1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Análise Portátil GK5z

Discussão em 'Hardware - Análises, Artigos e Guias' iniciada por hszmanel, 30 de Julho de 2020. (Respostas: 11; Visualizações: 856)

1. Venho vos falar da minha experiencia com este portatil adquirido em Março de 2019 e de certa forma alertar para os beneficios e consequencias da vossa possivel compra.

Modelo GK5z, 15.6" FHD (1920 × 1080) 144HZ, i7 8750H, 1060 6GB, 8GB DDR4 2400MHz,256GB SSD M.2.

O BOM:
    -De forma geral tem bons acabamentos, gosto da cor e do estilo.
    -Tem boa ventilação e os borders do ecrã são pequenos.
    -A camera tem boa qualidade e dá perfeitamente para boas chamadas de video.
    -O touchpad é decente.
    -O desempenho é bom e o botão de turbo das ventoinhas tem efeitos competentes.
    -É bastante leve e fino o que o torna bom para trabalho.

O MAU:
    -O teclado é no minimo esquisito, de forma geral funciona decente, mas tem alturas em que um click mais transversal nao regista. Um led azul morreu apos apenas meio ano de uso.
    -As temperaturas são desconfortaveis no minimo, mesmo com uma massa termica de topo que coloquei, via muitas das vezes o CPU a 85º+ em jogos que não são AAA.
    -O brilho do ecra estragou e tive de enviar para a garantia( Ver Nota).

Apesar de ser um portatil com motherboard Clevo achei de forma geral uma boa experiencia no uso do mesmo. Alguma pergunta estejam à vontade.

-----
    Nota: O uso da garantia é desastroso. Enviam recolha que não liga para o cliente nem eles mesmos sabem a que horas poderá aparecer, temos de estar de pernas abertas na varanda o dia todo à espera. Muito pior que isso a reparação é na verdade feita no Reino Unido ao qual terão de esperar várias semanas sem qualquer previsão pois dizem que são uma empresa "online baseada na Suíça" e não se regem pelas leis Europeias dos 30 dias para reparação. Sinceramente se eu soubesse esta ultima informação nunca teria comprado neste site.

Última edição pelo moderador: 31 de Julho de 2020
  2. Mav

Mav Power Member

Algumas notas, eu tenho esse modelo, não tem nada de Clevo, mas sim TongFang e essas temperaturas são normais, se fizeres um undervolt jeitoso fica muito melhor. O teclado é mecânico, apesar de algo ruidoso, é dos melhores teclados que já usei!

Quanto a essa empresa, na assistência em Portugal trabalha com os CTT, esses nunca permitem marcar qualquer hora para a recolha, passam quando for a volta na zona da recolha, tal como em entregas das encomendas, não marcam horas para entregar...
    No ter de ir para Inglaterra, é normal, todos os “vendedores” deste tipo de portáteis têm de os enviar para os fornecedores para garantia e na Europa só há na Inglaterra e na Alemanha e todos demoram algum tempo, se bem que duvido que mais que 30 dias.

3. Pensava que pertenciam tudo à mesma empresa, erro meu. Quanto à distruição e reparação eu sei o que tas a dizer mas por explicares não torna o processo bom para o cliente, sinceramente até parece que estás a ser um bocado "Devil's advocate" ahah, mas lá terás as tuas razões.
    O teclado tem zonas que não funciona perfeitamente, já usei dezenas de teclados mecanicos. A cap como é demasiado larga e a ligaçao com o switch é pequena torna desiquilibrada a distribuição da força.

Quanto ao undervolt, eu não sei fazer isso e sinceramente tenho medo de o estragar ao fazer algo do genero, como a maior parte dos utilizadores.

4. Mav

Mav Power Member

Sou cliente de longos anos e “levo lá” carradas de outros clientes logo não gosto de “ataques” a quem não se pode defender ;)
    Se fores a ver as poucas assistências de outras marcas que te fazem recolhas em casa, é tudo assim.

Quanto ao undervolt, instala o Intel xtu e vai baixando o core a partir de -90 até ficar instável, quando ficar, aumentas um pouco, não estraga nada.

5. Vou instalar e ver então, thx!

Por teres tido boas experiencias não quer dizer que seja uma forma correta de atuar, principalmente a situação dos 30 dias achei uma cena muito baixa, parece até de proposito a empresa criada na Suiça para poder fugir a responsabilidades europeias

6. Mav

Mav Power Member

Que eu saiba eles sempre cumpriram os 30 dias, embora nestes anos tenha recorrido ao rma umas 2x, nunca vi queixas sobre isso.
    Eles têm a sede na Suíça pois têm parceria com outra grande empresa e vendem para a Europa inteira, mas isso aqui não interessa.

Instala isso e testa depois que vais ver que fica bem melhor.

7. Firefly0

Firefly0 Power Member

Tenho o mesmo portátil comprado em Fevereiro de 2019, mudei o SSD (o que vinha é muito fraco) e adicionei mais 8GB de RAM.

Em relação ao teclado não tenho queixas e não acho ruidoso, a versão deste portátil com ecrã de 60HZ (penso eu) é que vinha com outro teclado mais barulhento.

O maior problema é mesmo a temperatura do cpu, o design "tripod" do dissipador não ajuda nada, já usei algumas pastas térmicas mas aquilo passado umas semanas volta outra vez a subir a temperatura, a melhor que usei foi a Thermalright TFX mas mesmo assim não fico contente, qual é a pasta que usaste no teu @hszmanel? É um problema bastante discutido neste portátil e nem sei o que fazer em relação a isto.

No meu uso o Throttlestop para fazer undervolt e não uso o gaming center pois tem componentes do intel XTU lá dentro.

8. Mav

Mav Power Member

O segredo na massa térmica é ser uma o mais espessa possível pois as mais comuns de topo são muito “líquidas” e escorre tudo debaixo do dissipador, têm excelentes temperaturas ao início e degradam muito rapidamente com o tempo. Ando a acompanhar um tópico no NBR em que um user anda a testar várias e a fazer comparativos e gráficos para escolher a melhor. Isto aplica-se a praticamente todos os portáteis gaming.

9. Firefly0

Firefly0 Power Member

Supostamente a Thermaright TFX é das mais espessas que andam aí.

Podes indicar qual o tópico sff?

10. Eu uso thermal grizzly kryonaut, mudo de 4 em 4 meses. Mas nunca fiz undervolt, tenho de testar. Nao usas o gaming center usas qual?

11. Mav

Mav Power Member

Há uns softwares para substituir o gaming center, é só ver o tópico no NBR.

Undervolt é um must em portáteis gaming.