pogramação de pic com compilador C

TNTiago

Power Member
olá. estou a tentar programar o pic16f628 atraves do programa PIC C Compiler DEMO da licença CCS (Custom Computer Services).
o meu projecto é um relógio com visor LCD 16*2 ao qual eu queimei o pic por descuido!!!
agora tava a tentar programar , mas não faço a mínima como posso fazer a programação, (fazer aparecer as horas no LCD). tenho razoáveis bases de C e gostava mto que me ajudassem.
PS o relógio tb tem despertador. Obrigado
 
Última edição:
Boas.
Por acaso fiz um trabalho semelhante a esse recentemente, mas foi num atmel ARM.
Se perceberes o funcionamento do Timer desse pic consegues fazer isso razoalvemente bem.
Basta ter noção da frequência do oscilador(e dos modos de funcionamento) usado no timer para saberes como são feitas as contagens, a partir daí é so implementares um contador por software que te dê um segundo, e dps um minuto and so on :)
Com isto consegues desenvolver um relógio facilmente, no que toca ao display no LCD se pesquisares um bocado sobre PBM(Portable Bit Map) e com isto consegues a representação dos algarismos pretendidos.

Espero ter ajudado,
cumps.
 
Obrigado já me deu mais um empurrãozinho, mas não sei qual o software para abrir o ficheiro!! Andei a procurar sobre PBM e a ideia é partir de uma matriz de 0 ou 1 como se fosse cada pixel do LCD,corrija-me se tiver enganado!!.
Isso é assim para fazer uma imagem qualquer, e para fazer uma letra tb é necessário aplicar a matriz?????? Um colega meu disse-me que existem biblotecas predefinidas para os LCD, mas ele tb não percebe mto do assunto.
Gostava mesmo que me ajudasse, pois eu gosto imenso deste tipo de coisas, mas nos pic's nao tou mto á vontade.
O relógio tem quartzo 4.000.
obrigado!!!!
 
Última edição:
Exacto, 0 e 1 como se fosse cada pixel do LCD.
O IrfanView por exemplo dá para visualizar um .PBM, aqui fica o link. Para ver o código pode-se abrir com um editor como o Notepad++.
Tendo noção da dimensão do PBM(os dois números no cabeçalho) e do número de letras\digitos a representar, 95 no caso do ficheiro que disponibilizei no post anterior, é possível "extrair" os bits que representam cada digito. Depois a representação no LCD consiste apenas em aceder à matriz duma forma conveniente.
Possivelmente existem bibliotecas próprias, ou até outros métodos mais simples, esta foi a abordagem que me foi aconselhada no meu trabalho, é uma questão de esclareceres isso com o docente.

Deixo aqui mais uns links que me foram bastante úteis:
http://en.wikipedia.org/wiki/Portable_pixmap#File_format_description
http://netpbm.sourceforge.net/doc/pbm.html

cumps ;)
 
Oi obrigado já apanhei bem esta parte, agora como posso utilizar um pbm em linguagem C?? pois eu nao tenho a noção de como isto funciona, para mostrar a imagem em no LCD!
 
Boas, devem existir bibliotecas para escrever nesse LCD, porque se fores pixel a pixel é muito trabalhoso.
Não tenho a certeza, mas penso que para se fazer um relógio é preciso um pic especial, pois o clock não é sempre certo (devido a variações de temperatura ...etc) e ao fim de alguns dias ou meses, nota-se que a hora já não está certa.

Depois de realizares esse trabalho esclarece aqui este ponto.
 
Sim, a precisão do relógio é díficil de manter, mas nestes trabalhos normalmente isso não é muito relevante, o que se pretende é que se desenvolva o algoritmo.
Mas isso é uma questão que terá de ser colocada ao docente da cadeira.

Este PIC não sei, mas o microcontrolador em que eu desenvolvi o relógio já trazia Real Time Clock com despertador, é uma questão de leres o datasheet.

cumps.
 
Back
Topo