Power PC ou Intel? Qual deles escolhem?

3dhouse

Power Member
Boas,
Apenas me iniciei no mundo apple com um macbook e apenas utilizei o Tiger e o Leopard. Contudo gostava de saber como era o sistema antes, como era o power pc? era mais estável que o intel? mais rápido? Um Apple com ***** ainda é actual? Aguenta com aplicações mais pesadas?
 
Boas,
Apenas me iniciei no mundo apple com um macbook e apenas utilizei o Tiger e o Leopard. Contudo gostava de saber como era o sistema antes, como era o power pc? era mais estável que o intel? mais rápido? Um Apple com ***** ainda é actual? Aguenta com aplicações mais pesadas?

Um PowerBook inda consegue ser um Mac actual, o problema em aguentar as aplicações pesadas tem mais a ver com outros componentes do Mac e não apenas com o processador (RAM por exemplo).

Contudo já se começa a deixar de fazer programas para os PPC... A Intel nos Mac's é o futuro, os PPC são o passado.
 
Pra que queres? Digo-te que não eram tão bons, eu há pouco tempo tive a mexer com imensos macs antigos(tipo os Quadra, o power macintosh, o primeiro imac, o powermac, emac, power macintosh G5) e não tem nada a ver com os de agora, apenas o emac e o power macintosh G5, era razoáveis, para agora.

Cheguei a utilizar o IBook, e aquilo na altura era um espectaculo, mas neste momento qualquer um é melhor. E é muito mais recente que o Powerbook.

Se quiseres copra um IBook G4 Aluminium ou o IBook G4 que é bastante bom, mas não me lembro se ainda não era com Intel, penso que não.

Claro que não são tão bons... quer dizer, mau era se ao fim deste tempo todo ainda estávamos na mesma...
A questão aqui é saber se eram melhores, mais estáveis quando comparado com a sua época. E sim, sem dúvida que os PPC eram mais estáveis que os actuais. Por este andar a apple ainda apanha a Microsoft e talvez não é muito tempo.

A aposta que a Apple fez na compatibilidade está a perder com a estabilidade. E depois... quantos mais clientes mais os possíveis problemas e portanto maior terá que ser a capacidade da empresa responder a essas questões.

Com esta massificação receio que se aproximem demais da microsoft e são apanhados por aquilo que a microsoft já é.

Cumpz jpsfs
 
Pra que queres? Digo-te que não eram tão bons, eu há pouco tempo tive a mexer com imensos macs antigos(tipo os Quadra, o power macintosh, o primeiro imac, o powermac, emac, power macintosh G5) e não tem nada a ver com os de agora, apenas o emac e o power macintosh G5, era razoáveis, para agora.

Cheguei a utilizar o IBook, e aquilo na altura era um espectaculo, mas neste momento qualquer um é melhor. E é muito mais recente que o Powerbook.

Se quiseres copra um IBook G4 Aluminium ou o IBook G4 que é bastante bom, mas não me lembro se ainda não era com Intel, penso que não.

O emac era razoável? Não sei quais as características da última versão, mas parece-me que nem chegaram a haver eMacs G5. Devia ter um desempenho semelhante ao meu PowerBook... O iMac G5 parece-me que era bem melhor.
De qualquer modo, um PowerMac G5 topo de gama, ainda hoje é capaz de superar alguns dos iMacs recentes.

Depois, nunca vi um iBook G4 Aluminium, e o último modelo do iBook G4, a única coisa em que acho que poderia ganhar a um PowerBook, nos modelos de 12", era em limite de memória (acho que nos iBooks era 512+1024 e nos PBs era 256+1024). De resto, os PowerBooks era consideravelmente melhores do que os iBooks, sobretudo o modelo de 15". E não, os iBooks (assim como os PowerBooks) não tinham processadores intel.
 
Back
Topo