Portatil ASUS F3JA com aquecimento exagerado

brn85

Power Member
Olá.

Tenho um ASUS F3JA a quase 2 anos e à cerca de 2-3 meses começou a aquecer bastante do lado direito ( do lado direito do touchpad, na zona das teclas das setas). Isto coincide com a zona do processador, mas penso que os 60º a que se encontra em funcionamento normal se devem ao aquecimento referido e nao ser o processador a criar o aquecimento. Antigamente a temperatura em idle do processador penso que rondava os 45º. Não sei a que se deve este facto, e posso dizer que 15min depois de ligar o PC ja está a ferver...

Este calor todo que é gerado não deveria ser normal, de certeza que está a desgastar o equipamento...é uma situação bastante incómoda.

Alguem me pode dar uma ajuda para resolver este problema? Já tiveram sintomas parecidos? É normal isto acontecer?
 
Boas, algo se passa com o teu f3ja, aqui por casa custuma andar um e é bastante fresquinho, tenta mudar a pasta termica, ajuda bastante

Abraço
 
A experiência diz-me que quase de certeza que tens o dissipador entupido com pó (situação que é normal por mais cuidados que se tenham dado que o portátil tem dois anos). Com dois anos deve estar fora da garantia, aconselho-te a te dirigires a uma loja da especialidade (que saiba o que está a fazer), para desmontarem o dissipador, o limparem recolocarem nova massa dissipadora e à partida terás o problema resolvido.

Cumprimentos,
 
pois, o problema é que ainda está na garantia... só faz 2 anos em Outubro....faltam 4 meses mais ou menos...

Mas é comum isto acontecer? É que nunca ouvi dizer que passado uns tempos tinha de abrir o PC e fazer uma limpeza!
Tenho colegas que têm o portátil à muitos anos e não tenho ideia que tenha feito tal coisa...ou estarei completamente errado?

Será que na loja onde comprei podem fazer isso? (*****) Ou é fácil de fazer em casa, sabendo que estaria a violar a garantia?
 
pois, o problema é que ainda está na garantia... só faz 2 anos em Outubro....faltam 4 meses mais ou menos...

Mas é comum isto acontecer? É que nunca ouvi dizer que passado uns tempos tinha de abrir o PC e fazer uma limpeza!
Tenho colegas que têm o portátil à muitos anos e não tenho ideia que tenha feito tal coisa...ou estarei completamente errado?

Será que na loja onde comprei podem fazer isso? (*****) Ou é fácil de fazer em casa, sabendo que estaria a violar a garantia?

Se está na garantia, fala com a *****, uma coisa é certa, não podes ser tu a desmontar o dissipador, se pedires à Asus, eles em principio resolvem-te isso, ficas é sem portátil umas semanas. Se fosse eu ia à loja onde comprei e pedia ajuda, na maior parte dos portáteis esse tipo de operação não é nenhum "bicho de sete cabeças" nem põe em causa a garantia, mas depende do portátil. Dai eu dizer que seria melhor levares à *****, eles até podem cobrar alguma coisa, mas se violarem a garantia o problema é deles ;)

Cumprimentos,
 
Isto é uma coisa que acontece mais quando o PC está ligado à rede. Quando o PC está ligado com a bateria o aquecimento é muito mais moderado, com o mesmo modo de consumo. Será alguma coisa relacionada com o carregador?
 
E quando está ligado a rede não fica com o cpu na velocidade máxima?
E em bateria não assume o multiplicador mais baixo? indo raramente para o máximo (só quando exige poder de processamento).
Tentaste a minha solução? É que costuma funcionar :D
 
Não vejo razão para se levar um portátil em garantia, à loja.

O meu A8JS foi para reparar, liguei directamente para o número da assistência técnica, e em 2 dias vieram buscar o portátil a casa, e dois dias depois estava a ser entregue em minha casa novamente, e reparado, claro.
 
E quando está ligado a rede não fica com o cpu na velocidade máxima?
E em bateria não assume o multiplicador mais baixo? indo raramente para o máximo (só quando exige poder de processamento).
Tentaste a minha solução? É que costuma funcionar :D

Ainda nao tentei pk ainda não tive acesso a um...

Teoricamente o muliplicador é o mesmo, já que tanto no NHC como no Power4Gear o modo de consumo é o mesmo...
 
Back
Topo