Portatil para usar Ubuntu! Ajudem!

jaapaurelio

Power Member
Queria que me ajudassem a escolher um portatil que seja 100% compativel com ubuntu 7.04
eu ja meti isto no separador portateis so k nao me ajudaram muito, vi que o ubunto tem problemas com o ACPI, será que nao da mesmo para arranjar um portatil nao muito caro pa usar linux.
Eu nao queria gastar muito dinheiro tenho ate 600 euros, se fosse possivel ate comprava usado.
Quero é saber quais sao compativeis.
Eu tou agora a começar a usar linux, so quero o portatil para explorar melhor este sistema, fazer umas pesquisas e programar umas coisinhas, por isso n presisa ser muito potente mas tb nao quero nada que seja so rasca!
O portatil é para andar sempre comigo, para ond eu for ele vai, por isso melhor nao ser muito grande e pesado, quero um pequeno e leve. o ideal seria entre 13" a 15.4"!
Quero um portatil com Wireless!
ps: nao nessicita ser ubuntu so o escolhi pois é o que uso no meu desktop, mas se for muito dificil arranjar um portatil que de ubuntu nao me importo de usar fedora ou outra coisa.

Agradeço antecipadamnete
Abraço!
 
bem tem uma enorme lista ai petersaints! mas queria algo mais concreto!é que olho para aqueles nomes todos e fico ma mesma sem saber qual comprar!
é um Portatil para testes nao presisa ser topo até porque o dinheiro que tenho nao deixa! :D
agradeço antecipadamente!
 
jaapaurelio é dificil dar mos te respostas concretas..mas epa..presumindo que dava jeito um portatil novo...primeiro de tudo..vez qual o melhor para o teu budget,depois procurar nos foruns ubuntu e tal,mas presumo que se comprares por exemplo um hp teras mais sorte com o ubuntu do que por exemplo com uma marca branca..abc
 
com qualquer portatil agora é facil ter suporte completo seja em que distro for.
mas se queres mesmo evitar dores de cabeça, começa por procurar em 1º lugar portateis que tenham placa gráfica da nvidia.

depois disso já é mais facil.
 
Não deves começar por aí. Primeiro faz uma lista de portateis ate esse preço. Dessa lista escolhes os que mais te agradam e só dps investiga se o harware é compativel. Como disseram tem em conta a placa grafica. Vai para nvidia. Dps ha tb os discos rigidos que as vezes dão problemas.
Mm aqui no forum podes encontrar infos sobre portateis ate 600€. É uma questao de usares o search. Acho que ha partida n ha grandes problemas, pois a grande maioria suporta Linux. Não é nenhum bixo de sete cabeças.
Quanto à distro a instalar, usa tb o search e vais ver o montao de threads a falar do assunto

Boa sorte
 
Não é propriamente os discos que dão problemas mas sim os controladores na motherboard onde se ligam os discos mas nestes casos normalmente basta instalar um distribuição mais recente.

Se encontrares um portátil com gráfica Intel ou nVidia e placa de rede sem fios Intel não deverás ter grandes problemas.
 
bem, não deves ter problemas com portáteis com alguns meses, pois se já estiverem no mercado há algum tempo, provavelmente já foram testados para Linux, podes sempre visitar amigos com portáteis que te agradem e levas um live cd ubuntu contigo para testares...se o live cd funcionar então a versão instalada certamente também funciona e ficas a saber que se comprares um portátil igual, ele vai funcionar.
É uma ideia, se não gostas simplesmente recolhe informação de hardware do portátil que tens em vista comprar e verifica no site do ubuntu e em fóruns se esse hardware é compatível...
 
Não sei qual é o problema?
Portatil imcompativel com linux? Mete o windows "fresquinho" e a última versão de uma distro qq para veres o que é falta "imcompatibilidade".
Se não vosse as empresas de hardware so verem windows à frente, threads destas nem viam a luz do dia.

Pah compra o portatil à vontade, no máximo não suporta a camera e leitor de cartões, de resto é na boa. Se queres que suporte, procura alguém que tenha isso a funcionar para saberes o que procurar em concreto.
 
Lembrei me a pouco..se achares um portatil HP da serie DV dentro do teu budget acho que nao teras problemas..alias ha no forum ubuntu uma thread inteira com configs e isso para estes portateis...
Aconselho te a comprares algo com grafica intel ou nvidia...e chipset tb..pk axo k ati e complicadote..
 
com ati pode ser complicado, como têm escrito por aí, para o ubuntu...
esta semana instalei uma distro linux em 2 portáteis toshiba (um deles um modelo com cerca de 3 anos e o outro recente), ambos com gráficas ati, sem problema absolutamente nenhum....
 
Back
Topo