Portátil antigo para média center

Flinger

Power Member
Boas, tenho um antigo portátil que já viu melhores dias, e quero-o transformar num media center / file server lá para casa.

A máquina é um Asus F3J, um Core 2 duo a 2Ghz, creio eu, com 2 GB de RAM, e um ATI x1600, e a ideia é que dê para ver youtube, uns filmes, e ao mesmo tempo fazer de file server para permitir que outros dispositivos acedam a filmes, e séries num disco externo. Tenho uma tvbox android, p exemplo, que quero que aceda aos filmes no disco do portátil.

Vou querer ainda usa-lo como download center, com acesso remoto, torrents e direct download, e acesso shell através de ssh, e, se aguentar das pernas, Streaming de jogos com o Steam HomeStreaming.

Logicamente, não estou à espera de conseguir fazer tudo em simultâneo. Em principio só deverá estar a fazer uma tarefa de cada vez. Na pior das hipóteses, a sacar enquanto a box se liga para usar um ficheiro, pouco mais.

Neste momento o portátil tem ubunto mate 16.04 instalado, com o kodi, e até funciona bem, mas quando sai de suspensão, fica muito lento.

O que aconselham de SO, e restantes SW a utilizar? Alguns guias/leituras aconselhadas?
 
Back
Topo