1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pilha fraca??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nunoms, 5 de Outubro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 2369)

1. nunoms

nunoms Power Member

Viva,

Neste ultimos meses, tenho notado que quando ligo o meu PC, a hora fica desactualizada.

E ultimamente até as configurações da BIOS ficam desconfiguradas.

Eu como costumo desligar o pc da corrente, probavelmente penso que deve ser da pilha da Board que já está fraca.

É normal a pilha ficar fraca?
    Aconselham a mudar a pilha?

Cumprimentos,

2. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Se já tem uns aninhos e é frequente desligares o PC da corrente, é normal sim, troca isso.

Cumps

3. nunoms

nunoms Power Member

O pc tem +/- 4 anos.

Tenho de mudar a pilha.

Cumprimentos,

4. bsd

bsd Power Member

Por esta altura já deves ter aberto o PC. A pilha é tipo CR2032, são de lítio. Compra numa loja de relógios por 2,5€. Deve ter uns 3V quando nova.

Nunca mudei uma pilha com menos de 6-8 anos. Quando fui obrigado a mudar (por perder a hora e todos os settings do BIOS) era porque já estava nos 0,6-0,7V. Se te dá mais do que 1,5V não deve ser a pilha o problema.

5. nunoms

nunoms Power Member

@bsd

Como vejo a voltagem da pilha??

Probavelmente é da pilha, pq se tiver o pc ligado à corrente ele fica bem.

Cumprimentos,

6. bsd

bsd Power Member

A voltagem da pilha vê-se usando um multímetro (com o botão em rodinha a apontar para os 2-20V DC, uma ponta de prova metida no COM, preto, e outra no V, vermelho).

Se não sabes, só perdes 2,5€ se comprares uma pilha nova e depois vires que não é isso.

Por outro lado, se é a pilha, então o computador tem de perder os settings do BIOS sempre que é desligado. Nos casos que conheci, isto quis dizer que no arranque ele dizia sempre "BIOS defaults loaded, press F1" ou coisa assim.

7. nunoms

nunoms Power Member

Sim, perde os settings da BIOS.

E no arranque aparece "BIOS defaults loaded, press F1".

Depois tenho de alterar as definições.

Cumprimentos,

8. architex

architex Power Member

Boas pessoal.

Também tenho um problema parecido.

Aqui há tempos reparei no BOOT com o mesmo erro... Andei a informar-me e quando vim a saber que era para trocar a pilha da BIOS. Pois em Portáteis tipo desktop (que é o caso do meu 17" CLEVO M570ru), acontece normalmente de 5 em 5 anos (aprox.)

Contudo, procurei comprar uma nova pilha. Encontrei-a no COISAS.PT. Custou 6 euros e garantiram-me que era nova.

Abri o portátil, troquei de pilha... E INFELIZMENTE O PROBLEMA PERSISTE.

Sempre que desligo o portátil da corrente, faço "encerrar" e deixo-o quieto durante a noite... No dia seguinte ao reiniciar o Windows o mesmo erro do BOOT acontece... E lá tenho eu de acertar as horas e a data...

É sempre assim... Já nao sei o que fazer..

Alguém com experiência nesta matéria que me possa ajudar neste caso... Não queria ter de gastar muito dinheiro num PC CLinic... (nao confio muito neles, e nem tenho 200 euros para reparar o pc.)

9. bsd

bsd Power Member

Se o teu portátil perde a data/hora durante a noite, então o problema é realmente parecido.
    Acho que a partir daqui, tens de verificar se a pilha que compraste está mesmo nova ou não.

Não importa se não suspeitas da pilha, tens de verificar. Porque se (a) a pilha está boa e (b) acertas o relógio no BIOS (sem interferência de nenhum outro software) e (c) a data/hora a que vais parar é uma data antiga, típica de uma re-inicialização; então provavelmente terias um problema eléctrico no PC e aí, nem tu, nem a PC clinic o consegue arranjar.

Ou seja,
    - Compra um multímetro na loja dos chineses mais próxima, deves conseguir um por 10-15€, e mede a tensão na bateria como está no outro post.
    - A bateria que compraste deveria ter vindo embalada. Preocupam-me esses 6€ que disseste. Como disse antes, numa loja de relógios custam 2,5€ e nos chineses uma embalagem de 2 pilhas custa 2€.

Se a pilha está boa, faz a experiência final: acerta a hora no BIOS, não deixes arrancar sistema operativo, desliga (para não interferir), deixa-o ficar durante a noite.

Se mesmo assim, o portátil perde a hora, tens um problema eléctrico. Podes tentar:
    - usar o portátil sem a bateria (não esta de 3V, mas a bateria grande de Li-Ion que te permite usar o portátil), porque pode vir daí o problema eléctrico
    - usar o portátil com outra fonte de alimentação
    - arranjar informação acerca dos pinos da bateria e confirmar com o multímetro que têm aquilo que devem ter
    - de qualquer modo, acho que estamos todos às escuras nesse caso a não ser que tenhamos informação muito técnica sobre o teu portátil

10. architex

architex Power Member

CMOS BIOS CLEVO m570ru
    Boas.

Obrigado pela resposta.

O meu portátil é um Clevo da Insys M570ru

CORE DUO T7700 2,4 ghz
    4 GB RAM
    512 MB GEFORCE NVIDIA 8700GT
    cache L2
    ecrã 17" (1920x1200)

Já tem uns 6 anos ou algo assim. Sou utilizador frequente... Quase que nem chego a desligar no "encerrar".

Sou arquitecto e puxo muito por ele, com porgramas tipo PHOTOSHOP, AUTOCAD, E RENDERIZAÇÃO.

O Portátil nunca deu problemas... nem um erro.. Sou eu que o formato e limpo por dentro.

Nunca deu bluescreens, por incrivel que pareça...

E o SO instalado era o Windows Vista de Fábrica, que eu troquei logo no primeiro dia de compra, naquela altura, pelo WIndows Xp 32bits.... E que há coisa de 1 ano Instalei o Windows 7 profissional x64.

A parva da mulher que me vendei a pilha no coisas.pt a 6 euros, foi o único lugar que encontrei com a pilha correcta, descritivamente assinalada para portáteis Insys... Garantimram-me que era para este modelo e que o modelo da pilha era a CR2032 3volt litium (mitsubishi) com o plastico a preto e os cabos (vermelho e preto) já soldados com o pin de 2 buracos pronto a trocar.​

11. bsd

bsd Power Member

Pois, eu estava esquecido de que se tratava de um portátil, ou seja a pilha CR2032 normalíssima está metida dentro de um invólucro de plástico com fios e os conectores específicos do portátil. Daí os 6€...

Neste momento, tens duas pilhas com invólucro de plástico, uma instalada no portátil, outra cá fora. Podes comprar as tais 2 pilhas CR2032 por 2€ nos chineses e ver se consegues substituir a pilha dentro do invólucro sem o destruir tanto que fique inutilizado.

Ou, alternativamente, podes voltar a retirar a pilha que instalaste, e, com o multímetro comprado nos chineses por 10€, da maneira que foi explicada antes, verificar a voltagem da pilha. Numa pilha nova, deve mesmo dizer 3V, mesmo assim, se disser mais que 1,5V então não deve ser a pilha o problema e não vale a pena comprar mais pilhas (o multímetro será sempre útil para o futuro).

Se não for a pilha, tens de excluir a hipótese de ser o software, ou seja, no setup do BIOS, acertar a hora, depois desligar o portátil (desligando fisicamente a fonte de alimentação também) durante mais de uma hora, e voltar a verificar a hora no setup do BIOS.

Se for o software, é mais uma limpeza que tens a fazer.

Se não for nem software, nem pilha, será preciso substituir alguma coisa. Aí é que as linhas empresariais de portáteis (HP Elitebook, ThinkPad, Dell) são diferentes: todas as peças têm números, mesmo os parafusos, e é possível encomendar qualquer peça, e há manuais de reparação para decidir qual é a peça que se deve substituir.

Repara que o facto de "puxares muito por ele" não afecta a pilha de que estamos a falar. Esta pilha só serve para manter o relógio e uma memoriazinha, chamada NVRAM, que guarda os ajustes feitos no BIOS, por exemplo, qual é o disco de arranque, etc.

Partilhar esta Página