Point&Shoot versátil. Qual comprar?

Rui Marto

Power Member
Boas.

Estou a pensar oferecer uma máquina a um amigo e queria uma coisa com qualidade, versátil e que caiba no bolso.
Todas as bridges/SLR estão automáticamente excluidas, eu sei que são melhores mas para o caso não interessam.

Procuro as seguintes caracteristicas (no minimo e se possivel):
- Compacta
- Sensor de 1/1.8 ou maior
- Zoom de 4x tentando manter um bom Wide
- Cartão SD/MMC
- Boas fotos com ISO400 ou para cima
- Flash 4m
- Alguns modos manuais
- Até 500-600€

Hipoteses vistas até agora:
- Canon G7
- Panasonic Lumix DMC-FX100
- Fuji F31fd e F40fd
- Canon Ixus 900Ti
- Canon Powershot A710IS
 
Última edição pelo moderador:
btw n queres ser meu amigo? contento-me com uma 350d :lol:

agr a sério... é absurdo gastar tt dinheiro numa compacta
com sensores de 1/1.6" tens as fuji ou a sony w200 e canon 900is penso eu.
acho que a melhor opção são as fuji pelo preço que custam são tão boas como a sony ou a canon
f31 se quiseres comandos manuais f40 se n interessar
 
Há amigos e Amigos... ;)
Eu sei que é absurdo gastar tanto dinheiro numa compacta, eu próprio não gastei metade disso com a minha. O problema é que para a pessoa que é eu queria que fosse uma coisa mesmo fora de série e sabendo que as Fuji são realmente muito boas, não me importo de gastar mais dinheiro se isso implicar uma máquina ainda melhor.
As Leica, apesar de caras, não serão uma boa opção também? Conheço pouco dos modelos deles e é raro vê-las à venda.
Já agora, que funções manuais é que tem a F40? Nenhumas mesmo? E a F31? E qual a diferença para a F50?

Obrigado pelas opiniões.

PS: E a Sony DSC-S800? É alguma coisa de jeito?
 
Última edição pelo moderador:
as leica compactas são mais fogo de vista que outa coisa
a f40 penso que é tf automática a excepção do iso, a f31 pode ser totalmente manual
a diferença da f31 para a f50 é ter 6mp contra 12. irrelevante a meu ver
esquece a s800: wide de 37mm e velocidade minima de 1/8
 
Ele tem uma DSC-T1, cuja lente é 38-114, por isso não lhe deve fazer muita diferença o Wide ser acima dos 35mm. Alías, uma coisa que ele se está sempre a queixar é falta de zoom (o optico é apenas 3x).

Pois, as Leica pelo que li a diferença é só o processamento do RAW, só que muitas vezes isso faz já faz alguma diferença. A minha por exemplo, acho que tira fotos excelentes mas tem uma tendência estupida para exagerar um bocado nos vermelhos. Coisa que resolvo bem no PS quando me lembro de gravar os RAWs.

E aquela panasonic? Pelos números que vi pareceu-me porreira...
Sensor - 1/1.72" (12MP)
Velocidades - 1/2000 - 60s
Zoom óptico - 3.6x
Wide - 28mm

Por outro lado a TZ3:
Sensor - ?
Velocidades - 1/2000 - 8/30/60s
Zoom - 10x
Lente - 28-280mm

Ou a LX2:
Sensor - 1/1.65" (16:9)
Velocidades - 1/2000 - 60s
Zoom - 4x
Lente - 28-112mm
 
Última edição pelo moderador:
as panasonic sofrem tds do mm... pouca qualidade do sensor. mm a fz50 com o sensor de 1/1.7" tem algumas falhas
n conheço o da fx100, mas n deve andar mt longe do mm
a lx2 penso que é igualzinha a uma leica dlux3 se n estou em erro
a tz3 tem mt zoom mas um sensor de 1/2.5"
 
Pois... A LX2 ainda me pareceu a mais equilibrada mas como tem um Wide de 28mm, com Zoom de 4x só vai até 112mm, o que ainda é menos que a máquina actual dele.
Estou agora a ver umas reviews para ver a qualidade da imagem da LX2, a TZ3 já vi que não vai longe.
Estive no site da Fuji e só encontrei a F40 e F30, qual é a diferença da F30 para a F31fd? E para a F50?
 
entre f30 e f31 é o fd (face detection)
a f30 está descontinuada à pelo menos 1 ano. ganhou o premio de melhor compacta em 2005 penso
acho que em testes a f31 gerou mais ruido que a f30, mas é um caso de veres no dpreview
a f50 é uma f31 com o dobro dos pixeis, nd mais
 
Eu estive a ver no dpreview e a LX2 tira boas fotos se forem tiradas em RAW e processadas pelo software da Panasonic. Mas não estou a ver uma pessoa que usa a máquina para uso "familiar" a ter tempo/paciência para andar a processar RAWs...

Estava na esperança que a F50 tivesse mais Zoom mas tendo ela mais MP não será possivel tirar algum proveito do Zoom digital que por norma é ínutil?
 
A F50 já tem estabilizador de imagem e usa cartão SD. O Flash atinge os 6m, o dobro da F31fd. Tem um sensor maior (1/1.6") se bem que a F31fd não tem problemas com o ruido.

No site da minha (A710IS) aparece esta tabela para uma pessoa se guiar e saber até onde é que pode usar o Zoom digital sem perder qualidade: http://web.canon.jp/imaging/psa710is/fea-3-e.html
Só que a minha posso fixar o zoom digital e mexer só com o óptico para ter a certeza que não estou a perder qualidade. Será que a F50 também faz isso? É que andar a fazer contas a quanto zoom digital é que foi aplicado também é chato...
 
Última edição pelo moderador:
Panasonic Lumix TZ3 (nada de especial em ISO elevado, lente deveras interessante)
Fuji F31, (lente compativel com o preço, boa em iso até 800, não usa SD, excelente value for money)
Powershot G7 (lente razoavel, peca pelo wide angçle n ser nada de especial, boa resolução, ISO400/800 razoavel, com algum ruido, mas sem NR destrutivo, é possivel retirar grande parte com pos processamento)
Cybershot W200 (esta maquina, deve ser muito identica à Fuji F50, mas podes comprar ja... não suporta SD, so MS)

http://www.dpreview.com/reviews/com...non_g7,panasonic_dmctz3,sony_dscw200&show=all
 
A Sony peca sempre por usar MS. São cartões absurdamente caros. O flash só atinge 3.3m e é a única sem modo manual. Não tem ISO, focagem nem abertura manual, e as velocidades vão de 1/2000 a apenas 1/4s (1s em velocidade manual). Também tem o LCD mais fraco (metade da resolução das outras). As resoluções de video também não são nada impressionantes face a outras máquinas de 10-12MP que conseguem videos em 1024x768.
Falta mesmo é encontrar imagens para ver a qualidade.

A TZ3 pelo que estive a ver perde pela qualidade de imagem com ISOs altos. Tem uma lente muito interessante.

Será que também devo considerar a Canon A640 como uma hipotese?
 
A Fuji F50FD promete vir a ser muito boa... Talvez a única coisa relativamente fraca que tem é as lentes que "herda" das F anteriores e a bateria que é um pouco fraca quando comparada com as anteriores F, tem uma autonomia de +/- 350 fotos, o que é normal, mas a F31, dava para 500 e tal fotos.....

Quanto aos prós:

- Tem um novo sensor Super CCD HR VII de 12 Mpixels, que segundo a Fuji tem uma série de novas tecnologias que permitem que cada um dos pixels obtenha tanta luz como na 6ª geração do sensor (F31FD, F40, S6500, etc..).. E como tal a performance com pouca luz deverá permanecer idêntica...

- Tem estabilizador de imagem mecânico.

- Tem controlos manuais.

Etc... Etc... Etc...

É uma camara muito promissora.. Só que só sai em Setembro, pelo que o que actualmente se sabe dela ainda é um pouco especulativo.
 
Back
Topo