Powerline vs contador inteligente

pedrolte

Power Member
Tenho um anexo que está ligado ao quadro principal da moradia, esse anexo tem um quadro também.
Há 5 anos que usava um kit powerline tp link sempre a 100%, com velocidade de 60/20, o que chegava para o uso.

Desde há 4 meses estou com problemas , velocidade baixa para 2/2 ou fica mesmo sem internet, tenho desligar e voltar a ligar o powerline para voltar funcionar. Estas quebras ou bloqueios são aleatórias, pode estar funcionar dias sem problema, como bloquear e estar horas seguidas com problemas.

Unica coisa que alterou nestes 4 meses, foi a troca do contador disco para inteligente. Existe alguma incompatibilidade powerlines vs estes contadores ? Queria despistar isto antes de avançar com o esticar cabo rj45
 
Viva.
Só mais uma relacao com parasitagem na rede electrica e as powerline ???
Desde, micro-ondas, secadores de cabelo, termo-acumoladores, aquecedores, termo-ventiladores, lampadas dimer etc.
Nunca gostei dessa solucao. Prefiro mandar furar e passar calha tecnica.
 
Eletrodomésticos são os mesmos, único fator que mudou foi mesmo a porra do contador

Eu nem preciso furar, da moradia para anexo tenho tubagem aonde passa o cabo RJ11 do telefone fixo, mas agora está sem uso pois tenho telefone fixo sem fios. Até dá para usar o RJ11 para puxar o Rj45, mas queria poupar trabalho e €€ do cabo rj45
 
Viva.
A unica coisa, é que nos casos que presenciei nao era aleatório.
Era qd ligava o equipamento. O caso mais flagrante era com um candeeiro de sala com dimer.
 
Sim sei que existe esse tipo problemas, mas na minha instalação nunca ocorreu.
Só queria ter feedback acerca desta questão dos contadores inteligentes, pois eles devem ter um PLC interno para comunicar as leituras e potencias, e isso deve estar a injectar alguma interferência na minha rede
 
Tive uma situação semelhante que após muito testar cheguei a uma tomada com portas USB que havia instalado no ano anterior.

De um momento para o outro comecei a verificar esse tipo de comportamento no plc que estava na mesma fase da tomada onde estava o plc.

Recomendo que testes ligar o plc numa tomada com fase diferente, podes ter algum equipamento que introduz algum parasita e leva as quebras.

Eu só tinha problemas quando algo estava à carga nessa tomada USB e demorei até dar com o problema.
Outras tomadas sincronizavam rápido, tinha mais largura e não me faziam o plc cair. Só aquela que usava habitualmente, nem mesmo a que tinha USB.

Quando algo ficava à carga na USB, o plc perdia sincronismo e não conseguia voltar a ligar durante 1 ou 2h, penso que por um telemóvel estar a pedir mais da tomada USB. Durante uns meses tambem me questionei do contador, luzes led no tecto, e até avaria do plc.

Quando perder sincronismo, testa noutra tomada, e noutra, e por aí fora. A que eu tinha a induzir o parasita estava na parede oposta, na mesma fase.

Espero que te ajude.
 
Na minha experiência com 10 anos de powerline, cada vez existem mais interferências na corrente elétrica.
Eu também tenho um piso do apartamento alimentado por Powerline onde existe um quadro em separado ( aproveitamento de sótão ).
E aí há uns tempos aconteceu-me exactamente a mesma coisa, devido a um candeeiro com multileds alimentado por USB. Bloqueava totalmente a powerline, ficava flat mesmo...
De resto com o uso fui percebendo que vários equipamentes afectam a rede, especialmente tudo o que incluía carregadores tipo telemoveis. Até a arvore de natal me afecta a qualidade da velocidade final .
Mas os meus equipamentos de powerline nunca foram actualizados, sempre tive duvidas se os mais recentes portam-se melhor perante estes cenários.
 
Back
Topo