Pixel density, noise performance & downsize

Uma dúvida que ainda não conseguí esclarecer: temos uma máquina como a S9600 a 9MP com o mesmo sensor da S6500 de 6MP e por consequência uma menor performance em ruído devido ao pixel density. O mesmo com a quase a chegar Fuji s100fs de 11MP, que com o sensor 2/3" vai ter a mesma densidade de pixels como os 9MP no sensor de 1/1.6" da S9600.

O que ainda não percebí foi isto: Se eu por exemplo na S9600 fizer um downsize para 6MP (fotografar a 6MP em vez de 9MP), vou ter um melhor noise performance? Mas por outro lado há o .RAW (que acho essencial) que só tira a 9MP...
 
Última edição:
sim, em principio terás melhor performance.

e se tirares fotos a 3MP, acredito que até consigas usar a sensobilidade mais alta que a maquina te oferece, com resultados aceitaveis.

Mas não consegues fazer o mesmo que faz a s6500, porque apesar dos sensores terem a mesma tecnologia o pixel pitch da s9600 é menor.
 
Pois, era essa a minha questão. Com um pixel pitch menor consegues melhores resultados, portanto, não está totalmente dependente do downsize, mas dos megapixels da máquina. Ok, era isso que precisava saber. Fiquei um bocado desiludido quando vi que a S100fs vem com 11MP. Deixavam ficar os 9MP e batía a S9600 de largo, apesar de se esperar que o novo processador seja melhor e por consequência os níveis de ruído possam ser muito menores. Se assim não fosse eles não permitíam ISO 10.000 a 3MP. Eles lá sabem o que lá têm "na manga" para nós ;)

Só posso dizer aque estou ansiosíssimo por reviews.
 
Última edição:
não... para a mesma tecnologia, um pixel pitx menor leva invariavelmente a piores resultados, com o aumento da sensibilidade.
podes é compensar um bocado essa perda com a utilização de uma resulução inferior... mas não consegues resultados ao mesmo nivel de uma versão com um pixel pitch maior.

claro que se a tecnologia associada mudar, isto deixa de ser necessariamente assim.

os 11mp da s100fs também vêm associados a um sensor ligeiramente maior, como são so mais 2mp, o pixel pitch deve ser identico... mas, o sensor é um super CCD HR, sim, mas de uma geração diferente do da s9600.
 
Ah, agora percebi perfeitamente a questão do pixel pitch :)

Exacto, o sensor é de nova geração e acredito que combinado com a lente construída pela própria fuji, possa permitir ISOs nunca vistos em máquinas NÃO-SLR. Estou para ver na maior excitação de sempre. lol. Não paro de olhar para a brochura. hehe :P
 
Eu comprar até comprava, mas eu preciso de "ultra zooms" porque sou paparazzi (gasto 2x/3x menos) e esses "400% dynamic range" estão-me a deixar completamente desesperado de curiosidade. lol

Depois não ando com sacos com lentes ao ombro e ainda sujeito aos "gunas" :P

quanto é que custa mesmo, uma SLR com um set de lentes que vão dos 28 aos 400mm?
Ah pois é!
 
Última edição pelo moderador:
quanto é que custa mesmo, uma SLR com um set de lentes que vão dos 28 aos 400mm?

tava a melgar com ele ;P

Mas olha que compra-se por ai uma d40 + 18-55 + 55-200 VR por uns 800 € ou o que, j´+a que com foi dito, esta fuji vai atirar-se pros 800 dolares.

Mas de facto um gajo fica a pensar... Comprar uma reflex + 2 lentes ou uma all in one, mais "compacto" e sem andar com lentes atráz...
 
Lembra-te ainda que 800 dólares não é muito mais do que 500 euros ;)

E 200mm para um paparazzi é pouco. lol. Esta tem o dobro. E ainda a 200mm os "gunas" topavam-me logo, assim sou eu que os topo a léguas :P
 
Última edição:
era bom... Esta maquina deverá vir lá para os 700 € aqui :(

200 mm que se convertem em 300 ;) (FOV crop de 1.5, se for nikon)

mas pronto, também me dava jeito uns 400 mm :D
 
era bom... Esta maquina deverá vir lá para os 700 € aqui :(

200 mm que se convertem em 300 ;) (FOV crop de 1.5, se for nikon)

mas pronto, também me dava jeito uns 400 mm :D

nah... esta maquina ha de custar o mesmo que custava a s9600 quando era nova...
nem tem tecnologia suficiente para valer tanto dinheiro.

isto vai sair a um preço na casa dos 500€, my bet.

quando extended dynamic range... sinceramente, acho que não passa de uma HDR photo on the fly, feita pela maquina... não é nada tão revolucionario como o extended dynamic range das Fuji S3 e S5 que têm de facto um sensor com zonas de sensibilidade diferente...
ok, o sensor tem que conseguir recuperar algum detalhe dos highlights antes dos clippar, e das sombras, antes de as assumir como pretos... mas o resto, é uma feature do processamento de imagem.

Pessoalmente, não acho piada nenhuma a HDR, não me parece natural... mas isso sou eu...
 
Última edição:
Back
Topo