poll que não dê para aldrabar...

trashCanMan

Power Member
boas pessoal,
alguém sabe se há alguma forma de construir uma poll o mais segura possível, ou seja que não seja possível alguém votar várias vezes... na mesma máquina! para isso teria ser um poll que não fosse cookie based, já que se estes forem apagados, pode-se votar outra vez... já fiz uma pesquisa mas não cheguei a nenhuma conclusão :(
hasta
 
quando a pessoa vota, guardas o IP na BD, quando houver mais alguém a votar, verificas se o IP já se encontra na BD, se já se encontrar, não permites o voto, senão, adicionas o IP á tabela, isso juntamente com cookies, e validação por e-mail, lol, deve ser seguro
 
Vou-te já resumir a resposta:
- Não tens nenhuma forma absolutamente fiável de evitar votações repetidas.

1) Baseado em cookies: basta limpar os cookies e está a festa feita.
2) Baseado no IP: basta alguém usar um proxy público (ou, imagina que várias pessoas de uma faculdade tentam votar), e como várias pessoas saem com o mesmo IP externo, só a primeira é que conseguiria votar.

3) Baseado em algo real, como um telemóvel: precisarias de ter algum meio de enviar SMSs ou verificar que a pessoa realmente possui o telemóvel. Para além disso, há muita gente com mais do que um telemóvel.
4) Baseado em registos: só users autenticados podem votar. Por um lado, cada user só pode votar uma vez; pelo outro, qualquer pessoa pode criar uma conta nova para votar de novo, se bem que seria perder tempo a mais para uma coisa dessas.

4.1) Baseado em registos, mas só users registados antes da abertura da poll é que podiam votar. Os restantes não poderiam votar na actual, mas podiam votar nas seguintes.

Acho que em suma, é isto. Pelo menos é o que me ocorre. Cabe-te a ti pesar os prós e os contras e ver qual destes é que vale mais a pena, especialmente no que toca ao tempo perdido a programar. Eu pessoalmente ia para o 4.1, mas pode ser até que o teu site nem tenha users registados (ou não queiras impor o registo a quem queira votar), portanto é contigo ;)
 
Obrigado Ignoto_Deo e Kayvlim pelas respostas... mas o facto é que o tempo que tenho disponível é zero :003: esta discussão surgiu devido ao facto de uma poll que um amigo meu tinha no blog, estava a ser aldrabada, essa poll era a que o blogger disponibiliza por omissão, e eu pus-me a pesquisar se havia alguma free que fosse quase 100% segura... e para implementar isso tinha de disponibilizar tempo que não tenho :007: obrigado aos 2 pelas dicas.
 
Back
Topo