porque é que os view finders da Nikon são escuros?

flybikes

Banido
Uma coisa que tenho reparado é que os view finders da Nikon são ridiculamente escuros quando comparados com os da Canon. Em interiores então os Nikons são para esquecer. Parece que teem uma película à frente:o

Experiementem ir a uma loja e comparar.

Qual será o motivo? não se trata da lente, mas sim do próprio corpo que causa este efeito.
 
Pode estar relacionado com o tipo de ecrã de focagem que a Nikon coloca nas suas máquinas. Normalmente as marcas optam por ecrãs de microlentes, que são mais luminosos. No entanto há ecrãs mais "old school" que são menos luminosos. Esta situação inverte-se com lentes 2.8 ou mais luminosas, e os segundos são melhores para MF.

A Canon sei que opta pelos primeiros e em alguns modelos dá a opção dos segundos (é o caso da minha e tenho ambos). A Nikon não sei, mas essa situação pode dever-se a optar pelos segundos.

Já agora, notas isso em vários corpos? Ou só de uma gama?
 
Ontem estive com uma D3 na mão no ***** em Aveiro, depois de ter "experimentado" a 1000D e realmente achei a D3 mais escura. Uma coisa engraçada foi o seu peso, ou ando muito fraco ou aquilo é mesmo pesado:p
 
Pode estar relacionado com o tipo de ecrã de focagem que a Nikon coloca nas suas máquinas. Normalmente as marcas optam por ecrãs de microlentes, que são mais luminosos. No entanto há ecrãs mais "old school" que são menos luminosos. Esta situação inverte-se com lentes 2.8 ou mais luminosas, e os segundos são melhores para MF.

A Canon sei que opta pelos primeiros e em alguns modelos dá a opção dos segundos (é o caso da minha e tenho ambos). A Nikon não sei, mas essa situação pode dever-se a optar pelos segundos.

Já agora, notas isso em vários corpos? Ou só de uma gama?




Noto em vários corpos...de diferentes gamas, com diferentes lentes. Até na recente D90 notei.

Penso que se prende mesmo com a qualidade dos view finders de ambas as marcas. Não é vinhetagem. É sim como se uma pelicula escura e homogênea estivesse a bloquear a luz do view finder das nikons.

Nos centros comerciais a diferença entre as nikons e a canons é como da noite para o dia. Não é apenas impressão...nota-se mesmo uma grande diferença.
 
Última edição:
É como te disse, não deve ser uma diferença na qualidade, mas sim no tipo. O viewfinder da minha máquina também é mais escuro (não é vinhetagem, mas sim homogéneo) por estar a usar um ecrã de focagem diferente do que veio.
 
Mas tens uma canon para comparar?

Não. :confused:

Digo isto, focando com o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.


Isto não será também agravado pela abertura máxima (menor F) da lente? Quando monto a 50mm f1.8 ela passa automaticamente à maior abertura (1/1.8), independentemente da que está pré-programada na máquina. Quando a removo vê-se claramente o diafragma a fechar ao máximo...


[[]
 
Não. :confused:

Digo isto, focando com o olho direito e mantendo o esquerdo aberto.

Não podes comparar assim. lol Nenhum viewfinder te vai dar a mesma luminosidade que o teu olho sem nada à frente. Assim o mais próximo a isso talvez só mesmo o viewfinder de uma RF (um tipo de máquina diferente das SLR).


Isto não será também agravado pela abertura máxima (menor F) da lente? Quando monto a 50mm f1.8 ela passa automaticamente à maior abertura (1/1.8), independentemente da que está pré-programada na máquina. Quando a removo vê-se claramente o diafragma a fechar ao máximo...

As lentes de abertura automática (todas as actuais) quando estão montadas na máquina, estão sempre com a abertura máxima. Só fexam para a abertura certa no momento do disparo. Por isso sim, a abertura máxima da lente vai ter influência. O mesmo viewfinder, com uma lente 5.6, fica muito mais escuro que com uma lente 2.8. De 2.8 para baixo é que o viewfinder pode atingir um limite e já não ficar mais luminoso.
 
Não podes comparar assim. lol Nenhum viewfinder te vai dar a mesma luminosidade que o teu olho sem nada à frente. Assim o mais próximo a isso talvez só mesmo o viewfinder de uma RF (um tipo de máquina diferente das SLR).


Foi o caso extremo. Ainda assim só notei diferença apontando a SLR de frente para uma lâmpada de incandescência. :) Se calhar sou menos sensível à luz que alguns de vós. :p


[[]]
 
A D90 tem o viewfinder mais luminoso de toda a gama baixa/baixa-média. Que digam que o viewfinder da D40/D60 é pouco luminoso ainda posso concordar, mas a D90? No way ;)
 
Estás a dizer que o viewfinder fullframe de prisma da D3 é menos luminoso que o viewfinder aps-c de espelhos da 1000d? :p

Eu disse que ao olhar pelo viewfinder da D3 obtinha menos luz que ao olhar pela 1000D, e ai não há volta a dar. Se era das lentes equipadas, não sei, mas achei engraçado;)
 
Ambas as câmaras estavam desligadas ;)

Desligadas => possivelmente sem bateria ou com a bateria descarregada.

Na Nikon isso faz toda a diferença. Penso que tem a ver com o overlay LCD do visor, que quando não tem alimentação escurece o viewfinder. Fazendo o teste do redalert na minha D70s (que é dos viewfinders mais fraquitos da Nikon) dá prai 1/3 stop a menos com uma lente rápida. Sem bateria a diferença sobe para quase 2 stops.
 
Desligadas => possivelmente sem bateria ou com a bateria descarregada.

Na Nikon isso faz toda a diferença. Penso que tem a ver com o overlay LCD do visor, que quando não tem alimentação escurece o viewfinder. Fazendo o teste do redalert na minha D70s (que é dos viewfinders mais fraquitos da Nikon) dá prai 1/3 stop a menos com uma lente rápida. Sem bateria a diferença sobe para quase 2 stops.

isso é verdade. uma nikon sem bateria fica com o visor escurecido. Mesmo tendo a bateria descarregada mas estando colocada na camara é suficiente para o vf ficar "iluminado".
 
Desligadas => possivelmente sem bateria ou com a bateria descarregada.

Na Nikon isso faz toda a diferença. Penso que tem a ver com o overlay LCD do visor, que quando não tem alimentação escurece o viewfinder. Fazendo o teste do redalert na minha D70s (que é dos viewfinders mais fraquitos da Nikon) dá prai 1/3 stop a menos com uma lente rápida. Sem bateria a diferença sobe para quase 2 stops.

Isso não faz muito sentido, nunca ouvi falar numa maquina slr com o visor iluminado.
 
Back
Topo