PlayStation Playstation Studios (SIE Worldwide Studios) - o que fizeram e andam a fazer?

The Last of Us Online cancelado.


AN UPDATE ON THE LAST OF US ONLINE

We realize many of you have been anticipating news around the project that we’ve been calling The Last of Us Online. There’s no easy way to say this: We’ve made the incredibly difficult decision to stop development on that game.

We know this news will be tough for many, especially our dedicated The Last of Us Factions community, who have been following our multiplayer ambitions ardently. We’re equally crushed at the studio as we were looking forward to putting it in your hands. We wanted to share with you some background of how we came to this decision.

The multiplayer team has been in pre-production with this game since we were working on The Last of Us Part II – crafting an experience we felt was unique and had tremendous potential. As the multiplayer team iterated on their concept for The Last of Us Online during this time, their vision crystalized, the gameplay got more refined and satisfying, and we were enthusiastic about the direction in which we were headed.

In ramping up to full production, the massive scope of our ambition became clear. To release and support The Last of Us Online we’d have to put all our studio resources behind supporting post launch content for years to come, severely impacting development on future single-player games. So, we had two paths in front of us: become a solely live service games studio or continue to focus on single-player narrative games that have defined Naughty Dog’s heritage.

We are immensely proud of everyone at the studio that touched this project. The learnings and investments in technology from this game will carry into how we develop our projects and will be invaluable in the direction we are headed as a studio. We have more than one ambitious, brand new single player game that we're working on here at Naughty Dog, and we cannot wait to share more about what comes next when we’re ready.

Until then, we’re incredibly thankful to our community for your support throughout the years.

https://www.naughtydog.com/blog/an_update_on_the_last_of_us_online
 
houve aí uma clara falha de planeamento, então depois de anos a trabalhar no projecto é que chegam à conclusão que um live service precisa de muitos recursos durante anos?

é melhor cancelar do que um mau projecto claro mas alguém vai ser responsabilizado pelos muitos milhões\recursos gastos para nada?
 
Wow, que bomba, por esta não esperava ND.
Contratar mais gente não era opção?

É triste que uma empresa destas que lança jogos tão bons não tenha nada multiplayer.
E eu sou sobretudo um jogador single player, mas reconheço o papel dos jogos multi e acho que são a outra parte que faz falta.
 
Pelo lado positivo, há isto:

The learnings and investments in technology from this game will carry into how we develop our projects and will be invaluable in the direction we are headed as a studio. We have more than one ambitious, brand new single player game that we're working on here at Naughty Dog, and we cannot wait to share more about what comes next when we’re ready.

Wow, que bomba, por esta não esperava ND.
Contratar mais gente não era opção?

Dependendo do projeto e das suas necessidades, atirar mais gente para o problema pode não ser propriamente uma solução. A Bungie quando tinha a Activision como editora estava a utilizar alguns estúdios externos da Activision e isso não impediu problemas e atrasos. O mesmo quando ficou sem editora e tinha 1000 colaboradores. A Crystal Dynamics estava focada no Marvel's Avengers e viu-se o quão lento foi o suporte pós-lançamento. GaaS é uma ratoeira.
 
Última edição:
Prova clara que os estúdios da Sony podem não ser capazes para GASS. Mesmo a Bungie parece que vai ser complicado manter o Destiny a não ser que a próxima expansão seja algo de espectacular.

Algo que venho a alertar à muito tempo, vendem hardware que se farta e jogos? Remasters e Sequelas é fácil, quando é pedido algo verdadeiramente novo parece que os estúdios da Sony não conseguem responder.

Olhando para primeiro post há muita coisa em desenvolvimento e muitos novos IPs, espero que se safem alguns e me calem a boca, que consigam entregar novos IPs de qualidade. Até ver não há sinais disso.
 
A Insomniac tem aguentado bem o barco tem sido um estúdio incansável e mostrar serviço, a Naughty Dog é que a meu ver tem vindo a desiludir!
 
Insomniac tem feito excelentes entregas mas não tem saído muito da bolha Spider Man e Ratchet.
Não lhes exigem novo desafio.

No passado o Sunset não foi nada de especial ou jogos VR que lançaram.
Ok o Resistance era bom, por mim se há jogo que podia regressar era esse.


Estou expectável pelo Wolverine, se nos vão dar algo completamente novo ou é um Spider Man com fita cola do Wolverine.
 
Um remaster da trilogia do Resistance nunca entendi porque não foi feita. A saga é acarinhada por muitos e era dessa que jogava pela primeira vez.

O Wolverine gostava que fosse mais na área do hack and slash à lá Devil May Cry e não tanto open world.
 
Um remaster da trilogia do Resistance nunca entendi porque não foi feita. A saga é acarinhada por muitos e era dessa que jogava pela primeira vez.

Era acarinhada, mas não pelos mesmos números do Spiderman ou mesmo do que o Wolverine é capaz de vender. Os recursos vão sempre para o que dá mais retorno.
 
Era acarinhada, mas não pelos mesmos números do Spiderman ou mesmo do que o Wolverine é capaz de vender. Os recursos vão sempre para o que dá mais retorno.

Isso é óbvio.
Mas para fazer um remaster também não necessita dos mesmos recursos. Mais ainda quando a Sony tem o estúdio rei dos remasters, BluePoint.
 
Mais ainda quando a Sony tem o estúdio rei dos remasters, BluePoint.

Provavelmente o jogo simplesmente não trará retorno suficiente para nunca mais terem pegado no mesmo. A Bluepoint do que se diz está a desenvolver um IP original.

According to Resistance 3 creative director Marcus Smith, the studio has a number of franchises it wants to pursue and that Resistance is not one of them.[7] Insomniac CEO Ted Price said that Insomniac "won't be making any more Resistance games".[8] All online features of the Resistance games have been discontinued in March 2014.[9] In August 2018, Insomniac's community director James Stevenson called chances of a Resistance 4 "a longshot" revealing that neither the developer, nor Sony who owns the IP, were talking about a sequel.[10] In June 2021, game developer and former IGN PlayStation editor Colin Moriarty revealed his contacts at Insomniac had pitched a sequel to Sony, but it was rejected due to the number of post-apocalyptic games in development, including The Last of Us and Days Gone.[11] The series was celebrated with numerous other PlayStation franchises in the PlayStation 5 game Astro's Playroom.[12]
 
Algo que venho a alertar à muito tempo, vendem hardware que se farta e jogos? Remasters e Sequelas é fácil, quando é pedido algo verdadeiramente novo parece que os estúdios da Sony não conseguem responder.

Essa conversa não cola depois da geração passada. Vários estúdios encontraram pela 1ª vez grande sucesso e alguns deles até foram com novos IPs (Guerrila com o Horizon, Sucker Punch com o Ghost of Tsushima). É óbvio que não iriam ficar apenas por 1 jogo depois do seu sucesso.
Mesmo a Insonmiac cresceu imenso, com os jogos de Spider-man a vender como nunca (é ver as vendas dos anteriores antes da Insomniac pegar no IP) e os Ratchet a manterem o seu espaço no mercado (o de 2016 é o com mais vendas de toda a série).
A Santa Monica conseguiu tornar o God of War num IP que vende 20M de cópias (o de 2018 ultrapassou essa marca e o Ragnarok já passou os 15M) e criaram uma 2ª equipa para desenvolver um novo IP.
O Bend Studio criou um novo IP (Days Gone) e estão agora a desenvolver outro.
A Media Molecula lançou um dos projetos mais criativos de toda a geração passada (Dreams), que não encontrou sucesso e agora irá partir para um novo IP.
Basta dar uma vista de olhos no 1º post deste tópico para dismistificar essa ideia.

A Naughty Dog é que tentou criar um GAAS muito ambicioso e percebeu, tarde demais (na minha opinião), que iria ficar com uma % significativa do estúdio presa a alimentá-lo, o que poderia comprometer os restantes projetos (Single Player, onde encontram sucesso há décadas). Toda aquela questão de "alegadamente" a Bungie ter analisado o projeto e mandado o mesmo para trás (pelo que se falava, devido ao modelo de monetização e de lançamento de conteúdo no futuro), não deve ter ajudado.
Entre continuar a ser o estúdio que cria fantásticas experiências SP ou virar um estúdio focado em GaaS, creio que acabaram por fazer a opção correta.

Vários estúdios arriscaram na geração passada e alguns ainda estão a colher os frutos.
E mesmo assim não deixaste de ter experiências bem diferentes como o caso do Returnal.
A SIE é dos publishers que mais novos IPs lança geração, após geração. Nesta, com o covid, e com o sucesso da anterior (2020 foi um ano em que lançaram imensos títulos e vários dos estúdios responsáveis por eles ainda não lançaram nada esta geração), é que estamos a demorar a ver o trabalho de muitos dos seus estúdios.

Acho que 2023 foi um ano muito parado (Spider-Man e acordos como FFXVI e afins) e 2024 parece-me que se vai focar mais nas parcerias (Helldrivers, Rise of the Ronin, Stellar Blade e um ou outro GaaS como o Concord e o "Horizon Online" que tantos rumores se ouve por aí). Além de outros acordos como o FF VII Rebirth e Silent Hill 2, que colmatam alguns dos géneros menos abordados pelos estúdios internos.

A ver o que revelam num próximo showcase. Estou muito curioso para ver alguns dos projetos dos quais se fala há imenso tempo: da Bluepoint, 2ª equipa da SM, Firesprite e etc.
 
Última edição:
Isso é óbvio.
Mas para fazer um remaster também não necessita dos mesmos recursos. Mais ainda quando a Sony tem o estúdio rei dos remasters, BluePoint.

Os Resistence já passaram do prazo para um remaster... Na atual geração e com os padrões atuais, era um remake total ou nada feito... Por melhor que fosse o remaster, ia sempre ficar muito a baixo dos padrões atuais.

Mas acho que a Sony não tinha muito a perder em fazer um remake do primeiro jogo e tentar ressuscitar a série. Nos padrões atuais, acho que teria mais sucesso que um Killzone por exemplo.
 
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