Placa gráfica e fonte de alimentação

krazykyd

Membro
Boa noite, não sei se estou a colocar o tópico no lugar correcto por isso peço desculpa se não for.

Comprei uma placa gráfica MSI NX7300GT 256DDR2

Eu tinha uma GeForce FX 5600 e apenas estava ligada na slot AGP mas a nova, a NX7300gt tem um lugar para ligar á fonte de alimentação. A minha dúvida é se ligo a placa á fonte de alimentação ou basta colocar a placa na slot como a antiga que tinha.

Deixo uma imagem para me perceberem caso não tenha explicado bem.

Link aqui

EDIT: Esqueci-me de dizer que não vinha nenhum cabo extra com a placa e os cabos que tenho da fonte de alimentação não chegam ao conector da placa gráfica, por isso é que decidi vir aqui pedir ajuda antes de montar a placa nova.

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Colocas a grafica no slot AGP.
E tens que arranjar uma ficha molex para ligares a grafica..senao chegar ate a grafica...compra um extensivel..custa nao mais que 3€.
 
Obrigado pelas respostas rápidas.


Sim, pelo que me parece tenho de comprar então essa ficha.


Mas agora outra dúvida sobre isso.

Tenho um cooler que tem esses 4 pinos e estou a usa-los em conjunto com o disco rigido, ou seja, o fio que liga o disco tá dividido em dois e tem macho e femea e o cooler liga ao macho mas tem uma outra saída ainda. Deixo mais uma imagem para verem e perceberem porque eu sei que não me expliquei bem, mas sinceramente também não sei como explicar.

Mas pronto, a partir da foto acho que me vão poder ajudar. O que eu queria saber era se posso ligar a placa gráfica através dessa saída de 4 pinos que está vazia, mas que por sua vez, está a ligar o cooler e o disco.. ou seja, teria de ter sempre o cooler ligado para a gráfica estar ligada..

Não sei como explicar melhor peço desculpa.

Link 1

Link 2

Será que pode ser assim? eu uso mais esse cooler no verão, uma vez que no inverno não se justifica muito usa-lo. O cooler tem outra maneira de ligar. Tem por esses pinos ou então por uma ficha mais pequena que liga á motherboard se poder ser assim posso desligar os dois fios que estão ligados á saída de 4 pinos e ligar através da mais pequena que liga á motherboard?

Obrigado mais uma vez.
 
Pode ser , desde que seja o oposto da grafica.. ( se a grafica for femea o cabo tem que ser macho ou vice-versa ). Nao importa se esse cabo distribui energia para mais sitios...A grafica precisa desse cabo, porque o slot AGP nao chega para alimenta-la.
 
Já comprei e montei o Cabo em Y mas verifiquei que as temperaturas estão um bocado altas. Pelo menos em relação á placa anterior (GF 5600)

segundo o everest a temperatura da gráfica está alta.. quer dizer não sei.. mas parece-me alta a mim.. gostaria só de saber se é normal..

temperaturasdt1.jpg


Obrigado mais uma vez.
 
Última edição:
Peço desculpa pelo post seguido, mas preciso mesmo de ajuda com a placa.
Em iddle a placa está a 60ºC.. a jogar nfsu most wanted tava a 82ºc com o Everest.. isto não é normal pois não? será por ser silent? é que é estranho temperaturas tão altas =\
 
Tendo em conta que é passiva, a interface térmica GPU-dissipador deve ser uma espécie de cera e que possas ter pouca circulação de ar na caixa, é expectável.
 
Desculpa pela minha ignorância mas não percebi isso da cera.

Em relação á circulação do ar.. posso retirar o modem interno k está na slot por baixo da placa. não o uso e sempre deve ajudar a dissipar melhor o calor.

Há possibilidade de meter um cooler nesta placa? É silent, mas com temperaturas assim no inverno faço idéia no verão..
 
Desculpa pela minha ignorância mas não percebi isso da cera.

Cera - aquele composto térmico muito usado pelos fabricantes porque é barato, mas em termos de condutividade térmica deixa muito a desejar. Só para teres noção, a temperatura da minha ex-7600GT desceu de 76 para 56ºC em carga apenas por mudança dessa interface.

tim.jpg

tim.jpg

02-cooler_bottom.jpg


Em relação á circulação do ar.. posso retirar o modem interno k está na slot por baixo da placa. não o uso e sempre deve ajudar a dissipar melhor o calor.

Há possibilidade de meter um cooler nesta placa? É silent, mas com temperaturas assim no inverno faço idéia no verão..

Isso também ajuda, mas o que era bem melhor era uma ventoinha na parte de trás da caixa a expelir ar.

Pois, o Verão :D

Podes sempre prender aí uma ventoinha com arames/braçadeiras de plástico. Sempre fica mais barato que um cooler novo :D

Se fosse minha já não tinha a tal cera. Mas isso sou eu :)
 
Eu já tenho um cooler a retirar o calor de dentro da caixa. Apesar de a caixa, sim, estar cheia.. mas tirando o modem interno acho que precisa de tudo para funcionar :lol:

Deixo aqui uma imagem da torre para ter uma idéia

Acho que a única coisa que podes experimentar para ver se melhora é colocar a ventoinha do cooler do CPU no lado direito e a injectar ar no cooler, se possível. Mas duvido que mude alguma coisa de forma significativa.

Assim: ventoinha traseira <<<<< cooler <<<<< ventoinha do cooler

<<<<< - sentido do fluxo do ar

Em relação a essa cera, é algo que eu possa fazer? Entenda-se que não sou nenhum "expert" nisso.. terei de desmontar a gráfica e etc..

Pois, se o quiseres fazer tens mesmo que desmontar. O que é chato e complicado, a meu ver, é fazê-lo deixando tudo limpo (i.e., não espalhas restos e pasta térmica por todo o lado) e sem estragar nada na placa (descargas electrostáticas, por exemplo).

Eu há uns 3 anos também tinha quase pavor a isso, mas fui experimentado com placas antigas (GeForce 2) e depois não tão antigas :p
 
Não posso fazer isso do fluxo de ar porque a minha caixa não tem nenhum buraco na frente para meter um cooler a meter ar lá pra dentro e não me estou a imaginar a fazer buracos assim feito maluco na caixa para meter uma :lol:

Bem, mas eu já retirei o modem interno e liguei a fan que estava desligada e as temperaturas agr estão um bocado mais baixas. 52º em iddle e a jogar need for speed fica-se pelos 63º +/-. Valores muito mais baixos em relação a ontem que chegou aos 80º a jogar o mesmo jogo.. é estranho uma vez que somente retirei o modem deixando a placa mais "á vontade" e liguei a fan e reduzia muito.

E ainda em relação á Massa termica, fui á loja onde comprei a placa e disseram-me que a cera/massa termica que eles metem é somente para impedir a placa de se mexer. Disseram que não está relacionado com o facto de arrefecer ou ajudar a arrefecer o GPU.. Fiquei naquela.. todas as pessoas dizem que reduz em parte a temperatura e eles na loja disseram que não estaja relacionado com isso.

Mas enfim não sei o que fazer, secalhar lá terei de meter outra fan na caixa embora não saiba como nem onde:lol:
 
esse é o problema dos collers passivos (sem ventoinha), aconselho a comprares uma caixa nova com sistema de refrigeração melhorada, ou tipo BTX.

a ligação a placa gráfica não deverá passar por nenhum outro componente, senão podes ter falhas de corrente nos discos por exemplo, deverá sair da fonte directo a placa gráfica.
 
eu acho que a tua fonte não deve ter capacidade para alimentar isso tudo...
pelo menos não parece que esteja preparada para alimentar placas graficas...

tive a ver a foto:
- tens 1 disco, 2 drives cd, 1 disquetes
- cooler no CPU, uma ventoinha lateral...

+ uma placa grafica? vê bem essas amperagens se não corres o risco de ter alguns crashes e perdas na perfomance...
 
Última edição:
A minha fonte é de 400W não chega para tudo? Não me tava nada a apetecer comprar outra fonte, até orque ainda estou á espera de uma que foi para arranjar porque estava na garantia.. ficar com 3 fontes em casa sendo duas delas inutilizadas é mau =\
 
Foi-me dada uma fonte de alimentação de 460W em troca pela antiga que tinha ido para a garantia. Vale a pena substituir a que tenho agora? (a de 400) pela nova de 460?

Em relação ao fluxo de ar. Afinal sempre posso meter uma fan a meter ar pra dentro da caixa na parte frontal.

Agora uma outra dúvida. Uma vez que cada vez quero ligar mais coisas para que o PC fique "melhor", e mesmo que substitua a fonte de 400 pela de 460, será suficiente para alimentar tudo o que tenho no PC? Ainda pra mais agora que quero meter mais uma fan..

Obrigado mais uma vez.
 
por favor!! alguem me ajude? é que eu ja meti a placa grafica e ja liguei o cabo de alimentaçao ha placa... mas nao consigo utilizala!
Eu ligo o PC e nao me da imagem nenhuma... alguem tem uma opiniao sobre como posso meter isto a funcionar? nao veio mais nada da caixa para alem da placa... sera que falta alguma peça?
 
por favor!! alguem me ajude? é que eu ja meti a placa grafica e ja liguei o cabo de alimentaçao ha placa... mas nao consigo utilizala!
Eu ligo o PC e nao me da imagem nenhuma... alguem tem uma opiniao sobre como posso meter isto a funcionar? nao veio mais nada da caixa para alem da placa... sera que falta alguma peça?

Mais dados, ligas mas arranca e ouves os bips de arranque ou ligas e não dá nada?
verifica se a placa esta bem encaixada na ranhura, se não estiver não arranca e não dá imagem, verifica tambem na bios se esta em auto ou pcix, escolhe qual a grafica que usas, onboard ou pcix.

cumps
 
Back
Topo