Preciso de opiniões , pareceres sb linguagem a utilizar

salas

Power Member
Boas noites programadores e utilizadores no geral.


O problema que aqui trago baseia-se no seguinte pressuposto:

Imaginem uma empresa da esfera económica nacional que possui uma imensidão de know-how sobre determinada matéria e que, até agora, se tem limitado a prestar consultadoria e a dar pareceres técnicos a várias empresas.

Surge entretanto uma oportunidade de ser desenvolvido um software, que em grande medida substitua as necessidades de consultadoria "fisica"/no terreno, dada a várias empresas.

Vou tentar explicar melhor, recorrendo a uma analogia: Imaginem um softw de gestão para treinadores ( só ganhar jogos .. :joker: )

Funcionaria mais ou menos assim:

input de matrizes de variáveis: por exemplo, estado anímico dos nossos jogadores, altura, índices de concretização, performance na ultima semana, baixas , lesões, características da equipa adversária, previsão da formação e da estrategia dos adversários, previsão do estado do tempo, do estado da relva, do numero de adeptos .. e por aí adiante..

O tratamento destas variáveis pelo programa possibilitaria um output do tipo:

melhor estratégia para o jogo, formação mais adequada e o 11 de início, melhor estratégia a seguir caso sofrêssemos o primeiro golo etc etc ( axo que me fiz explicar)

A minha dúvida consiste: Que linguagem/linguagens são mais viáveis de implementar num projecto deste tipo; qd falo em viabilidade refiro-me a aspectos de eficácia, segurança, durabilidade e facilidade de "update" etc.
O softwre deverá correr em plataformas Windows.(pelo menos nos primordios)


Será viável a integração deste tipo de softw com uma base de dados online, que pudesse ser periódicamente actualizada?

Cumprimentos
salas
 
O que tu queres é implementar uma árvore de decisão.

O melhor que tens a fazer é começar a esboçar um diagrama de UML com akilo k vai entrar no sistema...

Depois, vais aprofundando mais a coisa, ate k vais corresponder a cada tipo de objecto k tens no sistema, uma classe...

Eu recomendava-te Java...

Uma classe representa-te um tipo de objecto em Java.

Provavelmente devem haver mts de packages que já implementam mais ou menos akilo k tu keres fazer, só precisas de adaptar.~

Se tas a dar os teus primeiros passos, faz assim:

1. Saca o J2SE SDK 1.4 da sun http://java.sun.com
2. Saca o JCreator, é um IDE simples mas bom para iniciar http://www.jcreator.com/

Com essas duas coisas já podes dar uns tokes e começar a fazer akilo k pretendes. Ve tutorials em java.

Cumps
 
tou como o chight... modela isso em UML e quando tiveres os diagramas todos que precisares (desde os de classes aos de interacção, etc) passa isso para Java ou C# e deve ser limpinho...
 
Pessoal, obrigado pelas vossas respostas "a pronto"; 5 estrelas.
Gostei principalmente da parte do UML (que para ser franco desconhecia completamente).

Um grande obrigado e bem haja por "desencriptarem" a linha de partida de um projecto deste tipo.

Qd me reunir com o corpo informático, pela certa já vou ter um esquema mental bem desenhado sb as especificações e abordagens a utilizar neste tipo de projectos, e isso proporcionar-me-á uma enorme mais-valia.

Se por acaso mais alguém quiser opinar sb o assunto, sinta-se livre pq.. ajuda sp.

SoundSurfer, galinha dos ovos de ouro?!? isso já n existe 8o

Cumprimentos
salas
 
fap disse:
tou como o chight... modela isso em UML e quando tiveres os diagramas todos que precisares (desde os de classes aos de interacção, etc) passa isso para Java ou C# e deve ser limpinho...

O processo deveria ser iterativo, não devias desenhar tudo em UML e só no fim gerar o código com o risco de no final não ser nada daquilo que querias fazer
 
NoMercy disse:
O processo deveria ser iterativo, não devias desenhar tudo em UML e só no fim gerar o código com o risco de no final não ser nada daquilo que querias fazer

eu sei...estava apenas a dar-lhe dicas de partida...não tinha ficado com a ideia que ele estava mesmo inserido numa empresa e que pelos vistos até têm um corpo de informática a tratar do problema...

mas até podiamos abrir uma thread sobre as metodologias de desenvolvimento, era engraçado discutir as abordagens de cada um :)

por acaso dos mais comuns (cascata, modelo V, operacional, faseado, etc) já apliquei algumas vezes o cascata revisto (com retroalimentação) mas geralmente todos os meus projectos são desenvolvidos com um modelo faseado (incremental+iterativo)

digam de vossa justiça :)
 
fap disse:
eu sei...estava apenas a dar-lhe dicas de partida...não tinha ficado com a ideia que ele estava mesmo inserido numa empresa e que pelos vistos até têm um corpo de informática a tratar do problema...

mas até podiamos abrir uma thread sobre as metodologias de desenvolvimento, era engraçado discutir as abordagens de cada um :)

por acaso dos mais comuns (cascata, modelo V, operacional, faseado, etc) já apliquei algumas vezes o cascata revisto (com retroalimentação) mas geralmente todos os meus projectos são desenvolvidos com um modelo faseado (incremental+iterativo)

digam de vossa justiça :)

ok, tá certo ;)
 
Back
Topo