Dúvidas Powerline para expandir 2 redes

sacob

Power Member
Viva!

Tenho a seguinte questão. Já vi que posso ter vários powerlines emparelhados de forma a expandir 2 redes diferentes, o cenários seria expandir a rede do router do ISP para as box e depois um segundo conjunto para expandir a minha rede que tenho montada com router de terceiros. A questão é um powerline de duas portas, tipo o PowerLine TP-Link PassThrough AV1000 2-Port Gigabit Kit, pode expandir duas redes com apenas um par?
 
Boas,

A minha especialidade não é redes, mas já uso Powerline (da Devolo) á uns anos, mas nunca testei dessa forma que estás a pensar.
Para isso funcionar com um par apenas, creio que o equipamento da TP-Link teria de deixar tu configurares uma VLAN diferente para cada uma das duas portas que tem e assim tinhas as redes segregadas, mas não creio que esses equipamentos da gama doméstica tenham essa possibilidade, outra opção é ser o teu router de terceiros a fazer as VLAN's, ou ainda teres um Switch pelo meio que também suporte criar VLAN's.

Mas pode ser que alguém de redes aqui do forum, tenha melhor perceção e te consiga dar um melhor contributo.
 
Do que sei dos powerlines, os mesmos passam todo o tráfego, ou seja, se colocares vlan20,30,40 (basicamente um trunk com as vlan's todas) na entrada, é o que vai sair em todas as portas de saída. Para isso precisas de equipamentos tanto na entrada como na saída de cada uma das portas do powerline, que te interpretem isso. Um switch que, na entrada, receba todas as portas que queres (e lhes atribua uma vlan) faça o uplink para o powerline como um trunk e do outro lado, switchs que suportem vlan tags para separares isso no fim.

Não conheço powerlines que suportem vlan tags. Não sei se existe, desconheço mesmo.
 
obrigado pelas dicas! Pensei que poderia funcionar de forma parecida a um ethernet splitter como já usei aqui mas tem um limite de 100mb. Assim sendo em muitos casos acredito que seja mais simples usar duas redes de powerline
 
Isso eu sei que funciona porque vem mesmo na pagina do produto (no meu caso tp-link). basicamente se em emparelhar 4 dispositivos, 2 de cada vez, cada par fica com uma chave de encriptação e so "falam" 2 a 2. assim consigo expandir duas redes separadas na mesma rede, partilhando a largura obviamente.


a minha questão inicial veio por causa deste modelo em especifico


https://static.tp-link.com/TL-PA7020(US)KIT2.0_01_large_1568102853364l.jpg

porque é que ambos os terminais tem 2 portas? será que nao podia ligar uma porta ao rooter A e a segunda ao rooter B e expandir duas redes distintas?
 
Back
Topo