Portatil aquece muito e desliga-se, porquê?

Ola pessoal, estou a ter dois problemas com o meu portatil e não consigo soluciona-los, talvez a malta daqui me consiga ajudar com umas dicas.

Passo a descreve-los:

1-O meu portatil actualmente anda a trabalhar entre os 65-85ºC e quando corro algo mais puxado chega aos 110ºC e muitas das vezes desliga-se. Só consigo que não se desligue baixando a velocidade de processamento do CPU em 2 níveis mas o computador fica muito lento. Não serão estas temperaturas demasiado altas?

2-A ligação wireless não detecta o modem quando ligo o computador, tenho que desligar e voltar a ligar a placa e só assim funciona.

Algumas informações sobre o meu portatil:


Campo Valor
Computador
Tipo de Computador PC de 'Configuração avançada e interface de energia' (ACPI) (Mobile)
Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional
Service Pack do Sistema Operacional [ TRIAL VERSION ]
Internet Explorer 6.0.2900.5512
DirectX 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)
Nome do Computador TIAGOPORTATIL
Nome do usuário ***** *****
Nome do domínio [ TRIAL VERSION ]
Data / Hora 2009-05-06 / 21:10

Placa mãe
Tipo de processador Mobile Intel Pentium M 760, 2000 MHz (15 x 133)
Nome da Placa Mãe Toshiba Satellite M40
Chipset da Placa Mãe Mobile Intel Alviso i915PM
Memória do Sistema [ TRIAL VERSION ]
DIMM1: Hynix HYMD564M646BP6-J 512 MB PC2700 DDR SDRAM (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-3-3-6 @ 133 MHz)
DIMM2: Samsung M4 70L6524BT0-CB3 [ TRIAL VERSION ]
Tipo de BIOS Insyde (05/18/04)
Porta de comunicação BT Port (COM15)
Porta de comunicação BT Port (COM16)
Porta de comunicação BT Port (COM17)
Porta de comunicação BT Port (COM18)
Porta de comunicação BT Port (COM19)
Porta de comunicação BT Port (COM20)
Porta de comunicação BT Port (COM21)
Porta de comunicação BT Port (COM22)
Porta de comunicação BT Port (COM6)
Porta de comunicação BT Port (COM7)

Monitor
Adaptador gráfico ATI MOBILITY RADEON X600 SE (128 MB)
Adaptador gráfico ATI MOBILITY RADEON X600 SE (128 MB)
Acelerador 3D ATI Mobility Radeon X600 SE (M24C)
Monitor Monitor Plug and Play

Multimídia
Adaptador de som Analog Devices AD1981B(L) @ Intel 82801FBM ICH6-M - AC'97 Audio Controller [B-2]

Armazenamento
Controladora IDE Intel(R) 82801FBM Ultra ATA Storage Controllers - 2653
Controladora IDE Texas Instruments PCIxx21 Integrated FlashMedia Controller
Disco rígido FUJITSU MHV2080AH (80 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/100)
Disco rígido SanDisk Cruzer Micro USB Device (7 GB, USB)
Drive óptico MATSHITA DVD-RAM UJ-831S (DVD+R9:2.4x, DVD+RW:8x/4x, DVD-RW:8x/4x, DVD-RAM:3x, DVD-ROM:8x, CD:24x/10x/24x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)
Status dos discos rígidos SMART OK

Partições
C: (NTFS) [ TRIAL VERSION ]
D: (NTFS) 25117 MB (3109 MB livre)
Tamanho total [ TRIAL VERSION ]

Dispositivos de entrada
Teclado Teclado padrão de 101 ou 102 teclas ou Microsoft Natural PS/2
Mouse Rato compatível com HID
Mouse Synaptics PS/2 Port TouchPad

Rede
Endereço IP principal [ TRIAL VERSION ]
Endereço MAC principal 00-13-CE-29-77-E2
Adaptador de Rede Bluetooth Personal Area Network - Miniport do agendador de pacotes
Adaptador de Rede Intel(R) PRO/Wireless 2200BG Network Connection - Miniport do agendador de pacotes (192. [ TRIAL VERSION ])
Modem TOSHIBA Software Modem

Dispositivos
Impressora HP PSC 2350 series
Impressora Microsoft Office Document Image Writer
Impressora Samsung CLP-310 Series
Controladora FireWire Texas Instruments OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller (PHY: TI TSB41AB1/2)
Controladora USB1 Intel 82801FBM ICH6-M - USB Universal Host Controller [B-2]
Controladora USB1 Intel 82801FBM ICH6-M - USB Universal Host Controller [B-2]
Controladora USB1 Intel 82801FBM ICH6-M - USB Universal Host Controller [B-2]
Controladora USB1 Intel 82801FBM ICH6-M - USB Universal Host Controller [B-2]
Controladora USB2 Intel 82801FBM ICH6-M - Enhanced USB2 Controller [B-2]
Dispositivos USB Bluetooth USB Controller-4 from TOSHIBA
Dispositivos USB Dispositivo de armazenamento de massa USB
Dispositivos USB Dispositivo USB de interface humana
Bateria Microsoft ACPI-Método de controlo de bateria em conformidade
Bateria Transformador Microsoft

DMI
Distribuidor da BIOS - DMI TOSHIBA
Versão da BIOS - DMI Version 1.60
Fabricante do Sistema - DMI TOSHIBA
Nome do Sistema - DMI Satellite M40
Versão do sistema - DMI PSM40E-08203TPT
Número de série do Sistema - DMI [ TRIAL VERSION ]
UUID do Sistema - DMI [ TRIAL VERSION ]
Fabricante da Placa Mãe - DMI TOSHIBA
Nome da Placa Mãe - DMI Portable PC
Versão da Placa Mãe - DMI Version A0
Número de série da Placa Mãe - DMI [ TRIAL VERSION ]
Fabricante do chassis - DMI TOSHIBA
Versão do chassis - DMI Version 1.0
Número de série do chassis - DMI [ TRIAL VERSION ]
Identificador do chassis - DMI [ TRIAL VERSION ]
Tipo de chassis - DMI Portable

Problemas e sugestões
Problema O espaço livre em disco C: é somente de 4%.


Fico a aguardar atentamente pelo vosso feedback, se for preciso mais algum dado que eu consiga facultar é só pedir.

Desde já muito obrigado aos que tiverem paciência e generosidade em me ajudar.:005:
 
Provavelmente tens a ventoinha entupida com cotão. Aspira-o pela saida de ar e se possível abre-o e limpa tudo muito bem. Fiz isso a um Acer há pouco tempo e a ventoinha em vez de estar sempre ligada como antes até já está quase sempre desligada.
 
Provavelmente tens a ventoinha entupida com cotão. Aspira-o pela saida de ar e se possível abre-o e limpa tudo muito bem. Fiz isso a um Acer há pouco tempo e a ventoinha em vez de estar sempre ligada como antes até já está quase sempre desligada.

GusG muito obrigado pela dica, este fim-de-semana ja vou ver se consigo abrir o bicho para limpar tudo em condições! Eu realmente pouso o computador em cada sítio que certamente aspira muita porcaria.:sad: Se resolter o problema venho aqui dar noticias! Muito obrigado!
 
GusG muito obrigado pela dica, este fim-de-semana ja vou ver se consigo abrir o bicho para limpar tudo em condições! Eu realmente pouso o computador em cada sítio que certamente aspira muita porcaria.:sad: Se resolter o problema venho aqui dar noticias! Muito obrigado!


Se não tiveres acesso directo à ventoinha procura na net como abrir o portatil. Vale mais prevenir ;)
 
Provavelmente tens a ventoinha entupida com cotão. Aspira-o pela saida de ar e se possível abre-o e limpa tudo muito bem. Fiz isso a um Acer há pouco tempo e a ventoinha em vez de estar sempre ligada como antes até já está quase sempre desligada.

cuidado com a descarga electromagnetica qd andares lá a mexer.
senao ainda te habilitas a queimar alguma coisa.

se nao conseguires abrir o tatil a melhor opçao sera utilizar um compressor (com jeitinho) na entrada de ar do sistema de refrigeração.

cumpz
 
Não consegui abrir o bicho, tem muitos parafusos e acho que devem ter uma ordem, infelizmente também não achei nenhuma informação de como abrir este modelo específico.:(
Como já tenho 2 USB queimadas, as hotkeys mortas, a ficha de alimentação com mau contacto e o bluetooth marado vou entretanto troca-lo por, em principio, um Sony vaio de 14'' para substituir este meu amigo toshiba já com 5 anitos.

Obrigado a todos na mesma mas acho que é mais seguro deixar o bicho assim, no nível 4 de 7 de processamento, e aguentar até ao natal pela nova companhia.:p
 
Chegaste a tentar aspirar o pó pela saída de ar?
Se ainda não o fizeste, tenta :)

Não, mas como me aconselhas a fazer, ter o pc ligado ou desligado? Também tenho o tal compressor mas não sei até que ponto é seguro soprar pela entrada de ar visto que a ventoinha irá rodar com muita força.

Posso também utilizar os dois métodos, aspirar pela saída e soprar pela entrada, mas será seguro? :confused:
 
Back
Topo