Pilha fraca??

nunoms

Power Member
Viva,

Neste ultimos meses, tenho notado que quando ligo o meu PC, a hora fica desactualizada.

E ultimamente até as configurações da BIOS ficam desconfiguradas.

Eu como costumo desligar o pc da corrente, probavelmente penso que deve ser da pilha da Board que já está fraca.

É normal a pilha ficar fraca?
Aconselham a mudar a pilha?


Cumprimentos,
 
Por esta altura já deves ter aberto o PC. A pilha é tipo CR2032, são de lítio. Compra numa loja de relógios por 2,5€. Deve ter uns 3V quando nova.

Nunca mudei uma pilha com menos de 6-8 anos. Quando fui obrigado a mudar (por perder a hora e todos os settings do BIOS) era porque já estava nos 0,6-0,7V. Se te dá mais do que 1,5V não deve ser a pilha o problema.
 
A voltagem da pilha vê-se usando um multímetro (com o botão em rodinha a apontar para os 2-20V DC, uma ponta de prova metida no COM, preto, e outra no V, vermelho).

Se não sabes, só perdes 2,5€ se comprares uma pilha nova e depois vires que não é isso.

Por outro lado, se é a pilha, então o computador tem de perder os settings do BIOS sempre que é desligado. Nos casos que conheci, isto quis dizer que no arranque ele dizia sempre "BIOS defaults loaded, press F1" ou coisa assim.
 
Sim, perde os settings da BIOS.

E no arranque aparece "BIOS defaults loaded, press F1".

Depois tenho de alterar as definições.


Cumprimentos,
 
Boas pessoal.

Também tenho um problema parecido.

Aqui há tempos reparei no BOOT com o mesmo erro... Andei a informar-me e quando vim a saber que era para trocar a pilha da BIOS. Pois em Portáteis tipo desktop (que é o caso do meu 17" CLEVO M570ru), acontece normalmente de 5 em 5 anos (aprox.)

Contudo, procurei comprar uma nova pilha. Encontrei-a no COISAS.PT. Custou 6 euros e garantiram-me que era nova.

Abri o portátil, troquei de pilha... E INFELIZMENTE O PROBLEMA PERSISTE.

Sempre que desligo o portátil da corrente, faço "encerrar" e deixo-o quieto durante a noite... No dia seguinte ao reiniciar o Windows o mesmo erro do BOOT acontece... E lá tenho eu de acertar as horas e a data...

É sempre assim... Já nao sei o que fazer..

Alguém com experiência nesta matéria que me possa ajudar neste caso... Não queria ter de gastar muito dinheiro num PC CLinic... (nao confio muito neles, e nem tenho 200 euros para reparar o pc.)
 
Se o teu portátil perde a data/hora durante a noite, então o problema é realmente parecido.
Acho que a partir daqui, tens de verificar se a pilha que compraste está mesmo nova ou não.

Não importa se não suspeitas da pilha, tens de verificar. Porque se (a) a pilha está boa e (b) acertas o relógio no BIOS (sem interferência de nenhum outro software) e (c) a data/hora a que vais parar é uma data antiga, típica de uma re-inicialização; então provavelmente terias um problema eléctrico no PC e aí, nem tu, nem a PC clinic o consegue arranjar.

Ou seja,
- Compra um multímetro na loja dos chineses mais próxima, deves conseguir um por 10-15€, e mede a tensão na bateria como está no outro post.
- A bateria que compraste deveria ter vindo embalada. Preocupam-me esses 6€ que disseste. Como disse antes, numa loja de relógios custam 2,5€ e nos chineses uma embalagem de 2 pilhas custa 2€.

Se a pilha está boa, faz a experiência final: acerta a hora no BIOS, não deixes arrancar sistema operativo, desliga (para não interferir), deixa-o ficar durante a noite.

Se mesmo assim, o portátil perde a hora, tens um problema eléctrico. Podes tentar:
- usar o portátil sem a bateria (não esta de 3V, mas a bateria grande de Li-Ion que te permite usar o portátil), porque pode vir daí o problema eléctrico
- usar o portátil com outra fonte de alimentação
- arranjar informação acerca dos pinos da bateria e confirmar com o multímetro que têm aquilo que devem ter
- de qualquer modo, acho que estamos todos às escuras nesse caso a não ser que tenhamos informação muito técnica sobre o teu portátil
 
CMOS BIOS CLEVO m570ru
Boas.

Obrigado pela resposta.

O meu portátil é um Clevo da Insys M570ru

CORE DUO T7700 2,4 ghz
4 GB RAM
512 MB GEFORCE NVIDIA 8700GT
cache L2
ecrã 17" (1920x1200)

Já tem uns 6 anos ou algo assim. Sou utilizador frequente... Quase que nem chego a desligar no "encerrar".

Sou arquitecto e puxo muito por ele, com porgramas tipo PHOTOSHOP, AUTOCAD, E RENDERIZAÇÃO.

O Portátil nunca deu problemas... nem um erro.. Sou eu que o formato e limpo por dentro.

Nunca deu bluescreens, por incrivel que pareça...

E o SO instalado era o Windows Vista de Fábrica, que eu troquei logo no primeiro dia de compra, naquela altura, pelo WIndows Xp 32bits.... E que há coisa de 1 ano Instalei o Windows 7 profissional x64.

A parva da mulher que me vendei a pilha no coisas.pt a 6 euros, foi o único lugar que encontrei com a pilha correcta, descritivamente assinalada para portáteis Insys... Garantimram-me que era para este modelo e que o modelo da pilha era a CR2032 3volt litium (mitsubishi) com o plastico a preto e os cabos (vermelho e preto) já soldados com o pin de 2 buracos pronto a trocar.​
 
foi o único lugar que encontrei com a pilha correcta, descritivamente assinalada para portáteis Insys... Garantimram-me que era para este modelo e que o modelo da pilha era a CR2032 3volt litium (mitsubishi) com o plastico a preto e os cabos (vermelho e preto) já soldados com o pin de 2 buracos pronto a trocar.

Pois, eu estava esquecido de que se tratava de um portátil, ou seja a pilha CR2032 normalíssima está metida dentro de um invólucro de plástico com fios e os conectores específicos do portátil. Daí os 6€...

Neste momento, tens duas pilhas com invólucro de plástico, uma instalada no portátil, outra cá fora. Podes comprar as tais 2 pilhas CR2032 por 2€ nos chineses e ver se consegues substituir a pilha dentro do invólucro sem o destruir tanto que fique inutilizado.

Ou, alternativamente, podes voltar a retirar a pilha que instalaste, e, com o multímetro comprado nos chineses por 10€, da maneira que foi explicada antes, verificar a voltagem da pilha. Numa pilha nova, deve mesmo dizer 3V, mesmo assim, se disser mais que 1,5V então não deve ser a pilha o problema e não vale a pena comprar mais pilhas (o multímetro será sempre útil para o futuro).

Se não for a pilha, tens de excluir a hipótese de ser o software, ou seja, no setup do BIOS, acertar a hora, depois desligar o portátil (desligando fisicamente a fonte de alimentação também) durante mais de uma hora, e voltar a verificar a hora no setup do BIOS.

Se for o software, é mais uma limpeza que tens a fazer.

Se não for nem software, nem pilha, será preciso substituir alguma coisa. Aí é que as linhas empresariais de portáteis (HP Elitebook, ThinkPad, Dell) são diferentes: todas as peças têm números, mesmo os parafusos, e é possível encomendar qualquer peça, e há manuais de reparação para decidir qual é a peça que se deve substituir.

Repara que o facto de "puxares muito por ele" não afecta a pilha de que estamos a falar. Esta pilha só serve para manter o relógio e uma memoriazinha, chamada NVRAM, que guarda os ajustes feitos no BIOS, por exemplo, qual é o disco de arranque, etc.
 
Back
Topo