Por Favor Ajudem-me! Eu Tenho Um Problema...

Zambé

Membro
Sou um novato neste forum e necessito de ajuda para resolver um problema do meu PC.
Não consigo iniciar a sessão no Windows porque há uma falha no arranque devido (diz lá) à falta de um componente cujo nome não é indicado mas que - também diz lá - pode ser reinstalado. O que eu tentei foi arrancar através do CD do Windows XP e aceder à consola de recuperação conforme dicas que vi na net e depois quando chega à linha de comandos e pede para dizer a instalação e eu ponho 1. Depois pede a password de administrador e eu coloco-a mas diz que é inválida. Faço Enter e acede à linha de comandos windows e tentei o seguinte truque que vi na net:

"1 � Coloque o seu CD de instalação do Windows XP na drive. Reeinicie o computador e carregue na tecla DEL para aceder à BIOS e colocar o PC a arrancar primeiro pelo CD. Carregue em F10 para gravar as alterações e saia da BIOS. As teclas (DEL, F2 e F10) costumam ser as usadas por grande parte das �motherboards�. Se não for este caso, é preciso consultar o manual da �board� para ver quais são.

2 � Quando receber a mensagem �Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD�, bem� Prima qualquer tecla!

3 � O Programa de Configuração do Windows arranca. Quando terminar a primeira fase da configuração, é-lhe dada a hipótese de utilizar a consola de recuperação. Carregue na tecla R.

4 � Seleccione a instalação que pretende, carregando na tecla 1 e depois Enter.

5 � Escreva a sua palavra-passe de administrador. Trata-se da palavra-chave que foi usada quando o sistema foi instalado no seu PC, não é a sua palavra-passe de utilizador.

6 � Na linha de comandos, escreva bootcfg /list, e depois pressione Enter. Surgem as entradas no seu ficheiro boot.ini.

7 � Agora vamos resolver o problema! Na linha de comandos, escreva
bootcfg /rebuild
e depois carregue em Enter.
Este comando procura no(s) disco(s) rígido(s) por instalações dos Windows XP, 2000 ou NT, apresentando-lhe depois os resultados. Carregue na tecla S para responder SIM à pergunta �Adicionar instalação à lista de arranque?�

8 � Depois disto, o Windows diz-lhe para �introduzir o identificador de carregamento�. Bem, isto deixa qualquer um à nora: que raio é um �identificador de carregamento�? O que o Windows quer saber, na linguagem críptica que o caracteriza, é apenas o nome do seu sistema operativo. O que tem então de fazer é escrever Microsoft Windows XP Profissional ou Microsoft Windows XP Home, consoante tiver a versão Profissional ou Home. Depois de escrever, carregue na tecla Enter.

9 � Agora são-lhe pedidas as opções de carregamento do sistema operativo. Escreva /fastdetect (para um arranque rápido) e depois pressione Enter

10 � Escreva agora Exit e depois Enter para sair da consola de recuperação e reeiniciar o computador.

11 � Depois de reeiniciar, surge-lhe um menu com duas entradas, ambas com o mesmo nome: Microsoft Windows XP Profissional ou Home, conforme o que escreveu. Arranque pela que está seleccionada por defeito e não se preocupe, já vamos eliminar a entrada em duplicado. Já no ambiente Windows, seleccione o ícone �O Meu Computador� e, com o botão direito do rato, escolha �Propriedades�. Na janela das Propriedades do Sistema, escolha o separador Avançadas. Aí, mais em baixo, existe um item chamado �Arranque e recuperação�. Carregue no botão �Definições� que está ao lado. Na janela �Arranque e recuperação�, desmarque a opção �Mostrar a lista de sistemas operativos durante��. Feche as janelas todas. Reeinicie o computador. Problema resolvido!"

Não resultou! Agora o que eu queria era que alguém me explicasse o que devo fazer para poder reinstalar os ficheiros que faltam para completar o arranque. De que modo é que eu os copio do CD do windows para poder arrancar no meu PC.
Preciso de resposta urgente.
:'(
Agradeço todas as ajudas.
muito obrigado
com os melhores cumprimentos

ricardo martins pereira
[email protected]
 
Preciso mesmo de ajuda: problema no arranque...

Já postei hoje e ninguém me respondeu. por favor respondam a este post que coloquei!:



Zambé disse:
Sou um novato neste forum e necessito de ajuda para resolver um problema do meu PC.
Não consigo iniciar a sessão no Windows porque há uma falha no arranque devido (diz lá) à falta de um componente cujo nome não é indicado mas que - também diz lá - pode ser reinstalado. O que eu tentei foi arrancar através do CD do Windows XP e aceder à consola de recuperação conforme dicas que vi na net e depois quando chega à linha de comandos e pede para dizer a instalação e eu ponho 1. Depois pede a password de administrador e eu coloco-a mas diz que é inválida. Faço Enter e acede à linha de comandos windows e tentei o seguinte truque que vi na net:

"1 � Coloque o seu CD de instalação do Windows XP na drive. Reeinicie o computador e carregue na tecla DEL para aceder à BIOS e colocar o PC a arrancar primeiro pelo CD. Carregue em F10 para gravar as alterações e saia da BIOS. As teclas (DEL, F2 e F10) costumam ser as usadas por grande parte das �motherboards�. Se não for este caso, é preciso consultar o manual da �board� para ver quais são.

2 � Quando receber a mensagem �Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD�, bem� Prima qualquer tecla!

3 � O Programa de Configuração do Windows arranca. Quando terminar a primeira fase da configuração, é-lhe dada a hipótese de utilizar a consola de recuperação. Carregue na tecla R.

4 � Seleccione a instalação que pretende, carregando na tecla 1 e depois Enter.

5 � Escreva a sua palavra-passe de administrador. Trata-se da palavra-chave que foi usada quando o sistema foi instalado no seu PC, não é a sua palavra-passe de utilizador.

6 � Na linha de comandos, escreva bootcfg /list, e depois pressione Enter. Surgem as entradas no seu ficheiro boot.ini.

7 � Agora vamos resolver o problema! Na linha de comandos, escreva
bootcfg /rebuild
e depois carregue em Enter.
Este comando procura no(s) disco(s) rígido(s) por instalações dos Windows XP, 2000 ou NT, apresentando-lhe depois os resultados. Carregue na tecla S para responder SIM à pergunta �Adicionar instalação à lista de arranque?�

8 � Depois disto, o Windows diz-lhe para �introduzir o identificador de carregamento�. Bem, isto deixa qualquer um à nora: que raio é um �identificador de carregamento�? O que o Windows quer saber, na linguagem críptica que o caracteriza, é apenas o nome do seu sistema operativo. O que tem então de fazer é escrever Microsoft Windows XP Profissional ou Microsoft Windows XP Home, consoante tiver a versão Profissional ou Home. Depois de escrever, carregue na tecla Enter.

9 � Agora são-lhe pedidas as opções de carregamento do sistema operativo. Escreva /fastdetect (para um arranque rápido) e depois pressione Enter

10 � Escreva agora Exit e depois Enter para sair da consola de recuperação e reeiniciar o computador.

11 � Depois de reeiniciar, surge-lhe um menu com duas entradas, ambas com o mesmo nome: Microsoft Windows XP Profissional ou Home, conforme o que escreveu. Arranque pela que está seleccionada por defeito e não se preocupe, já vamos eliminar a entrada em duplicado. Já no ambiente Windows, seleccione o ícone �O Meu Computador� e, com o botão direito do rato, escolha �Propriedades�. Na janela das Propriedades do Sistema, escolha o separador Avançadas. Aí, mais em baixo, existe um item chamado �Arranque e recuperação�. Carregue no botão �Definições� que está ao lado. Na janela �Arranque e recuperação�, desmarque a opção �Mostrar a lista de sistemas operativos durante��. Feche as janelas todas. Reeinicie o computador. Problema resolvido!"

Não resultou! Agora o que eu queria era que alguém me explicasse o que devo fazer para poder reinstalar os ficheiros que faltam para completar o arranque. De que modo é que eu os copio do CD do windows para poder arrancar no meu PC.
Preciso de resposta urgente.
:'(
Agradeço todas as ajudas.
muito obrigado
com os melhores cumprimentos

ricardo martins pereira
[email protected]
 
Tem calma que as pessoas se não responderam é porque ou não sabem ou ainda não viram o post. Eu já o vi e não sei como fazer. Por isso é que tenho varias partições no pc e meto os dados importantes nelas e faço backups. Quando acontece cenas destas, é format e acabou.
 
É capaz de ser mais simples tirar esse disco. Mete-lo numa caixa para discos externa que ligas por USB a outro computador e guaras os teus dados todos que lá tens.
Se a seguir não conseguires resolver esse problema através da recuperação reinstalas o XP e pronto. Mas assim ficas sempre com a informação.
 
em vez de usares a consola de recuperação(que não sabes) manda o proprio windows reparar essa instalação atravez da recuperação do sistema operativo.

segues os passos todos como se tivesses a formatar a máquina e vais chegar a uma opção que diz instalar novo sistema ou reparar o sistema existente.

dizes que queres reparar o existente , esperas 40 minutos e tá feito.

espero ter ajudado
 
remorema (e outros) muito obrigado pela ajuda.
remorema, explica lá melhor como faço isso da reparação sem ser pela consola: como é que acedo a ponto de que falas?
agradeço nova resposta
obrigado
 
existe uma altura na instalaçao que pergunta se concordas ou nao com as condiçoes microsoft depois é so carregar F8 "sim concordo" e acedes ao menu "instalaçao nova ou recuperaçao"!

abraço.
 
1º Vais a BIOS e metes a arrancar 1º pelo cd
2º Metes a arrancaar o cd do Windows e quando surgir Prima tecla para arrancar pelo cd, NÃO CARREGUES... deixa-o continuar para entrar no setup do Windows.
3º Aquilo carrega uns drivers e depois fazes como o frank disse e escolhes reparar... com sorte corre bem e o Windows pode ficar em default...

o meu conselho é depois gravares tudo o que precisas para um dvd / cd ( docs, imagens, saves, etc) e formatas tudo porque muitas xs Win reparado não fica a funcar na perfeição, mas safa bem.
 
Última edição:
Tem sempre outra hipotese: um live cd do linux (tipo knoppix) inicia-o, acede ao windows atrevés do linux, grava os documentos num (ou vários) cd's ou dvd's desliga, meto o windows a formatar o pc e instala tudo de novo...

EDIT: Ok, não é formatar o Pc mas o disco...
 
ok

Obrigado a todos, se calhar vou seguir a sugestão do remorema, frank e do gunn3r: faço uma reparação arrancando o cd pela bios (vamos ver se dá no meu, porque não percebo muito e aquilo é um asus) e depois quando aceder, gravo o que me interessa e formato a ver se me livro de vez destas chatices.
obrigado a todos, no entanto continuo atento a novas sugestões para a resolução do meu problema.
agradecido

ricardo martins pereira
[email protected]
 
bem, num city desk acede-se a bios carregando Delete e num asus? agora não estou a ver como lá chegar...
Não precebo mesmo nada disto...
alguém me ajude, por favor
 
já experimentei em todos os modos disponíveis, mas não dá porque falta um componente que pode ser reinstalado - é o que lá diz... - Por isso tenhoa andado a tentar a partir da consola de recuperação e se calhar vou mesmo ter de seguir a sugestão que me deram de arrancar a patir do cd na bios e executar uma reparação em vez de formatar.
Vamos ver se consigo e se resulta...
 
É a tua melhor opção se realmente não puderes levar o HD a um outro computador. Mas pronto, ficas a saber pq razão se deve ter sempre partições separada. Se as tivesses, tinhas pelo menos 2 opções que não tens de momento, arrancar um BartPE para safar as pucas coisas que estivessem na partição do sistema para a outra e restaurar uma imagem do sitema sem pensar muito no assunto.
 
Por acaso saquei um tutorial da pcguia deste mês sobre como fazer o BartPE cd... tenho de perder um tempo a configurar isso pois gostei bastante do tutorial e parece dar muito jeito.
 
quando disseste acima que na consola de reparação te deu erro na password, um passarinho veio dizer-me ao ouvido que estavas a escrever a tua pass(e não a de administrador), quase de certeza que se carregares em enter sem escrever nada(normalmente o pessoal a o instalar o xp não mete pass aí) que vai dar, mas tb se não sabes usar a consola de pouco ou nada te vai servir, acho que o melhor que tens mesmo a fazer é correr um live cd de linux e backup, e quando instalares de novo faz partições nisso, pelo menos duas(sistema operativo e outra para os teus documentos).
 
Muito obrigado a todos

Muito obrigado a todos. Já consegui resolver o meu problema seguindo a sugestão que me tinham feito: fiz uma reparação arrancando o cd a partir da bios e agora vou tirar aquilo que me interessa para formatar o disco e reinstalar o Windows, isto porque, como já me tinham prevenido, com a reparação o Windows não fica a funcionar lá muito bem.
Muito Obrigado.
Quando tiver mais dúvidas volto a consultar-vos.

Ricardo Martins Pereira
[email protected]
 
Back
Topo