portátil ralentiza e arrasta

crossroads

Power Member
Olá!

Tenho um portátil Acer Aspire 5101 AWLMi: processador AMD Turion 64 Mobile MK-36, RAM 2Gb DDR2, ATI Radeon Xpress 1100. Foi feito um upgrade à RAM à uns 3 meses. Está a funcionar com o WinXP.

O problema é que de um momento para o outro começou a ficar arrastado. Previamente não se fez nada de especial nem ne instalou nada no computador. Simplesmente ficou com o som arrastado por uns segundos, o mesmo se passando com o rato. Por exemplo, clicando numa pasta ele fica a pensar durante uns 10 segundos até a abrir, etc. Fica mesmo muito lento.
Ao reiniciar o computador ele pára de repente no momento em que está a carregar o Windows durante uns 10 minutos e só depois abre o windows.

Formatei o C: (deixei a info importante no D:) e reinstalei o XP. Começou a funcionar bem mas voltou de novo ao mesmo comportamento.
Tendo reinstalado o XP não creio que seja do software. Mas se for do hardware, como saber qual??

Obrigado por qualquer indicação.
 
Se for do hardware é mais provável ser ou das memórias ou do disco. Para verificar as memorias podes utilizar o memtest . Para o disco, normalmente o fabricante fornece um programa de diagnostico (provavelmente pode ser obtido no site do mesmo).
 
Se for do hardware é mais provável ser ou das memórias ou do disco. Para verificar as memorias podes utilizar o memtest . Para o disco, normalmente o fabricante fornece um programa de diagnostico (provavelmente pode ser obtido no site do mesmo).
Obrigado pela dica. Já uma vez tive um problema com a RAM noutro portátil e corri o memtest, mas nunca encontrou o problema. Depois, troquei de Ram e funciona bem.
Agora sobre ete não suspeitei que fosse da Ram porque é nova...
 
Agarra numa "vasoura" e faz uma limpeza a isso.
Ccleaner e desfragmentação do disco podem-te ajudar a eliminar esse arrastamento.

Não sei se leste do início mas eu formatei o disco e por isso não é da bicharada.

Em resposta ao hideout, o disco é da Toshiba e eles não têm qualquer programa de diagnostico.
 
Back
Topo