Preciso de ajuda ASAP (resolvido)

Resev

Power Member
Boas a todos.

Até estou a tremer por não conseguir raciocinar sobre o que fazer.

Tenho um disco externo Western Digital Home Edition de 500Gb que uso para backups.
Está particionado em duas partes, uma, a principal, em FAT32 com cerca de 220Gb, e os restantes 280Gb em NTFS.

O disco tem ligação USB, Firewire, mas principalmente eSATA, que foi precisamente o que me levou a optar por este modelo.

Muito a custo consegui arranjar um cabo eSATA por não vem de origem, e é dificil encontrar quem os venda.

Hoje vou a experimentar o cabo, e nada, o disco liga, mas não é reconhecido, logo não passa informação.
De acordo com as instruções (que após não ter reacção do disco fui consultar) eu deveria ter seguido uma step by step ligeiramente mais complexo.

1 - desliga o PC
2 - liga o cabo eSATA
3 - liga o disco
4 - liga o pc
5 - vai á raiz do disco e instala o software WD

Fiz isto, mas nada, o disco não é reconhecido.

Por esta altura já começava a ficar desconfortável pelo que desliguei o cabo eSATA e voltei a ligar o cabo USB.............e NADA, O PC dá sinal de reconhecer um dispositivo USB, e o icone de remover os dispositivo mostra que de facto está ali algo, mas o disco não aparece em lado nenhum nem arranca sosinho como era de costume.

Já com o pânico a instalar-se fiz reset ao PC para ver se o problema estaria por aí.

Outra vez nada, o PC faz a mesma coisa, reconhece que um dispositivo foi instalado, mas não o apresenta em lado nenhum.

Tentei usar o partition magic para ver se reconhecia a drive (foi o programa que usei para particionar a drive), mas ainda me deixou mais preocupado porque nem iniciou, dá-me logo um erro a indicar:
Init failed: error 100
partition table is bad


Como se isto não fosse atrofiante o sufeciente, o gestor de dispositivos mostra que o disco está instalado, e diz que está tudo a funcionar correctamente!

W...T...F...?

Estou aqui a gagejar, a tremer, e não fosse o corrector ortográfico até este post estaria incompreensivél.

São 126Gb de backup que eu tenho no disco!!!

Preciso mesmo da vossa ajuda.

Tenho que estar no trabalho ás 6:30 da manhã e nem consigo pensar em dormir, estou demasiado stressado!
 
Última edição:
Já deu!!!

Passou-se da marmita completamente!

Perguntaste se outros dispositivos davam, e até agora de facto davam, mas tentei por uma pen agora ligada ao mesmo tempo e o OS indicou-me que havia um possível conflito.

Desliguei os dois dispositivos e para minha surpresa o disco continuava ligado mesmo sem o cabo USB (precisa de energia externa mas é o USB que lhe dá a ordem de ligar).

Apelei á ignorância!
Retirei directamente o cabo de energia e deixei o disco parar de girar (não havia indicação de transmissão de dados, estava simplesmente ligado).
Voltei a ligar a energia, e depois o USB, e voilá, o raio do disco voltou á vida armado em Lázaro.

Deste susto já não me livro, e vai perseguir-me durante muito tempo.

A única lição que tiro disto é que não existem sistemas de backup 100% seguros.

Eu acho é vou tomar um copo de leite morno e meter-me debaixo dos cobertores, preciso de relaxar....
 
Última edição:
Back
Topo