Placas de som não funcionam.

ordisi

Banido
Boas, passa-se o seguinte.
Estava numa de experimentar finalmente linux sem ser em livecds e recomendaram-me ubuntu pois parece ser dos melhores. A ideia tambem não é discutir esse ponto.
Saquei o 7.04, queimei um cd, instalei e tá a correr do disco rigido num dual boot com o xp.
Agora o problema é que tenho um portatil Toshiba P100 com uma grafica onboard Conexant HD (segundo o gestor de dispositivos é 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller)

Quando ponho um mp3 a tocar, o leitor aparenta estar a tocar mas não há som.

Tenho tambem uma SB Live 24bit External que tambem é encontrada pelo gestor de dispositivos mas tambem nesta não sai som nenhum. Já fui ao icone do volume e mudei qual a placa mas mesmo assim nada.
Instalei pela primeira vez o ubuntu ontem à noite, portanto já sabem o meu grau de experiência com linux. (nenhuma)
Agradeço qualquer ajuda.

EDIT: já toca na soundblaster mas o 5.1 ainda não dá Bass. Sugestões??
 
Última edição:
Já colocaste o volume no máximo para ver se sai som ou não? É que a mim dava som mas era com um volume reduzido.

Tive de ir ao painel de controlo do som e desactivar o line-in ou parecido para ficar em condições.
 
Sim, tal como disse no edit que fiz, já sai som pelas colunas ligadas na SoundBlaster Live 24bit External (Usb) mas não tem bass num sistema 5.1. (em windows tem Bass)
Agora andei nas propriedades e não encontro local onde regular sequer o volume das frontais ou da central ou das surround. Só tem uma unica barra onde regular o volume.
No alsamixer (acho que é assim) aparece-me a placa onboard para poder regular os diversos volumes (saida e entrada do micro) e não a externa.
Alguma sugestão?
 
Actualização da situação.
Depois de aprender mais umas coisas, a situação alterou-se. Actualizei para 7.10 (Gutsy) Beta.
Deixei de ter som nas colunas, O SO continua a reconhecer a Sound Blaster 5.1. Escolho a placa em Sistema - Preferências - Som, escolho Usb Audio mas ao fazer testar tenho o seguinte erro.

audiotestsrc wave=sine freq=512 ! audioconvert ! audioresample ! gconfaudiosink: Não foi possível abrir o recurso para escrita.

Alguem sabe o que se passa??
 
Actualização da situação.
Depois de aprender mais umas coisas, a situação alterou-se. Actualizei para 7.10 (Gutsy) Beta.
Deixei de ter som nas colunas, O SO continua a reconhecer a Sound Blaster 5.1. Escolho a placa em Sistema - Preferências - Som, escolho Usb Audio mas ao fazer testar tenho o seguinte erro.

audiotestsrc wave=sine freq=512 ! audioconvert ! audioresample ! gconfaudiosink: Não foi possível abrir o recurso para escrita.

Alguem sabe o que se passa??

Já descobri porque me aparecia este erro.
Ao editar o ficheiro ~/.asoundrc com um tutorial para ligar o 5.1, aparece este erro.
Se eliminar o conteudo do ficheiro e o deixar em branco já toca mas apenas em 2 das 5 colunas.

Tenho a SB definida como default do sistema (só me interessa usar esta).
Sugestões?
 
Back
Topo