Possível problema nas memórias RAM

CS-TOD

Colaborador
Staff
Boas pessoal!

Eu tenho duas memórias G.Skill Aegis DDR4-3000MHz CL16 de 8GB (16GB no total) e há umas semanas reparei que no Sistema aparecia 16GB de memória RAM (7,95GB utilizável). Achei estranho e resolvi retirar os pentes, limpá-los e voltar a colocar. Resolveu.

Mas nos últimos dois dias tenho tido alguns BSOD que não sei se têm que ver com isto:
- PFN_LIST_CORRUPT
- UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION
- MEMORY_MANAGEMENT

Os dois primeiros foram a jogar Flight Simulator. Fiz um check aos ficheiros de sistema e a reparação parece ter corrigido alguns que estavam corruptos.

O último apareceu hoje ao utilizar o windows normalmente e resolvi testar as memórias. O Diagnóstico de Memória do Windows detetou problemas de hardware e agora a usar o MemTest86 já vai em mais de 700 erros em 2 horas de teste.

5-E055034-16-F5-40-D4-A077-D9-F14-F01-AA5-E.jpg


O melhor é enviar as memórias para RMA, certo? Comprei em abril do ano passado.
Eu tenho dúvidas que possa ser da motherboard, por ex, mas não sei, pode ser que não.

PS: não tenho XMP ativo.

Cumps.
 
Fiz isso e só um é que está a dar erros, tanto no diagnóstico de memória do win como no memtest. Vou enviar para garantia, mas pelo menos já sei que o problema é naquele módulo.
 
Não cheguei a fazer isso, mas ao fazer o teste com cada módulo usei o mesmo slot, e apenas um dos módulos teve erros, por isso acredito que não seja do slot, certo?
 
Não cheguei a fazer isso, mas ao fazer o teste com cada módulo usei o mesmo slot, e apenas um dos módulos teve erros, por isso acredito que não seja do slot, certo?

Sim acho uma conclusão lógica, é o mais provável. Eu como sou paranóico testava de novo no slot onde inicialmente estava o com erros, com risco de se for da slot matares tb o que ainda está bom, mas tiras as teimas.
 
Entretanto já entreguei na loja para garantia, mas quando regressarem vejo se fica resolvido, mas confesso que não excluo a hipótese de ser do slot, vamos ver... obrigado pela ajuda!

É pena não poder colocar os módulos noutros slots que não os DIMMA2 e DIMMB2.
 
Back
Topo