PlayStation PlayStation 5 - Tópico Oficial

Isso não é tão simples assim. A Sony tem de ter a permissão do publisher de determinado jogo.

Imagina uma EA que quer fazer um remaster de um jogo da PS4 para a PS5 para ganhar mais uns trocos e a Sony corta-lhes isso permitindo que o jogo da PS4 corra na PS5 sem autorização da EA.
Um jogo ps4 a "rodar" na PS5 é apenas isso, um jogo PS4.

As licenças é a Sony que as dá e não o inverso, se o jogo ps4 que tenho em casa está licenciado para a PS4 e funciona na PS5 é apenas um jogo PS4 compativel com a PS5, nada mais....

Tudo isto desde que de facto essa retro-compatibilidade seja por hardware, por emulação, etc a conversa é outra, não confundir a Retro-compatibilidade da One com verdadeira Retro-compatibilidade por hardware.

PS: Um grande exemplo é os jogos PS1 serem retro-compatíveis na PS2/PS3, na 4 desconheço, nunca testei.

Pressuposto legal, ser compatível via hardware idêntico ao original, não ser necessário qualquer modificação do código base do OS usado nesse mesmo hardware, e o suporte físico usado ser o mesmo.

Fazem uma confusão com isto e não percebo porquê....

Por exemplo, a Wii é uma Game Cube autêntica, a WiiU é uma Wii na sua plenitude, basta verem como é o funcionamento dessa retro-compatibilidade para perceberem o que aqui estou a dizer...
 
Última edição:
Isso não é assim que funciona. Os jogos PS1 e PS2 não tem essa info na caixa, mas desde a PS3 que indica que a licença e para a PS3 / PS4.

Além disso as licenças também terminam e após isso não podem comercializar os jogos (sem renovar as mesmas). E a Sony não vai dar BC se não puder fazer dinheiros as custas disso.
 
Isso não é assim que funciona. Os jogos PS1 e PS2 não tem essa info na caixa, mas desde a PS3 que indica que a licença e para a PS3 / PS4.

Além disso as licenças também terminam e após isso não podem comercializar os jogos (sem renovar as mesmas). E a Sony não vai dar BC se não puder fazer dinheiros as custas disso.

Essa menção não altera nada, o que mudou foi isso mesmo, obrigatoriedade de mencionar nas caixas o licenciamento a que se destina, neste caso a PS4, basta ver um jogo ps1 possui essa mesma informação sobre o seu licenciamento, seja o inicio do jogo, seja nos manuais...!

Bem como a sony é que licencia o software no seu hardware e nao o inverso!

Não confundir produção de novo software (necessita de licenciamento da Sony), com software já a circular, aliás existe software da PS4 que já nem deve estar a ser produzido, a demanda não exige, logo deixa de existir "reprint"...

Basta veres essas consolas "Mega Drive" licenciadas pela sega para podermos usar os nossos cartuchos originais nessas mesmas consolas...!
 
Última edição:
E para venderes o teu software tens que ter licenças para o que usas - por exemplo uma música. Quando acaba o contrato não podes continuar a vender o produto.

Usar o que já foi vendido e diferente de continuar a vender um produto.

Lançar novo hardware para correr software que o utilizador já tem - não há problema.

Lançar novo hardware e manter o software abrigo a venda - só permitido se todas as licenças necessárias para o software estiverem ainda válidas.

Se queres um exemplo recente, o Driveclub deixou de ser vendido. Porque? As licenças acabam e não é economicamente útil para a Sony renova-las. Quem tem o jogo joga, quem não tem já não o pode comprar (sim nós físicos onde houver stock podes ir buscar um, mas já não imprimem mais discos).
 
E para venderes o teu software tens que ter licenças para o que usas - por exemplo uma música. Quando acaba o contrato não podes continuar a vender o produto.

Usar o que já foi vendido e diferente de continuar a vender um produto.

Lançar novo hardware para correr software que o utilizador já tem - não há problema.

Lançar novo hardware e manter o software abrigo a venda - só permitido se todas as licenças necessárias para o software estiverem ainda válidas.

Se queres um exemplo recente, o Driveclub deixou de ser vendido. Porque? As licenças acabam e não é economicamente útil para a Sony renova-las. Quem tem o jogo joga, quem não tem já não o pode comprar (sim nós físicos onde houver stock podes ir buscar um, mas já não imprimem mais discos).

É retro-compatibilidade, nada mais....

Misturas tudo, depois dá confusão.

Foca-te nos jogos que já possuis, ou naqueles que ainda estão à venda, nada mais, ou seja, retro-compatibilidade é isso mesmo jogar jogos PS4 em hardware compativel e devidamente licenciado para o efeito, neste caso está tudo do lado da Sony desde que por hardware AKA PS5.

Digital e emulação a conversa é outra, torno a repitir um jogo PS4 já lançado é apenas isso, um jogo PS4 que por sinal está licenciado a ser usado na PS4, a PS5 com retro-compatibilidade será exactamente a mesma coisa...
 
Última edição:
E tu só te fixas numa parte do que escrevo.

Também escrevi que não estou a ver a Sony oferecer BC sem ter os jogos a venda para fazer mais uns trocos. A história da Sony assim o mostra (PS3 sem BC com ps2 apesar de ser possível por outros meios, PS4 sem compatibilidade com PS1/2 apesar da PS3 o ter com hardware inferior (e sabemos que há emuladores para PC) e os poucos que existem, temos de voltar a comprar (não podemos usar os nossos discos) e podemos comprar porque as licenças foram renovadas.

Por toda esta história e que não estou a ver a Sony oferecer BC a tudo de mão beijada na PS5. A ver vamos, quem sabe irão estar umas mãos largas.
 
Suposta foto real de 2 devkits da PS5 (bastante fidedigna por estarem juntos do devkit da PS4)

https://twitter.com/Alcoholikaust/status/1200796076535623681?s=19

Epá, e o design para devkit está com pinta.

EKpAFsFX0As3jfU

Este devkit da PS4 já vi uma ao vivo, até tenho foto (na verdade tinha 4 devkits :004:), tinha pinta este design "industrial". Se calhar lá deve ter uma destes Devkit da PS5 a fazer companhia agora, mas ano passado obviamente não devia sequer existir...

Mas ya, o devkit da PS5 tem pinta... gostava de ver fotos do interior.
 
E tu só te fixas numa parte do que escrevo.

Também escrevi que não estou a ver a Sony oferecer BC sem ter os jogos a venda para fazer mais uns trocos. A história da Sony assim o mostra (PS3 sem BC com ps2 apesar de ser possível por outros meios, PS4 sem compatibilidade com PS1/2 apesar da PS3 o ter com hardware inferior (e sabemos que há emuladores para PC) e os poucos que existem, temos de voltar a comprar (não podemos usar os nossos discos) e podemos comprar porque as licenças foram renovadas.

Por toda esta história e que não estou a ver a Sony oferecer BC a tudo de mão beijada na PS5. A ver vamos, quem sabe irão estar umas mãos largas.
Não estou a discutir modelo de negócio, porque torna-se óbvio que a PS5 com retro-compatibilidade pode não monetizar o que poderia com versões digitais de jogos da geração anterior e já agora esses sim precisam de novo licenciamento e dependerão/dependem do interesse da editora/produtora desejarem pagar à Sony novo licenciamento, ou seja nesse modelo de negócio existe muito jogo que não fará/faz sentido novo lançamento...!

Apenas estou/estive até agora a referir que o funcionamento do licenciamento não é como pensas, não é a Sony que têm que pedir o que quer que seja, ou seja basta eles quererem e a PS5 torna-se numa PS4 para usar os jogos PS4 físicos já lançados/vendidos ou ainda à venda aquando do lançamento da PS5 e posteriormente, nada mais..!
 
Não estou a discutir modelo de negócio, porque torna-se óbvio que a PS5 com retro-compatibilidade pode não monetizar o que poderia com versões digitais de jogos da geração anterior e já agora esses sim precisam de novo licenciamento e dependerão/dependem do interesse da editora/produtora desejarem pagar à Sony novo licenciamento, ou seja nesse modelo de negócio existe muito jogo que não fará/faz sentido novo lançamento...!

Apenas estou/estive até agora a referir que o funcionamento do licenciamento não é como pensas, não é a Sony que têm que pedir o que quer que seja, ou seja basta eles quererem e a PS5 torna-se numa PS4 para usar os jogos PS4 físicos já lançados/vendidos ou ainda à venda aquando do lançamento da PS5 e posteriormente, nada mais..!
Pois acho que será assim. As licenças no máximo impedem de se vender o jogo, quem já os tem pode continuar a jogar.
Chamem-me crente mas aposto que a BC com PS4 vai ser total.
 
Grande confusão que aqui vai... Estão a misturar alhos com bugalhos.

Uma coisa é a licença de um jogo, outra coisa é a consola em si, outra coisa é o sistema da consola e outra coisa é a licença de venda de um jogo. Muitos estão a confundir e misturar tudo.

Vamos por partes

Consola - No caso da PlayStation, só a Sony é que determina quais os jogos vão poder rodar na consola PS5. Atenção que dentro da consola existe o sistema, e os jogos estão licenciados para o sistema e não para a consola em si. A PS5 pode ter sistema de retrocompatibilidade da PS1, PS2, PS3, PS4, PSP, Vita, que não precisa pedir autorização a nenhuma outra empresa.

Jogo - Um jogo é licenciado para um determinado sistema e não para a consola em si (Aqui está a confusão de muitos), um jogo licenciado para a PS4, não está licenciado para trabalhar naquele objecto, mas sim no sistema PS4. E a Sony pode colocar o sistema PS4 a correr em qualquer objeto que não está a infringir nenhuma licença.

Licença de venda - Um jogo quando é licenciado para um sistema (PS1, PS2, etc... ) fica determinado logo os modelos de venda e distribuição (digital, físico, streaming, etc) e o tempo de licença que se pode vender o mesmo. No caso da PS5 ter retrocompatibilidade, a Sony não pode voltar a vender os jogos que foram licenciados para outros sistemas sem autorização das companhias. Mas os jogos que já foram vendidos podem ser usados na consola, desde que seja no sistema a que o jogo se destina. A PS5 pode ter qualquer sistema a rodar na consola.
 
Hoje apareceu um rumor que o Spider Man 2 pode ser um dos jogos de lançamento para a PS5... A ser verdade alguns dos rumores, a Sony vai apostar tudo no lançamento e vai arrancar com um catálogo de dar inveja a qualquer consola.

- The Last of Us 2 (provavelmente lançado para a PS4 e ps5)
- Ghost of Tsushima (provavelmente lançado para a PS4 e ps5)
- Spider Man 2 (acho pouco provável, pois o Spider Man foi lançado a pouco tempo)
- Gran Turismo 7 (bastante provável)
- Horizon 2 (muito provável)
- Novo jogo do Fumito Ueda (provável, Last Guardian foi lançado em 2016
- Novos IPs por anunciar...

O mais certo é que os jogos sejam lançados de forma faseada, para a plataforma ter sempre visibilidade, mas mais do que nunca a Sony precisa começar a geração com grandes jogos, pois muito provavelmente a MS não vai cometer os mesmos erros do lançamento da One, dando oportunidade da Sony fazer tudo como lhe convém.
 
Habitualmente os jogos de lançamento de um sistema não costumam ser muitos e bons.

O que prevejo é que com a questão da RC jogos já anunciados para a PS4 (indicados acima e outros), quer FP que de outros estúdios, venham já "PS5 enhanced" o que ajuda de inicio a vender consolas.

Não acredito num Spiderman 2 como jogo de lançamento mas não acho estranho se for desde logo anunciado como jogo PS5 em produção (com lançamento para 4º trimestre de 2021, por exemplo). Um Spiderman 2 ou um GoW 2 já apenas PS5 serão certamente daqueles jogos que vendem consolas.
 
Pois as outras consolas faziam reserva biblioteca os jogos de lançamento eram importantes por serem os únicos. Aqui a questão discípulos enhanced, redução de loading times, vão ser a principal razão das vendas. Se já na PRO muita gente comprou e os ganhos não eram enormes, a PS5 vai ter bastante sucesso com base nessas melhorias nos early adopters
 
Bom, eu cá já me decidi e vou esperar pela 5 confirmando-se a retro compatibilidade.

A biblioteca de jogos disponíveis irá dar bem para uma dezena de anos e não os vou conseguir jogar todos.
 
Por um lado fico triste, por outro fico muito curioso em ver o potencial da consola reflectido nos jogos.

Mas não penso comprar a PS5 day one.
 
GT7 e os outros exclusivos que andam a falar (Spider 2, Horizon 2 e etc) serão exclusivos ps5.
Tendo em conta a estratégia da Sony, não esperava outra coisa.

Espero bem é que cumpram com a palavra e lancem o Ghosts of Tsushima na ps4 (e sendo a ps5 retro-compatível daria para jogar em ambas).
De resto, apenas estou curioso para ver o que a SE vai fazer com o Final Fantasy VII Remake. Se é por partes, como vão proceder?
Os da geração anterior só vão usufruir da parte I? Ou vão lançar as 3 (?) na PS4 e PS5?
 
Back
Topo