticamente todos começavam a reflectir essa realidade aka esta gen dx11 que está para vir já se vai borrar para correr os jogos, quanto mais as actuais placas..

Exactamente. Concordo perfeitamente. Se por acaso a física vier ao de cima na industria, o que era bastante benéfico, seria através do GPGPU(ou outros) e não através de motores de física unilaterais que não trariam vantagens para o desempenho geral do jogo com as placas gráficas à venda no mercado de ambas as empresas, mas sim apenas a uma. Isso apenas acontecerá, em principio, com o patrocínio da Nvidia a um jogo.
 
eu acho que compensa dar uns € a mais para ter uns gráficos melhores ( mas nunca 30€ :S )

por 30€ já se compra uma 8600GT usada só para PhysX

além disso para quem quer fazer game engines e fazer um jogo ou outro, o PhysX é super fácil de implementar
 
Também sou da mesma opinião que não vale a pena pagar mais 30€ só pelo PhysX, mas lá está, tenho visto tantos jogos a instalarem-no aqui que fico a pensar se não ficarei a ganhar com uns efeitos a mais com uma Nvidia. O único jogo que me pareceu ter alguma vantagem foi o Mirror's Edge, de resto não me parece ver essa vantagem em mais lado nenhum mas posso estar enganado.


Mas tens de ver uma coisa não é por 30 euros que me vai afectar ao comprar uma gráfica de 500€ (sem PhysX) ou de 530€ (com PhysX).
Na minha opinião prefiro pagar agora mais 30€ por uma grafica com PhysX, do que num futuro próximo estar a trocar de gráfica para comprar uma com PhysX e gastar mais 200€, logo prefiro gastar agora 30€ do que estar a gastar mais de 200€ numa nova grafica, logo sou da opinião que o PhysX vale a pena, mesmo que agora não seja vantajoso.
A minha forma de pensar é essa, mas posso estar a pensar mal, gostaria das vossas opiniões.

Cumprs,
 
Back
Topo