• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Placa gráfica Barata

TheUndertaker

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Menor que 100€. Logo que possível.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Placa Gráfica.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Navegação web, um ou outro jogo mais antigo.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Muito tempo.


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Processador - Intel Core I5-2400 (3.1ghz)
MB - Asus P8H61-M LE/Usb3 (gráfica incluída que é a que estou a usar)
RAM - 2 x 4 Gb Team Elite DDR3 (1333mhz)
Placa Som - Sound Blaster X-Fi Xtreme audio
Monitor - Benq GL 2460-HM

6) Vais fazer Overclock?
Não.

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Tanto faz, a que for mais barata.

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não.

(...)

12) Contexto, comentários adicionais.


Para complementar aqui o questionário.
A minha placa gráfica é onboard. Ou seja é mesmo muito fraquinha, é uma Intel HD Graphics 2000, têm aqui as specs dela.

A minha intenção seria arranjar uma placa gráfica melhor que esta, que me permitisse ao menos jogar um jogo ou outro mais antigo (tipo um PES e pouco mais). Esta nem dá para actualizar o directX.
Já vi placas gráficas de 50€, mas será que acrescentam algo à minha? Eu acho que sim porque ao menos já correm directX mais recentes, mas como tenho dúvidas, decidi pedir a vossa ajuda.

Este computador já tem uns aninhos mas para o meu uso ainda continua actual. Navegar na net e pouco mais. Qualquer dia terei de investir num SSD visto que o meu HDD já começa a fazer muito barulho e sei que vai incrementar muita rapidez. Não faço planos de upgrade nele. Só aumentar a RAM mas como apenas tenho duas slots e estão as duas ocupadas, não faz sentido comprar duas dims de 8 gb e encostar estas. Por isso, vai ser para usar até ficar totalmente obsoleto.
 
Boas,

Tens a AMD RX550 2GB GD5 a começar nos ~95€ e por 115€ consegues uma GTX1050. (Preços *****)

Fica aqui uma comparação entre as duas:


Cumps
 
Infelizmente, os mercado das gráficas anda quase todo inflacionado por causa do mining. Dantes ainda tinhas as RX460 a menos de 100€, mas agora só se fores para uma rx550. Se estiveres disposto da dar um pouco mais, tens a rx460 ou a 1050, como o THOR mencionou.
 
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Estou a ver que tanto a RX550 como a GTX1050, ultrapassam bastante as minhas melhores expectativas. Mas também o preço é mesmo ali no meu máximo dos máximos.
De qualquer forma já tenho referências onde me agarrar. Obrigado!
 
Sim, se puderes dar esses valores, avança! Na minha opinião não compensa investir uns 50 ou 70€ numa gráfica fraquinha quando por ~100€ consegues ter uma que te oferecerá uma experiência muito superior...

Basicamente, existe um "sweet-spot" quanto ao preço/performance (preço por FPS por exemplo) das gráficas (deve situar-se entre os 100's € e os 400's-500€)... Uma gráfica mais barata do que isso "sai-te mais cara" por FPS e uma gráfica mais cara a mesma coisa...

Tendo em conta que o teu PC atual não fará gargalo a uma RX550 ou uma 1050, acho que é um bom investimento e ficas com um PC à maneira ;)

Convém é verificares se tens uma fonte de alimentação capaz ;)

Cumps
 
Boas

Para gráficas como estas que consomem meia dúzia de watts, ( menos de 75w ) a fonte não é assim tão importante. Mesmo uma de marca branca aguenta, embora não seja uma situação ideal.
 
Obrigado de novo pelos alertas.
A minha fonte é recente mas é provisória. Costumo ter uma fonte de reserva em casa. Neste momento não tenho.
Comprei à um ano uma 1life de apenas 450w. Mais por ter seguido o conselho do rapaz da loja, que para o meu uso indicou-me esta. Era para ter comprado uma mais potente e em teoria silenciosa.
Se não der guardo esta para SOS e compro uma mais potente.
 
1life é do pior que existe. Nem 250W estaveis deve dar.

De qualquer forma, se puderes dar o extra por uma gtx1050 podes jogar basicamente qualquer jogo que querias, desde que adaptes para medio em alguns jgoos mais pesados.
 
Obrigado de novo pelos alertas.
A minha fonte é recente mas é provisória. Costumo ter uma fonte de reserva em casa. Neste momento não tenho.
Comprei à um ano uma 1life de apenas 450w. Mais por ter seguido o conselho do rapaz da loja, que para o meu uso indicou-me esta. Era para ter comprado uma mais potente e em teoria silenciosa.
Se não der guardo esta para SOS e compro uma mais potente.

Não sigas conselhos de pessoas que trabalham numa loja onde compras coisas... Maior parte não sabe, nem quer saber...

Sê aconselhado por aqui primeiro sempre... É o que tenho feito, e te garanto que valeu muito a pena...
 
Sim esta 1life de 450w se vocês mexerem muito parece que se vai partir toda. Mesmo os fios nota-se que são muito frágeis, mas uma fonte de 20€ pelo que me lembro, também não é de esperar grande coisa.
 
E usados consideras?
Por 100€ consegues uma 750ti (~60-65€) e uma fonte minimamente decente.
Não vale a pena por a vida do PC em risco por causa de uma fonte rasca.
És power member, é só procurares aqui nos classificados do fórum.
 
Não sigas conselhos de pessoas que trabalham numa loja onde compras coisas... Maior parte não sabe, nem quer saber...

Sê aconselhado por aqui primeiro sempre... É o que tenho feito, e te garanto que valeu muito a pena...


Eu ha uns tempos na ***** ia comprar uma Nox sx 500w, e na *****, o vendedor aconselhou me antes uma LC power 500w, segundo ele, mais fiável, e ainda é 3 euros mais barata :)
Mas claro tambem era para um PC com GTX 1050 e i3 6100, o consumo é relativamente baixo.
Há vendedores e vendedores.
 
Lojas de jeito são assim, felizmente conheço umas 2 ou 3. São essas que fidelizam clientes.

As outras só querem fazer $$$
 
Última edição:
Bem pessoal, a decisão já está tomada. Vai ser mesmo uma GTX 1050.
Quanto à questão da fonte e da loja. Quando antes andava dentro disto também nunca perguntava nada, sentia-me mais informados que muitos deles. Como já estou arredado à muito destas lides perguntei. Mas o rapaz foi simpático, eu ia comprar uma fonte de 45€, mas como lhe expliquei o meu uso eu disse-me que esta barata chegava perfeitamente.

Não faz mal, porque eu concerteza terei de comprar outra (e já vi aqui muitos tópicos sobre isso, inclusivé um que tem tipo um índice) e sendo assim esta que estou a usar fica para suplente. Como não tenho mais nenhum computador em casa gosto sempre de ter uma fonte a funcionar para algum SOS - à uns anos fiquei agarrado quando uma fonte se avariou num sábado à noite, tive de esperar por segunda feira e precisava de uma cena no pc.

Sobre o material usado, prefiro não arriscar. Só se tivesse na garantia. Mas placas gráficas e processadores podem sempre ser sujeitos a overclockings por isso no meu entender mesmo que seja mais fraco mais vale novo com dois anos de garantia. Não estou a dizer que quem compre usado faça mal. Nada disso, são opções apenas.

De qualquer modo muito obrigado a todos pela ajuda!! Grande bem hajam!;)
 
Back
Topo