1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portáteis 24/7 vs PC 24/7

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ManuelFelicio, 1 de Julho de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 873)

  1. ManuelFelicio

    ManuelFelicio Power Member

    Boas pessoal,

    gostava que alguem me soubesse responder às seguintes questões, pois tenho me deparado com estes problemas ultimamente.

    1 - Ter o portátil ligado 24/7 não diminui o tempo de vida dele, ou seja, não é por isso que se um dia ele decide simplesmente morrer (não voltar a ligar) a causa é o tempo de utilização anterior.

    2 - SobreAquecimento dos componentes na motherboard não ocorre por jogar muitas horas mas sim por ter o processador nos 100% durante muito tempo e a ventoinha não funcionar correctamente.

    3 - Os computadores não foram feitos para não poderem estar ligados 24/7/365, caso contrário não existiriam páginas web sequer, pois isto implica que haja um servidor alojado num computador ligado 24h anualmente para que essa página possa responder aos clientes. Se algo corre mal, então é porque o material tinha defeito, pois não se dá 300 contos por algo que só pode estar ligado às terças e quintas.

    4 - O meu portátil deixou de funcionar dum momento para o outro. Às vezes, ele aquecia muito mesmo, chegando a desligar-se por motivos de segurança (obviamente) . Levei-o às reparações da Toshiba em Alfragide e o diagnóstico deles foi : "mother board tem componentes oxidados (enferrujados) na zona da fonte de alimentação, o que causa grande instabilidade". Gostaria de saber se algum de vocês consegue arranjar uma causa para isto. A minha casa no algarve apanha muita humidade, mas eu só cá estou aos fins de semana e durante o verão. Por outro lado, a minha casa em lisboa tem muito pó e estou lá 5 dias por semana.

    Obrigado e, por favor, dêm respostas científicas e não respostas antiquadas.
     
    Última edição: 2 de Julho de 2007
  2. Romani48

    Romani48 Power Member

    É assim todos os computadores podem estar sempre ligados, não é isso que o faz morrer

    Tens é de ter cuidado com certas coisas, como:

    Fonte: é considerado como o seguro de vida do teu PC, uma fonte, não só potente e que suporte o teu sistema, mas também uma estável, com amperes "em excesso" ou seja, por exemplo a linha de 12v convem ter sempre mais Amperes que aqueles defenidos por determinados componentes como a gráfica. Isto de forma a ficares sempre com um espaço de manobra.

    Cooling: Não precisas de ter o teu Computador no gelo, ou com prommys ou assim :p
    Com o que eu tenho visto, a minha ideia é que se deve manter sempre um CPU a um nivel de cerca metade (idle) e em full a uns 3/4 da temperatura considerada limite!

    Imaginemos que um CPU tem um "máximo" considerado pela marca de 100ºC, então em idle convem não passar os 50 e em full, os 75. claro que nenhum CPU, pelo menos desktop costuma ter o máximo nos 100, mas nos 70/75.

    Memorias: Também convem ter as memorias bem frescas nesses sistemas, pois a informação passa quase que forçosamente por elas, logo manter as memorias estáveis, frescas, sem overvoltage, e com timmings ajustados dentro dos limites das RAMs

    Gráfica: Outro componente que convem estar fresquinho, porém para um CPU de 24/7/365 o melhor é ou usar uma baixa gama por que costumam aquecer menos ou então usar uma onboard ;). Podes também fazer underclock nesta

    Disco: O disco deve se manter sempre desfragmentado para diminuir a percentagem da sua utilização, de que forma: reparem se temos dois ficheiros do mesmo programa, um no sector X, e outro num sector X+200, então a agulha vai ter que andar mais 200 sectores, causando sempre "uso a mais" no disco.. Isto a baixo termo não costuma causar muitos problemas, mas com o PC ligado tanto tempo pode levar a criar bad sectors e outros erros e danos fisicos..

    Caixa: Muitos gostam de ter estes PCs no seu quarto a sacarem etc, e por tanto querem um sistema silencio, logo normalmente silencioso=quente, isto se usares aircooling ou outra qualquer solução que faça partido de FAns.
    O que eu recomendo é deixarem o silencio para 2º plano, 1º bom arrefecimento da caixa e de todos os componentes!!

    Limpeza: Manter sempre o sistema limpo é 1 passo enorme para um sistema estável, logo o que recomendo é pores filtros nas Fans, sim vão transportar menos Ar, mas também não vão sujar tanto os componentes, e por tanto vão ter menos sobreaquecimento, logo apesar de não transportar tanto ar, também não vai aquecer tanto a longo termo :D.

    Componentes adicionais: Um bom principio será tirar tudo aquilo que está a mais! por exemplo num PC de sancasso não vamos querer ter uma placa de som, alem do mais normalmente as boards já vem com ela onboard! Não precisamos também de um leitor de DVD e outro gravador.. um gravador já é de mais, quando pode-mos usar uma placa da rede! Drive de disquetes? Quem é que ainda usa disso? Tirar... Hubs USB? umas 4 portas já dá para fazer a festa.. Impressoras? só se quiseres fazer um print server..

    Quanto ao resto é manteres a zona de trabalho limpa e desimpedida, não colocar o PC (caixa) num local fechado ou dentro de um movel e já ficas com um PC que dure bom tempos

    Tenta também ter um PC com boa qualidade de materiais


    Quanto ao Portatil os mesmo principios se aplicam, principalmente os de cooling! recomendo colocar alguma coisa a levantar o portatil e não o manter em contacto ( a parte de baixo) com superficies tipo mesas, a não ser que usem aquelas superficies de cooling!

    E agora para o verão, é porem uma ventoinha daquelas caseiras :-D
    Ah! e manter sempre o transformador arrefecido!

    espero que aches isto cientificamente suficiente :p

    fica bem
    cumps :)
     
  3. ManuelFelicio

    ManuelFelicio Power Member

    Concordo com o que dizes, pois essa também é a minha opiniao.
    Gostava era mesmo da tua e de outras opinioes acerca dos motivos que podem ter levado o meu portatil a morrer. Tenho-o há 2,5 anos. Toshiba M30X-128.
    Eu acho que para ele deixar de funcionar, algo estava mal no hardware e não é por uso excessivo, pois eu uso-o para jogar e trabalhos para a univ (eng. informatica). Nem sequer costumo deixá-lo ligado durante a noite, a não ser que esteja a sacar algum jogo, o que raramente acontece.

    Thanks pela resposta
     
  4. balute

    balute Power Member

    Se o portátil estivesse num local limpo e seco, nada o impediria que ele funcionasse 24/7 durante vários anos. A não ser que tivesse problemas de sobreaquecimento, obviamente.

    Ou seja, o que levou à morte do portátil foi quase de certeza a humidade, na minha opinião.
     
  5. Romani48

    Romani48 Power Member

    estava a reler os posts dele e foi exactamente isso que pensei :p
     
  6. atlante

    atlante Power Member

    Bom Post :kfold:
     
  7. ManuelFelicio

    ManuelFelicio Power Member


    Mas achas que o sobreaquecimento pode ter influenciado a morte? Eu tb estou + inclinado para a humidade, até porque o meu portatil ja teve uma vez um problema de aquecimento e a motherboard foi substituida, um ano e meio antes de morrer. Da segunda vez k la fui, o problema que os gajos da toshiba me disseram foi da humidade. Nem sequer comentaram o facto do aquecimento poder ter sido uma possível causa.
     
  8. edusantos

    edusantos Power Member

    Romani48... grande post... :) aconselho tb tudo o que disseste... e agora existem memórias já preparadas para WC...
     
  9. Romani48

    Romani48 Power Member

    Obg!

    E essas memorias são grandes bicharocos (não em termos de tamanho, mas em desempenho :D)
     

Partilhar esta Página