PRAGA! Telemarketing, pedintes, novos clientes.... argh!!!

19790602

Membro
Já não suporto mais esta situação!
Desde há uns meses para cá que tenho recebido incessantemente telefonemas deste género! Não sei que praga é esta ou de onde veio, sei que já ultrapassa qualquer limite sensato!
Recebo-os de todo o tipo. So hoje da parte da tarde levei com 7! Antes só atacavam entre as 11h e as 16h! Agora não se fazem muito rogados e ligam antes de irmos parao trabalho ou quando chegamos a casa, enquanto jantamos, ligam depois das 22:30h, acordam os filhos, incomodam-nos a nós e ainda se acham dignos de nos insultarem.
E o que mais me incomoda são as supostas insituições de solidariedade que contratam sabe Deus quem, para apelarem aos sentimentos da pessoa, dos "coitadinhos" que isto e aquilo. Se contribuo, logo depois vêm pedir mais. Se lhes nego, logo de seguida ligam de outras tantas instituições diferentes! E de nada lhes serve dizer que estão a atentar contra o meu direito à privacidade ou protecção de dados! Duvido até que saibam que é possivel tal ser legislado! Haja paciência!

Ainda não tomei nenhuma medida porque pensei que isto cessasse depois das férias. Engano meu. Decidi então recolher o maior número de dados possível sobre estas empresas e instituições.
Depois disso, exporei o caso à PT bem como às autoridades competentes (contudo não espero que resolvam o que quer que seja...). Pelo que decidi tomar outra medida mais radical e aí peço a vossa opinião: pensei em adquirir um terminal telefónico que me permita identificar o número e também que me permita barrar os números que desejar. Há algum aparelho que tenha estas funções em concreto? Poderei identificar o número a partir duma simples linha de telefone (nunca aderi a nenhum serviço de identificação de chamadas da PT)?
A quem me posso dirigir para expor o caso?

Desculpem o desabafo e talvez nem esteja na secção correcta mas não encontrei outra mais adequada.
 
O que provavelmente te aconteceu é que houve algum dia que os tipos do telemarketing ou inquéritos te ligaram para casa e tu deves ter respondido aos tais inquéritos e aí ficas-te automaticamente marcado como uma pessoa que é "receptiva" e então tudo te liga, uma vez aconteceu-me isso mas com a marktest em que me andavam sempre a ligar para casa, houve um dia em que me passei e perguntei-lhes porque é que me estavam sempre a ligar ao que me responderam que alguém de minha casa um certo dia respondeu aos inquéritos, pedi logo para me riscarem dessa lista e proibi toda a gente de minha casa a responder a estes tipos. Desde esse dia que mais ninguém me ligou pra casa a chatear.
O teu caso parece ser muito mais grave provavelmente compras-te alguma coisa ou fizeste alguma assinatura, e não assinalas-te com um X que não querias que os teus dados fossem disponibilizados a terceiros, o que aconteceu foi que agora existe muita empresa com o teu nº, e não vão parar-te de chatear.
O melhor é mesmo mudares de nº de telefone, porque o problema é que existem muitas empresas com esse nº de telefone e mesmo que bloqueies o nº de uma há-de haver sempre outra com um nº diferente a ligar-te.
Provavelmente mesmo que tivesses o serviço de identificação de chamadas (como eu), mesmo assim não servia de nada até porque eles costumam ligar com nº confidencial.

Seja como for fica o aviso a toda a gente para proibir sempre que os seus dados sejam fornecidos a terceiros, porque pode acontecer isto.
 
A próxima vez que te telefonarem pede ao telefonista para não te contactar outra vez e retirar o número da "lista" - deve resultar. e/ou Faz queixa à entidade que está a realizar esse marketing respectivo..

OU ENTÃO: começa tu a telefonar 10x ao dia, assim são eles que barram o teu número.. hehe
 
Sim, isso deve ter ocorrido. Já respondi a um ou outro inquérito por telefone mas nunca me pediram autorização para divulgar os dados a 3ºs. Documentos desses nunca assinei, tenho a certeza. Não adianta pedir para não ligarem que eles simplesmente não acedem. Dizem tudo bem e sim senhor, mas no dia seguinte, se não forem eles, são outros operadores da mesma empresa/instituição.

Mudar de número pode ser uma solução, mas isso não me trará problemas com a internet? Implica algum corte/novo contrato/período de instabilidade prolongado? E que custos estão associados?
 
mudar a internet de linha, ou seja número aonde está associada não tem custo, acho eu.

mudar de número paga-se (ou pagava-se). telefona à PT ( ou outra ) e pede mais informações
 
Sim, isso deve ter ocorrido. Já respondi a um ou outro inquérito por telefone mas nunca me pediram autorização para divulgar os dados a 3ºs. Documentos desses nunca assinei, tenho a certeza. Não adianta pedir para não ligarem que eles simplesmente não acedem. Dizem tudo bem e sim senhor, mas no dia seguinte, se não forem eles, são outros operadores da mesma empresa/instituição.

Mudar de número pode ser uma solução, mas isso não me trará problemas com a internet? Implica algum corte/novo contrato/período de instabilidade prolongado? E que custos estão associados?

Pois é o que eu pensava como respondeste a esses inquéritos agora estão-te a chatear sempre. Não perdes nada em pedir para não te ligarem outra vez, mas também pelo que dizes o teu nº já deve é ter sido fornecido a outros pelas empresas a quem tu respondeste a inquéritos e assim sendo é efeito tipo bola de neve.

Quanto ao mudar de nº infelizmente não sei responder ás tuas perguntas mas pode ser que aqui alguém saiba. Senão ligas á tua operadora para te informares.
 
Pede para riscar o número da lista... que não desejas ser mais contactado, isso costuma resultar...
Não sei se existe algum terminal móvel para fixo que permita, por exemplo, números ocultos não tocarem...
Já tive 3 siemens mas nenhum deles tinha essa opção, mas experimenta os mais recentes, com menus a cores e lógica diferente.
 
O barclays caçou-me a morada... comecei a receber cartas...
qual não é o meu espanto quando a semana passada recebo um telefonema para o meu telemóvel pessoal 8|

Ao perguntar onde tinham arranjado o número, disseram que tinham comprado um base de dados .. tou fdd.
 
Por causa disso temos o nosso nº em confidencial e sem estar na lista telefone ou o camandro, alem do barramento de audiotexto.

mas comigo tinham bom tratamento, telefone desligado na cara...

"ahh e tal, tenho um autocarro para apanhar! tchau!"

Também tenho que utilizar a mesma táctica na rua (e já aconteceu mesmo, se parasse 10s perdia o autocarro :D)

Soundsurfer, estas cartas são para ir pro ecoponto azul ou para a lareira :004:
 
Back
Topo