N64 Pokémon Stadium

jabun

Power Member
e683b481d4e59fc5ed596c15d1f8a983-Pokemon_Stadium.jpg


No final dos anos 90, a Nintendo tinha um verdadeiro filão de ouro para explorar, um autêntico fenómeno à escala mundial que permitiu à gigante nipónica lucrar milhões. Este fenómeno denomina-se como Pokémon, e ainda hoje tem uma força simplesmente arrebatadora.

Nintendo-64-pokemon-stadium-battle-set.jpg


O lançamento de Pokemon Red e Blue para o Game Boy ultrapassou todas as melhores expectativas que a Nintendo poderia ter, com o jogo a transformar-se num fenomeno de massas, espalhando-se por todo o mundo como um vírus mais contagiante que a peste negra, contaminado tudo e todos que experimentavam o inocente cartucho da portátil. Rapidamente, Pokemon teve direito a todo o tipo de merchandising e a uma série anime, cabendo à Nintendo alimentar esta enorme e devota legião de fãs com o lançamento de novos títulos da série. Neste contexto, seria um crime não aproveitar o potencial 3D da Nintendo 64 para lançar um jogo em que os fãs pudessem ver as suas criaturas favoritas a gloriosas 3 dimensões: e nasceu Pokemon Stadium.

40122-Pokemon_Stadium_USA-3.jpg

N64_Pokemon_Stadium_03.jpg

PokemonStadium_Jan2114_56_41.jpg


Pokémon Stadium é um jogo de lutas entre os Pokémon onde o jogador pode desafiar outros treinadores de Pokemons para uns combates, tendo sido lançado em 1999 no Japão e em 2000 no resto do mundo. Não se pense, no entanto, que o jogo é apenas isto, pois os combates são longos e desafiantes, estando à nossa disposição todos os Pokemons da primeira geração, podendo os mesmos ser transferidos para o jogo através do acessório que a Nintendo criou especialmente para Stadium: o Transfer Pak.

500px-Tfp.jpg

O Transfer Pack
Pokemon_Stadium_Mode_Select.png


Este periférico permitia conectar o nosso cartucho de Pokémon Red, Blue ou Yellow ao comando da N64, sendo possível transferir os nossos Pokes do RPG para o titulo da 64 bits. Inovador e extremamente apelativo para a legião de fãs dos títulos GB, que assim podiam ver as "suas" criaturas, que passaram tantas horas a cuidar e evoluir, a passearem charme num glorioso 3D (para a época claro), pois o grafismo do jogo é bastante bom, aproveitando bem as capacidades da consola. Outro dos pontos fortes do jogo são os fantásticos mini-jogos, bastante simples, mas capazes de entreter o mais hardcore dos gamers durante horas.

hqdefault.jpg

nextgengamefacelifts_7.jpg

0.jpg


Pokemon_Stadium_2_front.jpg


Com o sucesso do jogo e a popularidade crescente da série, não seria de estranhar o lançamento de uma sequela, que foi lançado no final de vida da Nintendo 64, mais concretamente no final de 2001. Pokémon Stadium 2 contém os 251 Pokémon existentes até a época, sendo compatível com todos os RPGs originais de Pokémon para Game Boy, incluindo os jogos de primeira geração Pokémon Red, Blue & Yellow e os da segunda, Gold e Silver.

Pokemon%20Stadium%202_Dec11%2014_27_49.jpg


Tal como no original, Pokémon Stadium 2 apresentava os mesmos modos de jogo do original, com o Transfer Pack a continuar a ter um papel de destaque, pois a grande mais valia do jogo era mesmo a importação dos nossos Pokes do GB. Embora não tenha tido novidades dignas de destaque, o jogo voltou a ter bastante sucesso, demonstrando a vitalidade da marca Pokemon.

320720-pks_2.jpg


Muitos reclamam a oportunidade perdida pela Nintendo em lançar um titulo RPG na N64 (prece que só seria ouvida na GC, embora não tivesse tido grandes resultados), mas é inegável que o duo Stadium são dos jogos mais adorados, tendo tido uma aceitação estrondosa na época que foram lançados.

P1040752_1024x1024.JPG


Análise a Pokemon Stadium 2, Multi Consolas nº13, Dezembro 2001

Zu5phZz.jpg


rtL02IE.jpg


Antevisão Player nº 20, Julho 2001

KOLUijv.jpg


z7XiNHD.jpg

Publicidade Natal 2001

ao4BJ2u.jpg


Retrorevival, The N64 Book



Johnny vs. Pokémon Stadium​

Podem dizer o que quiser, mas os Stadium foram dos jogos onde enterrei mais horas. Os mini-jogos do primeiro são diabolicamente divertidos. Sempre que vejo estes videos fico com vontade de voltar ao jogo

Pokemon Stadium (N64) - Did You Know Gaming?​
Pokemon-stadium.jpg
 
Back
Topo