• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil 4K

sergiol

Power Member
Boas noittes. O meu portátil deu o berro final e agora preciso de comprar um novo. Obrigado desde já.

1) Qual é o orçamento disponível?
Máximo dos máximo 1600 euros, mas gostava de arranjar algo + em conta.

Quando é que vais comprar o portátil?
Até meados de Outubro.

2) A que tarefas se destina o portátil?
(apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização
e) Computação gráfica

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

.15" a 16"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

3840x2160 60Hz ou UHD+

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Evitar a MSI, o meu era muito frágil, partiu pelas dobradiças.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Transportar.

7) Quantas horas de bateria necessitas?
3 horas.

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?
Disco no mínimo 512GB.
Processador convinha ser Ryzen 5 ou 7.
 
Basicamente, algo parecido com https://www.kuanto kusta.pt/p/41002/asus-zenbook-flip-ux371ea-71bxepp1-133-i7-1165g7-16gb-1tb-ssd mas preferia que o monitor fosse maior e processador Ryzen. Não me importava que o peso e o volume fossem um bocado maiores.
 
Ontem no Media Marqt de Alfragide vi lá um portátil da HP que era mais ou menos o que aqui se pretende com resolução 4K.
Os gráficos eram Intel Iris i7 evo.
Pena o ecrã ser só de 13 polegadas.
Não o estou a encontrar na página deles.
 
Bem me parecia que isto era engano. Fui lá ontem outra vez e outro vendedor disse-me que afinal aquilo não tem 4K. Obviamente que lhe disse que o outro colega dele me tinha enganado.
 
Penso que encontrei a oferta + próxima do que procuro até agora.

O que a a oferta não tem e eu gostava de ter aqui:
- Preço mais baixo
- Teclado em Português
- Disco de 1 TB
- Processador Ryzen
 
Última edição pelo moderador:
O lápis azul aqui do fórum censurou-me a parte do link :( Talvez não sejam permitidos links para lojas, não sei, já não vinha cá há tanto tempo, que até tive mudar a palavra-passe.

Eu tinha mandado uma questão para a loja pelo formulário de contacto presente no site, que prontamente me responderam sobre o teclado e recebi de resposta um e-mail a confirmarem-me que o teclado é mesmo em português.
Entretanto já o comprei. É o Portátil Gigabyte AERO 15.6" KC-8PT5130SP i7 16GB 512GB RTX 3060P OLED W10 Pro
Estava esgotado nas lojas de Lisboa, tive de ir de propósito de carro a uma loja dos mesmos, que era a única que tinha "Poucas unidades" do artigo, e fica numa nacional no meio dum deserto sem transportes, acho que para ali é Cabra Figa, não sei bem. Está agora esgotado em todas as lojas deles, eu talvez tenha comprado o último.
Já agora funcionam como armazém, eu bem insisti a perguntar se me deixavam ver o portátil fisicamente, para eu ver se era estruturalmente resistente, o que de imediato recusaram. É tudo vendido embalado, tem um pequeno balcão onde duas funcionárias e mais nada visível ao público. Já agora eu perguntei-lhes e há mais de um ano que deixaram de funcionar com o sistema de pontos para as compras online.

Até agora, o que gosto:
- A construção parece sólida, parece um "monovolume de alumínio" rígido por todo o lado.
- A imagem do ecrã é mesmo muito boa.
- A disposição do teclado é como eu gosto, não tem as teclas do Ctrl, o Alt, o <> em posições esquisitas. Alguns portáteis metem a tecla do Fn onde uma pessoa está habituada ao Ctrl da esquerda e isso irrita-me profundamante! Lenovo, estás a ouvir?
O meu MSI tinha a tecla do <> num sítio completamente fora do comum. E tem duas teclas de Ctrl, que alguns não têm. Tem a tecla do menu do botão direito do rato, tecla que o meu MS não tinha. E o Enter/Return é aquele à teclado de computador Desktop, no meu MSI era um botão horizontal, onde a tecla do ~^ ocupava um espaço proporcionalmente inadequado à sua muito pouca utilização.
As teclas do Home, Page up, Page Down e End estão em sítios que fazem sentido, ao contrário do meu MSI que as tinha duma maneira que para mim não faz sentido, para o Home era preciso carregar em Fn+Page up, para o End era preciso carregar Fn+End e tinha-as numa posição que me baralhava, tinha o Page Up onde eu estava habituado ao Page Down e o Page Down onde eu estava habituado ao End, e pior ainda, cheguei muitas veszes a carregar no Delete, porque ele a tinha onde eu estava habituado ao Page Up :(. E em dois Asus do trabalho que tive a tecla End desaparecia e era um botão do Power, o que também me irritava mesmo muito, até eu ter descoberto um setting qualquer do windows que permitia que o botão do Power não fizesse nada. Este novo tem o botão do Power separado que é mesmo como devia estar sempre.

Até agora, o que não gosto:
- Apesar de ainda não a ter experimentado, a câmara está numa posição muito esquisita, em cima do teclado, em vez de no cimo do ecrã. Talvez a maior annoyance deste portátil.
- A tomada de entrada da corrente está num sítio um bocado chato, sobretudo para quem às vezes quer meter o portátil em cima das pernas (eu incluído, sobretudo nos transportes), pois entra ao meio da lateral direita. Talvez o fabricante aqui não tivesse alternativa, pois tudo o que está daí para trás no portátil são grelhas de ventilação. Já agora, um pormenor: ainda não é USB-C, a tendência agora e que até vai ser lei para toda a UE, mas sim um jack.
- Para usar uma das coisas que mais uso, a combinação Alt+Print Screen que tira um recorte da janela actual, aqui está numa combinação que é preciso carregar Alt+Fn+Home
- Não há luzes de Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock. Em vez disso, aparece no cimo do ecrã um texto a dizer o estado dessas teclas quando se lhes muda o estado. O que neste computador existe são luzes para o teclado todo, de várias cores, controladas através dum software que vem de fábrica.
- O sensor das impressões digitais está num sítio, quase num canto do touchpad. Fica esquisita a paragem repentina quando se está a deslizar o dedo e ele encontra o sensor.
- Para um um portátil tão caro, podiam-se ter esmerado mais no som, parece-me um bocado roufenho.
- Preço

Até agora, o que acho esquisito:
- O teclado tem "Fine" escrito na tecla do End e um "à" na tecla do º
- A luz do Power está na lateral encostada ao jack lateral de entrada de corrente e não acende quando o computador está ligado; mas pisca quando o computador adormece.
- O botão do power às vezes parece que demora a trazer o computador à vida.

É para minha surpresa MADE IN TAIWAN.
 
Última edição:
São raros os portáteis nas grandes superfícies com 4k.

É normal, não faz sentido em ecrãs tão pequenos. Boa sorte a distinguir um bom ecrã 1080p de um 4k a uma distância normal de um ecrã 15", eu pessoalmente já fiz essa experiência.

Sinceramente mais vale comprar um portátil 1080p e um ecrã externo 27" 4k com o dinheiro que poupas no portátil.
 
. Boa sorte a distinguir um bom ecrã 1080p de um 4k
Então os ecrãs 1080p que vejo nas grandes superfícies não são bons. Abre uma página web com texto num desses laptops e faz o mesmo num Surface ou num MacBook por exemplo (que não são exactamente 4k mas têm resoluções superiores com mais dpis) e diz-me se não vês diferenças. Até num pequeno telemóvel se nota quanto mais num ecrã de 14" ou 15". É apenas a minha opinião. A diferença é bastante visível.
 
Última edição:
Então os ecrãs 1080p que vejo nas grandes superfícies não são bons. Abre uma página web com texto num desses laptops e faz o mesmo num Surface ou num MacBook por exemplo (que não são exactamente 4k mas têm resoluções superiores com mais dpis) e diz-me se não vês diferenças. Até num pequeno telemóvel se nota quanto mais num ecrã de 14" ou 15". É apenas a minha opinião. A diferença é bastante visível.

Não podes comparar ecrãs diferentes com sistemas operativos diferentes que têm scaling e renderização texto de forma completamente diferentes.
Ok entre 1080p e 4k a 15" notas diferença se estiveres a fazer "pixel pepping" em uso normal e a uma distância normal não vais notar nada ou praticamente nada e não justifica o premium. A não ser claro que estejas a menos de 40-50cm de um ecrã de 15", o que acho difícil, assumindo uma posição normal e adequada claro.

Para além disso 15" nunca vai ser bom, nem para consumo de conteudo, nem para jogar e muitos menos para trabalhar com edição. A maioria usa um monitor externo de 27-32".
É um uso muito mais eficiente de dinheiro comprar um ecrã 4k externo e poupar no portátil, que fica desatualizado rapidamente e depois o que fazes ao ecrã 4k? portáteis no máximo mudas o ssd e ram. 4k num portátil pagas um premium muito elevado por um ganho mínimo.

Eu diria que 1440p é o máximo que vale a pena para um ecrã tão pequeno como 15"
 
Última edição:
É normal, não faz sentido em ecrãs tão pequenos. Boa sorte a distinguir um bom ecrã 1080p de um 4k a uma distância normal de um ecrã 15", eu pessoalmente já fiz essa experiência.

Sinceramente mais vale comprar um portátil 1080p e um ecrã externo 27" 4k com o dinheiro que poupas no portátil.
Eu noto diferença. Sobretudo no texto. Há tipos de letra que ficam mais "sharp". No Segoe UI, por exemplo, que é o utilizado em quase todo o lado dos Windows modernos, é bastante observável.

Quanto ao monitor externo, já tenho há uns anos uma TV 55" de 4k que comprei a um preço espectacular, na altura foi uma promoção que a Worten fez a quem aderisse a um pacote de serviços de operadora nas lojas deles.

E uma das razões que me fez comprar o portátil que escolhi foi precisamente querer ligá-lo a essa televisão e ver no formato 4k@60Hz. Depois de várias experiências frustrantes com três portáteis, cuja saída HDMI não tinha débito suficiente para esse formato. Cheguei a comprar um cabo HDMI 2.0 e a entrar em contacto com o fabricante da TV, e chegou-se à conclusão que o lado culpado era o do portátil. Podia arriscar a sorte e ter uma placa que tivesse saída HDMI 2.0 num portátil com Full HD, mas sem certezas; assim tenho mesmo a certeza. Além de que me parece que isto é o futuro, e vou ter portátil para muitos e bons anos.

Ninguém merece estar a ver 4k@30Hz durante um dia inteiro de trabalho. Chega-se ao fim com os olhos a arderem e uma enorme dor-de-cabeça. :(
 
Última edição:
Eu noto diferença. Sobretudo no texto. Há tipos de letra que ficam mais "sharp". No Segoe UI, por exemplo, que é o utilizado em quase todo o lado dos Windows modernos, é bastante observável.

Quanto ao monitor externo, já tenho há uns anos uma TV 55" de 4k que comprei a um preço espectacular, na altura foi uma promoção que a Worten fez a quem aderisse a um pacote de serviços de operadora nas lojas deeles.

Notas vantagens num ecrã 4k de apenas 15" em uso normal, ou apenas á a olhar com muita atenção colado ao ecrã á procura das diferenças? Duvido que notes em uso normal mas pronto, se achas que vale a pena força...

As TVs não são grande coisa para trabalhar. Por várias razões e normalmente também não são muito sharp para texto devido ao layout dos subpixeis.
 
Notas vantagens num ecrã 4k de apenas 15" em uso normal, ou apenas á a olhar com muita atenção colado ao ecrã á procura das diferenças? Duvido que notes em uso normal mas pronto, se achas que vale a pena força...

As TVs não são grande coisa para trabalhar. Por várias razões e normalmente também não são muito sharp para texto devido ao layout dos subpixeis.
Isso normalmente dá para configurar. Eu tive um tempo a pensar que tinha que viver com isso, até ter descoberto que na minha TV (não é a mesma que falei em cima) tinha que renomear a Source HDMI para ter texto a ser apresentado como deve ser. E sim, é um bocado esquisito ter de renomear a Source para que o texto fique bem.
 
Isso normalmente dá para configurar. Eu tive um tempo a pensar que tinha que viver com isso, até ter descoberto que na minha TV (não é a mesma que falei em cima) tinha que renomear a Source HDMI para ter texto a ser apresentado como deve ser. E sim, é um bocado esquisito ter de renomear a Source para que o texto fique bem.

nada a ver. Isso é o nivel de pretos. Tens de combinar o output do pc com o da tv.
 
É um uso muito mais eficiente de dinheiro comprar um ecrã 4k externo e poupar no portátil, ...
Sim, mas apenas se não utilizares muito o portátil como dispositivo "portátil". Para quem usa o portátil quase sempre no mesmo local, na mesma secretária, concordo. Mais vale poupar no ecrã do portátil e comprar um bom monitor externo tal como disseste.
Agora para quem se desloca com o portátil, quem "trabalha" no sofá, quem usa a pen para sketches, ... essas pessoas vão usar bastante o ecrã do portátil, senão quase sempre, e nesse caso um portátil com um bom ecrã e com uma boa resolução pode fazer toda a diferença.
 
Tudo a ver. Se eu resolvi o problema assim, porque é que estás a dizer que não? Aliás fui eu que escrevi o seguinte: https://superuser.com/a/1608572/71226

A única coisa que esses modos fazem é desativar processamento de imagem, e colocam um perfil mais correto e adequado para uso com o PC.
Não mudam fisicamente o formato dos sub pixeis... Nem o facto de ser uma tv.

O facto de que nem sabes a que me refiro e que achas que uma TV é excelente para trabalhar diz tudo. Compra portátil com 4k... Mais um atrás de marketing e trends sem sentido nenhum.
Também acho que devias comprar uma TV 8k para trabalhar. É 8k.... O resto não importa.

A única TV que eu recomendaria como monitor seria uma LG OLED, por ser OLED e 120hz. Mas mesmo assim... É mais para ver conteúdo/jogos. Tamanhos ainda são gigantes não é adequado para uma secretária, o layout fisico dos pixeis deixa o texto meio blurry, precisão a nivel de cores/calibração vai ser sempre muito inferior a um monitor, ambos calibrados por hardware.

Aposto que a tua TV é uma Samsung com painel VA e péssima uniformidade(tipico de va) e ainda tem BGR subpixel layout a ajudar na qualidade de texto. Péssima calibração de fábrica, gamma e wb tudo menos correto. E ainda deve ter um delay gigante, tipico na maioria das TVs.
 
Última edição:
Back
Topo