• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil para LR e PS

JeyC

Power Member
Boas pessoal.

Não sei se será aqui o melhor sítio para colocar o típico mas aqui vai.
Preciso de um portátil, tanto pode ser mac ou outra marca com Windows.
Basicamente é para editar casamentos em lightroom e também poder usar o Photoshop quando necessário.

O budget são 1000€.

Obrigado pela ajuda.
 
Não creio que dentro desse budget vás encontrar um portátil direccionado a criadores, com ecrãs ou funções XPTO. E tipicamente os ecrãs de portátil são difíceis de calibrar, porque não tens as mesmas configurações possíveis de um desktop.

Eu comprei um HP Aero 13", é bem pequeno e leve, tem as portas todas que me interessam (tanto USB-C como USB-A e HDMI), tem um ecrã 100% sRGB e boa bateria. Além disso, apesar de carregar por USB-C com PD (fixe para usar o mesmo carregador do telemóvel ou a powerbank), veio com um carregador normal que não ocupa a porta USB-C.
Parte importante:
- AMD Ryzen 7 5825U com 16Gb de RAM e SSD de 512Gb. Custou 800€ em promo no El Corte.

Também és capaz de encontrar agora Macbooks em promoções da Black Friday, mas mesmo um M1 se calhar já te deve esgotar o budget (não recomendo 8Gb de RAM).

Uma sugestão: Apesar de em casa ter um BenQ de 32" para editar no desktop, comprei na semana passada um monitor mais pequeno (27") para poder ter ligado ao portátil no local onde estiver a tirar fotos. Acaba por ser transportável e melhor para trabalhar que o ecrã do portátil.
A Amazon tem tido alguns monitores BenQ, ViewSonic e Asus ProArt, entre 24" e 27", na gama dos 200-300€ usados ou em promo.
 
Não creio que dentro desse budget vás encontrar um portátil direccionado a criadores, com ecrãs ou funções XPTO. E tipicamente os ecrãs de portátil são difíceis de calibrar, porque não tens as mesmas configurações possíveis de um desktop.

Eu comprei um HP Aero 13", é bem pequeno e leve, tem as portas todas que me interessam (tanto USB-C como USB-A e HDMI), tem um ecrã 100% sRGB e boa bateria. Além disso, apesar de carregar por USB-C com PD (fixe para usar o mesmo carregador do telemóvel ou a powerbank), veio com um carregador normal que não ocupa a porta USB-C.
Parte importante:
- AMD Ryzen 7 5825U com 16Gb de RAM e SSD de 512Gb. Custou 800€ em promo no El Corte.

Também és capaz de encontrar agora Macbooks em promoções da Black Friday, mas mesmo um M1 se calhar já te deve esgotar o budget (não recomendo 8Gb de RAM).

Uma sugestão: Apesar de em casa ter um BenQ de 32" para editar no desktop, comprei na semana passada um monitor mais pequeno (27") para poder ter ligado ao portátil no local onde estiver a tirar fotos. Acaba por ser transportável e melhor para trabalhar que o ecrã do portátil.
A Amazon tem tido alguns monitores BenQ, ViewSonic e Asus ProArt, entre 24" e 27", na gama dos 200-300€ usados ou em promo.
Não vi nada de jeito na black friday. Contudo vi na PC comp*** por 799€ o Portátil Asus VivoBook 15 OLED 15.6" M1505YA-R77BOHDPB1

Será este boa compra?

Obrigado.
 
As specs parecem boas com Ryzen 7, 16Gb e 1Tb de SSD. Acho que dificilmente vais encontrar melhor por esse valor.

Normalmente OLED é de evitar para trabalho fotográfico, IPS é melhor, mas neste caso está certificado para 100% DCI-P3, e pelo que vi cobre 98% de AdobeRGB e 100% sRGB, que são mais importantes para fotografia. Pode ser complicado é calibrar, visto ser um portátil, mas como ponto de partida está óptimo.

PS: Tens esse PC a esse preço em várias lojas. Toma atenção ao comprar em lojas estrangeiras por causa da garantia poder ser diferente (cá são 3 anos, Espanha acho que também, Itália ou França são 2 anos) e por causa do teclado. Algumas têm representação cá mas são estrangeiras na mesma, como a ***** e a *****.
 
Entretanto como tenho na empresa onde trabalho desconto nos produtos Huawei. Conseguia comprar o matebook 14d com 16gb RAM, 512 gb SSD, processador Intel® Core™ i5-1240P de 12.ª geração e Placa gráfica Intel® Iris® Xe por 649€.

Estive a ver e srgb 100% e tela IPS.
As specs parecem boas com Ryzen 7, 16Gb e 1Tb de SSD. Acho que dificilmente vais encontrar melhor por esse valor.

Normalmente OLED é de evitar para trabalho fotográfico, IPS é melhor, mas neste caso está certificado para 100% DCI-P3, e pelo que vi cobre 98% de AdobeRGB e 100% sRGB, que são mais importantes para fotografia. Pode ser complicado é calibrar, visto ser um portátil, mas como ponto de partida está óptimo.

PS: Tens esse PC a esse preço em várias lojas. Toma atenção ao comprar em lojas estrangeiras por causa da garantia poder ser diferente (cá são 3 anos, Espanha acho que também, Itália ou França são 2 anos) e por causa do teclado. Algumas têm representação cá mas são estrangeiras na mesma, como a ***** e a *****.
 
Entretanto como tenho na empresa onde trabalho desconto nos produtos Huawei. Conseguia comprar o matebook 14d com 16gb RAM, 512 gb SSD, processador Intel® Core™ i5-1240P de 12.ª geração e Placa gráfica Intel® Iris® Xe por 649€.

Estive a ver e srgb 100% e tela IPS.
Não me parece que compense muito...

Ficas com metade do disco, a RAM acho que passa de DDR5 para DDR4, o processador acho que é equivalente mas mais antigo e perdes em gráfica.
Além disso o ecrã do Matebook pelo que li não é grande coisa em termos de cores ou brilho. Cobre 100% sRGB mas com erros grandes nas cores (dE >3-4, quando o standard é <2 ou até 1).

Tens ainda outro inconveniente: uma das portas USB é 2.0 (em 2023..), tens uma porta USB-A 3.2 e depois tens uma USB-C, mas é a mesma do carregador, portanto não podes ligar lá coisas enquanto está a carregar, a menos que compres um hub com passthrough.
O ASUS também tem uma porta 2.0, mas depois tens duas 3.2 e pelo que vi, trás um carregador de pino DC (apesar de também poder carregar por USB-C PD).
 
O ecran também é mais pequeno, independentemente da escolha aconselharia a trabalhar com o monitor ao lado para aumentar substancialmente a produtividade.
 
Tem o ecran adequado.
Sem dúvida. Havendo ecrãs de 27" QHD e 99% sRGB abaixo dos 200€, trabalhar com ecrãs de portátil é último recurso...
Sem vos querer o incomodar mais. Só mais duas hipóteses que vi ambas por 899€.

ACER NITRO 5 AN515-58

E

MacBook Pro APPLE Prateado - MWP72PO/A (13.3'' - Intel Core i5 - RAM: 16 GB - 512 GB SSD - Intel Iris Plus Graphics)

Algum desses vale a pena?

Obrigado por toda a ajuda.
 
Depois de ler e ler. Acho que vou atirar me para o mac air M1 8 gb.
Boa sorte.
Para alguém que testou um M2, com 8gb, Lightroom e Photoshop. 8Gb é pouco. E apesar dos fanboys da Apple dizerem que os 8gb do Mac são "16gb" num PC, não são.

Por isso, mais uma vez, boa sorte.
Tens muito bom processador, mas vais sentir a falta de memória.
 
Back
Topo