Outra razão para não comparar tem a ver com o ganho ao longo da vida do produto, um telemóvel normalmente só dá rendimento à marca na venda do mesmo, no máximo vendem uma capa ou um carregador mas em poucos casos.
A consola garante um stream de rendimento constante a maioria das vezes durante anos pelo que quem vende tem uma maior margem para poder ajustar o preço.
Hoje em dia não é bem assim, cada vez mais o mercado dos telemóveis estão apostando em services. Tens coisas como iCloud, Arcade. E as Apps em si estão cada vez indo para modelo com assinaturas. Temos os casos clássicos como Jornais e Revistas, Streaming como
Amazon Prime e Netflix mas mesmo outros tipos de Apps cada vez mais está saindo do modelo que compras a aplicação e acabou para sakar a aplicação gratuitamente e depois pagas uma assinatura mensal para usar. dois exemplos: "FlightRadar24" (embora é possível usar gratuitamente, mas com Ads e poucas funcionalidades e "Night Sky", neste caso a assinatura é obrigatória para usar, mas te dão 1 mês de teste grátis.
E claro que a Apple deve ganhar sempre uma % destes pagamentos, aposto que a Apple faz mais dinheiro do que a Sony ou a MS nas consolas!
O FlightRadar24 também foi um caso do migrar do "one pay" para "subscription", já que eu comprei a App e a descontinuaram uns anos depois, depois me deram 3 meses de assinatura Gold.
Só que no mercado dos telemóveis se podem dar ao luxo de cobrar 1000-1500 € pelo aparelho e ainda esperam todo este rendimento de services.
Mas eu acredito que se cobrassem 999$ pelas consolas, iram vender na mesma, não ficaria nada admirado se tivessem ido para um cenário de 2 consolas, uma mais "fraca", entre 400 e 500 e uma mais "possante" na casa dos 1000$.
E quase de certeza uma PS5/XBox Séries X serão tão ou mais caras de produzir que um iPhone 12.
@Mafiapt A questão que levantas não se põe, nos telemóveis tens um range de preços dos 30 ao milhares de euros, e mais uma vez, tens muito mais pessoas dispostas a pagar por um telemóvel do que por uma consola, no meu circulo familiar próximo em 6 pessoas só 1 (eu) dá alguma coisa por uma consola, mas as 6 têm telemóvel e pelo menos 4 trocam regularmente e investem nos equipamentos.
Ya, por exemplo o meu primo tem todos sempre o ultimo grito de iPhones, são 4 aparelhos novos por ano pelo menos.
ai a filha mais velha queria uma consola? uma xbox one s, do mais básico com um só comando e 2 jogos.
E no meu círculo familiar sou o único que se preocupa em ter um PC rápido para jogos e não só.
A microsoft tentou fazer isso na xbox one e a comunidade passou-se e voltaram atrás.
Basicamente seria o mesmo processo que um jogo de PC. CDKEY registado na conta e o conteúdo do disco era só para evitar o download gigantesco.
Tenho 2 exemplos deste em casa. Diablo 3 e Skyrim. ambos requerem activação nas plataformas e fica locked para sempre para ti.
Hoje os respectivos DVDs estão a ganhar pó, não tem valor nenhum a não ser para um colecionador.
Nem para evitar o download gigantesco servem mais
Se fosse instalar o Diablo 3 a partir do DVD, basicamente deve levar um patch maior do que a instalação e o Skyrim já tem o Special Edition, logo é essencialmente outro jogo. Quem tem o original tem acesso a ele a borla.
Não sei como a Sony e MS não implementaram este modelo para lucrarem ainda mais, o mercado de usados lhe deves cortar muitas vendas, para eles deve ser quase como pirataria.
Pois, e depois não podia revender o disco, belo negócio... E nem vejo qualquer vantagem em relação a 100% digital.
Vantagens do formato físico, mesmo com o modelo acima do Diablo 3 e Skyrim
- Colecionadores
- Instalar mais rápido, mas cada vez menos importância com ligações de fibra optica e a existência de patchs day 0.
- Nos 2 casos indicados, a edição física
foi mais barata que a edição digital