Placa gráfica impede arranque da máquina

zemanelz

Membro
Bom dia,

Montei um PC novo, está tudo OK a funcionar com a gráfica onboard (dá para jogar e tudo). Se montar a gráfica mesmo, ao ligar o PC, o monitor não liga, nem a luz do teclado/rato ligam, isto mesmo continuando a usar a gráfica onboard!, só o facto de montar a gráfica já provoca isto. O Cooler do CPU e as ventoinhas da gráfica trabalham.
Não tenho hipótese de testar a gráfica noutro PC, alguém me consegue dar uma ajuda ?


XFX Core Edition PSU PRO 550W
Gigabyte B75M-D3H
Gigabyte Ati HD7870 OC Version 2GB DDR5 PCI-E
Intel Core i5-3470 3.2GHz (3.6GHz Turbo) 6MB BOX
Corsair Vengeance LP 2x4096MB DDR3 1600Mhz
Samsung 840 SSD 2.5 SATA III 120GB
 
Bom dia.
Antes de tudo deves ir a bios (sem a grafica enfiada no slot) e nas opções de arranque da grafica metes em auto se tiver essa Opção disponivel,caso não tenha essa opção,selecionas o arranque por pcie e deve resolver o problema.
Cumps
 
Bom dia.
Antes de tudo deves ir a bios (sem a grafica enfiada no slot) e nas opções de arranque da grafica metes em auto se tiver essa Opção disponivel,caso não tenha essa opção,selecionas o arranque por pcie e deve resolver o problema.
Cumps

Por defeito vem:
PEG Ajusta a placa de vídeo PCI Express no PCIEX16 como a primeira exibição. (Padrão)

Creio que já testei as hipóteses todas, mas não tenho a certeza se já testei o Auto, quando chegar a casa vou testar.
Ainda me falta testar a gráfica no slot PCIE4x
A fonte não deveria ser suficiente ?
 
Bom dia.
Antes de tudo deves ir a bios (sem a grafica enfiada no slot) e nas opções de arranque da grafica metes em auto se tiver essa Opção disponivel,caso não tenha essa opção,selecionas o arranque por pcie e deve resolver o problema.
Cumps


Bom dia,
Já testei com a opção em Auto e nada. Testei-a também no slot PCIEX4 e nada.
Acho que vou levar a gráfica à loja, ainda só a comprei este fim de semana, para se verem se é da gráfica. Da fonte parece-me pouco provável porque a gráfica nem chega a ficar sobrecarregada, uma vez que nem arranca, e da board também não me parece porque o sistema está completamente estável sem a gráfica e testei nos 2 slots.
 
Bom dia,
Já testei com a opção em Auto e nada. Testei-a também no slot PCIEX4 e nada.
Acho que vou levar a gráfica à loja, ainda só a comprei este fim de semana, para se verem se é da gráfica. Da fonte parece-me pouco provável porque a gráfica nem chega a ficar sobrecarregada, uma vez que nem arranca, e da board também não me parece porque o sistema está completamente estável sem a gráfica e testei nos 2 slots.

isso não tem nada a ver, se a fonte não tiver potência por vezes nem chega a fazer boot, outras vezes se for fonte mesmo rasca vai à vida e faz puff..
 
Bom dia,
Já testei com a opção em Auto e nada. Testei-a também no slot PCIEX4 e nada.
Acho que vou levar a gráfica à loja, ainda só a comprei este fim de semana, para se verem se é da gráfica. Da fonte parece-me pouco provável porque a gráfica nem chega a ficar sobrecarregada, uma vez que nem arranca, e da board também não me parece porque o sistema está completamente estável sem a gráfica e testei nos 2 slots.

Bom dia.
Testa primeiro com uma fonte melhor.
Ja tive um problema semelhante com uma 9800x2 e a fonte não tinha pedalada.
Pode ser o teu caso tambem.
 
Há dezenas de sistemas aqui no forum com essa fonte e com gráficas 7870 e superiores. a fonte aguenta, mas pode é estar avariada.
 
Há dezenas de sistemas aqui no forum com essa fonte e com gráficas 7870 e superiores. a fonte aguenta, mas pode é estar avariada.

Hmm, avariada só se estiver a produzir por exemplo apenas 50% do power ou assim, porque o sistema com a grafica onboard funciona sem problemas nenhuns, dá inclusive para jogar jogos relativamente pesados.
 
Hmm, avariada só se estiver a produzir por exemplo apenas 50% do power ou assim, porque o sistema com a grafica onboard funciona sem problemas nenhuns, dá inclusive para jogar jogos relativamente pesados.

sim, avariada não quer dizer que tem obrigatóriamente que não ligar ou que fazer fumo, mas sim com uma deficiencia.
 
A fonte tem potencia para quase 2 gráficas daquelas !
Só por descargo de consciencia, quando colocas a gráfica no slot mudas o cabo da motherboard para a gráfica ?
Essa gráfica tem 1 ou 2 ligações PCIE ?
 
A fonte tem potencia para quase 2 gráficas daquelas !
Só por descargo de consciencia, quando colocas a gráfica no slot mudas o cabo da motherboard para a gráfica ?
Essa gráfica tem 1 ou 2 ligações PCIE ?

Boas,
Já tentei tendo a gráfica no slot, com o cabo tanto na board como na gráfica, o resultado é igual.
Não sei o que queres dizer com 2 ligações PCIE na gráfica, mas se te estiveres a referir à board sim, tem uma PCIEX-16 e uma PCIEX-4, já tentei nas duas.
Entretanto contactei a Gigabyte que me responderam com isto, que vou testar logo à tarde:

"Please try to change the BIOS setting to allow it to boot from discrete graphics card's legacy VBIOS. Please follow the instructions below:
Shut down computer > connect display cable to integrated graphics > unplug discrete graphics cards.
Boot up and enter BIOS setting > [BIOS Features] > set [CSM Support] to [Always] > set [Display Boot Option Control] to [Legacy First].
Save and exit > shut down computer > plug in discrete graphics card then reboot."
 
como disse o stormgiant ligaste as duas fichas PCIE ou apenas uma (ficham de alimentação de vêm da fonte e ligam na grafica)?

não podes ir onde compraste isso para fazer um teste à fonte?
 
como disse o stormgiant ligaste as duas fichas PCIE ou apenas uma (ficham de alimentação de vêm da fonte e ligam na grafica)?

não podes ir onde compraste isso para fazer um teste à fonte?

Já testei com 1 e com as 2 fichas de alimentação utilizando os conectores de 6 pins que vêm na fonte e testei também com os 2 adaptadores de conectores que vinham com a gráfica.
Em princípio hoje à noite vou ver se consigo testar noutro PC mais antigo, tem esta board: P5L-VM 1394 (tem entrada PCIE) e tem um core 2 duo e uma fonte de 650W, já deve dar para despistar se é mesmo da gráfica. Se não funcionar tenho mesmo de ir à loja.
 
Cá para mim ainda queimas-te aí qualquer coisa a testar tanta combinação com fichas de alimentação... como já disseram essa fonte supostamente aguentava com muito mais do que essa gráfica.. só se a fonte vier com defeito, o que acho que não pois corre sem a gráfica, o problema não deve de estar aí!

Just my 2 cents.
 
Bom dia,
Não, isso não tenho hipotese de testar a curto prazo, mas testei uma Radeon 5770 no meu pc e funciona sem problemas. Joguei durante umas horas para puxar por ela e portou-se 5 estrelas.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo