Possivel burla numeros internacionais?

Nandeco

Power Member
Já tinha varios relatos de amigos meus e hoje aconteceu com a minha esposa.
Ligam-nos de um numero internacional e se ninguem atender ligam logo no segundo a seguir de um numero 91.

Aconteceu isto a mais alguem? Têm conhecimento de alguma burla?
Parece bastante estranho um numero portugues ligar logo seguido desse internacional.
 
Já tinha varios relatos de amigos meus e hoje aconteceu com a minha esposa.
Ligam-nos de um numero internacional e se ninguem atender ligam logo no segundo a seguir de um numero 91.

Aconteceu isto a mais alguem? Têm conhecimento de alguma burla?
Parece bastante estranho um numero portugues ligar logo seguido desse internacional.
Tive 5 chamadas de números estrangeiros tudo em diferença de 30/40 segundos...
2 da Suécia
3 da Polónia
Eles andam aí...
Tenham cuidado, denunciem sempre os números estranhos!!!
 
Aconteceu-me ontem. Ligaram-me da Estónia, não atendi e logo a seguir liga um número 91 com uma gravação automática (em inglês) a dizer que eu estava envolvido em qualquer coisa e que podia ser preso e com algumas opções para interagir com o IVR. Desliguei obviamente.
 
Não estarão os dados que eles apanharam no ataque à Vodafone a ser usados?
Não. As "vítimas" são aleatórias. É a nova realidade da criminalidade digital. O mais sensato é ignorar e de preferência não responder ás gravações que são ouvidas. Na maioria dos casos trata-se de bots.
 
Hoje ligaram-me de um +352658069300, a dizer que eu tinha 1.12 Bitcoin e que para levantar tinha que aceder ao computador. Que chatice, estava a conduzir.
 
A do bitcoin já recebi também mas despachei logo, pelo WhatsApp todos os meses recebo olás de números estrangeiros com foto de menina asiatica, é bloquear e denunciar de imediato.

As chamadas penso que não há problema em atender e despachar ou desligar e bloquear, infelizmente isto acontece a muita gente hoje em dia.
 
está-me a acontecer hoje ainda para mais ligarem às 6 da manhã 1 número +35 de Itália e agora às 11 um número com indicativo +33 de França, não atendi ambos, logo bloqueados e reportados
 
Comigo também aconteceu hoje com um numero italiano de madrugada, e já foram de outras proveniencias tais como França, tem aqui um a dizer Haarlem, UK, e por enquanto foi só.
 
Também recebi de França, Irlanda e Suécia. Provavelmente deve ter havido um data breach. Talvez o data breach da TAP (Agosto de 2022)? Foram expostos os números de telemóvel
 
Aqui foi da TAP o leak
Algo que disseram só correspondia ao card usado e profissão.
Era para vender algo de stocks e crypto.
Exactamente.
Desde essa data que tanto email como números ficaram acessíveis...

Email é diário... Com o número de telefone tenho um pouco mais de descanso, mas esta semana foi uma chamada às 5 da manhã e outra às 10...
 
Estas 2 últimas semanas também tenho recebido várias chamadas. Internacionais e Nacionais! Ainda agora recebi uma do 93 530 28 07, em que atendi e não falam. Nem percebo bem para que fazem isto. Deve ser para ver se é um número válido.

Há cerca de uma semana pela primeira vez na vida ligou-me um indiano a dizer que era do Microsoft Windows de um número português!

Bem... bloqueado e esperar que baixe o número de contactos de spam.
 
Por acaso ontem também recebi uma chamada de um número desconhecido que era uma gravação da "polícia". Bloqueei o recebimento de chamadas de números desconhecidos...
 
Back
Topo