NGC Pikmin

jabun

Power Member

Pikmin é um jogo de estratégia fora do normal, daqueles que parece talhado para o insucesso, tal a excentricidade e rutura com o que de normal se fazia no mundo dos videojogos. No entanto, o resultado final foi muito bem conseguido, não fosse o jogo sair do imaginário do mítico Shigeru Miyamoto, que tinha em mente fazer Pikmin há muito tempo, mas teve de esperar a chegada de hardware capaz de produzir o jogo tal como ele idealizava.
Assim, Pikmin é lançado na GameCube a 26 de Outubro de 2001 no Japão, a 3 de Dezembro de 2001 na América do Norte e a 15 de Junho de 2002 na Europa, sendo unanimemente aclamado como um dos melhores jogos do line up inicial do cubo da Nintendo.

new-play-control-pikmin-20090311060329704-000.jpg

A mecânica de jogo é simples, e qualquer um consegue rapidamente familiarizar-se com ela e o ambiente do jogo "aspira-nos" para dentro dele desde a primeira vez que jogamos. O jogador controla Olimar, o capitão da nave Dolphin do planeta Hocotate. Enquanto viajava na sua nave de férias, Olimar sofre um acidente, inconsciente, acorda num estranho planeta, que contém Oxigénio (substância tóxica para a espécie de Olimar) na sua Atmosfera. Os sistemas de sobrevivência de Olimar durarão apenas 30 dias, e nesses 30 dias ele deve restaurar sua nave e escapar do planeta, para isso ele deve encontrar e recuperar pedaços da nave utilizando três variações diferentes de Pikmin, criaturas nativas do planeta que o ajuda durante a aventura.​

P4.jpg

pikmin1_1350789c.jpg


Graficamente, o jogo é soberbo, parecendo os cenários do jogo um autêntico jardim, havendo uma mistura muito bem conseguida de cenários mais realistas com animações recheadas de fantasia. Esta fusão de estilos opostos foi de tal modo tão perfeita que temos a impressão que estas criaturas irreais e coloridas têm realmente vida própria e habitam os cenários onde estão.

Quanto à jogabilidade, apesar de poder parecer confusa para quem assiste de fora, é na verdade bastante simples. É uma questão de minutos até nos habituarmos aos controlos e mecânica de jogo. Basicamente apenas temos que comandar com mestria os Pikmins de forma a atingirmos um certo objectivo, seja lutar contra outras criaturas, construir pontes ou transportar as vitais peças da nave de Olimar. É de destacar a existência de três tipos distintos de Pikmins: vermelhos, azuis e amarelos.

Uma menção honrosa à excelente OST do jogo, havendo temas que são verdadeiramente memoráveis.

Um dos grandes jogos da sua geração, saído diretamente da mente criativa de um dos mais virtuosos seres desta área de entretenimento.

Já saía o Pikmin 4
mgRBiHC.jpg


Análise a Pikmin 1, MultiConsolas nº18, Maio 2002





Análise a Pikmin 1, Player nº32, Julho 2002



 
Completamente viciado neste jogo. Já não pegava nele há uns anos valentes e desde ontem que já lhe meti umas boas 7/8 horas. Entretanto a PS4 e a XOne ficaram em stand by.

Um vício tentar apanhar mais do que uma peça por dia, perdendo o mínimo de Pikmins possível e otimizar o tempo da melhor forma. Que saudades de um jogo que te custa desligar a consola.

Pikmin 4 na Switch era para ontem!
 
Back
Topo