Preciso de uma 2a opinião em relação ao que fazer em relação a minha carreira

luiscosta93

Power Member
Boas malta.

Então é o seguinte. Trabalho atualmente numa consultoria em Lisboa onde estou bem, e recebo bem.
Não vou dizer onde trabalho, nem valores certos. Mas tenho 4 anos de experiência, faço fullstack, e recebo entre 1500-1700 líquidos.

Mas desde há uns meses para cá que me começou a vir o bichinho de "quero algo mais/diferente". Tenho o receio de se ficar aqui onde estou durante mais tempo que vá estagnar, pois também nao sei de onde vou evoluir na posição onde estou. Mas também não estou mal onde estou...

Então comecei a enviar currículos para varias empresas. Enviei um currículo para uma posição na Outsystems (a empresa mesmo) como Software Engineer. Fiz todas as entrevistas com eles, e eles gostaram de mim e enviaram me a proposta.

Em suma:

* Vou receber o mesmo que recebo agora (apesar de receber menos 145 euros líquidos, que vao para o subsidio de alimentação - atualmente recebo subsidio em dinheiro)
* A empresa fica mais perto de minha casa (atualmente tenho que me deslocar para Lisboa) - fico a cerca de 15 minutos de carro
* A empresa tem o sistema de bónus onde posso vir a receber mais 2 salários em cada ano (depende da performance)

As dúvidas que tenho são:

* O quão bom é ter no currículo que trabalhei na outsystems? (E não trabalhei com o produto da outsystems)
* É bom idea mudar agora nestes tempos em que a economia pode dar para o torto de um dia para o outro? (coronavirus), na nossa área?
* Eu ainda moro com os meus pais, logo para mim não faz muito sentido receber subsidio em cartão, pois não preciso, faria mais sentido receber em dinheiro... Isso era algo que voces afastaria da proposta, mesmo sendo para a outsystems?
* Durante as entrevistas, não me disseram precisamente para que equipa iria trabalhar, nem as ferramentas em concreto (apesar de as ferramentas/tecnologias estarem listadas na oferta de emprego). Isto é mau sinal?
* Sair da zona de conforto: percebo que isso é bom, para crescer e aprender mais, e tenho a noção que agora enquanto estou ainda nos meus pais é a melhor altura para o fazer / arriscar... mas os tempos em que vivemos colocam-me muitas dúvidas. Afinal de contas, onde estou, já estou efetivo e tenho essa segurança.

Alguém me consegue dar uma 2a opinião, please? Qualquer dúvida que tenham eu posso explicar também.

Obrigado!
 
Boas malta.

Então é o seguinte. Trabalho atualmente numa consultoria em Lisboa onde estou bem, e recebo bem.
Não vou dizer onde trabalho, nem valores certos. Mas tenho 4 anos de experiência, faço fullstack, e recebo entre 1500-1700 líquidos.

Mas desde há uns meses para cá que me começou a vir o bichinho de "quero algo mais/diferente". Tenho o receio de se ficar aqui onde estou durante mais tempo que vá estagnar, pois também nao sei de onde vou evoluir na posição onde estou. Mas também não estou mal onde estou...

Então comecei a enviar currículos para varias empresas. Enviei um currículo para uma posição na Outsystems (a empresa mesmo) como Software Engineer. Fiz todas as entrevistas com eles, e eles gostaram de mim e enviaram me a proposta.

Em suma:

* Vou receber o mesmo que recebo agora (apesar de receber menos 145 euros líquidos, que vao para o subsidio de alimentação - atualmente recebo subsidio em dinheiro)
* A empresa fica mais perto de minha casa (atualmente tenho que me deslocar para Lisboa) - fico a cerca de 15 minutos de carro
* A empresa tem o sistema de bónus onde posso vir a receber mais 2 salários em cada ano (depende da performance)

As dúvidas que tenho são:

* O quão bom é ter no currículo que trabalhei na outsystems? (E não trabalhei com o produto da outsystems)
* É bom idea mudar agora nestes tempos em que a economia pode dar para o torto de um dia para o outro? (coronavirus), na nossa área?
* Eu ainda moro com os meus pais, logo para mim não faz muito sentido receber subsidio em cartão, pois não preciso, faria mais sentido receber em dinheiro... Isso era algo que voces afastaria da proposta, mesmo sendo para a outsystems?
* Durante as entrevistas, não me disseram precisamente para que equipa iria trabalhar, nem as ferramentas em concreto (apesar de as ferramentas/tecnologias estarem listadas na oferta de emprego). Isto é mau sinal?
* Sair da zona de conforto: percebo que isso é bom, para crescer e aprender mais, e tenho a noção que agora enquanto estou ainda nos meus pais é a melhor altura para o fazer / arriscar... mas os tempos em que vivemos colocam-me muitas dúvidas. Afinal de contas, onde estou, já estou efetivo e tenho essa segurança.

Alguém me consegue dar uma 2a opinião, please? Qualquer dúvida que tenham eu posso explicar também.

Obrigado!
Pontos:
Já tens um bom salário. Obviamente que eu a mudar, seria sempre para algo superior por uma percentagem significativa para compensar o risco, a menos que quisesse menos sair e estivesse por exemplo a entrar em algo mais de nicho ou em q não tivesse experiência ainda, e portanto, o downgrade salarial seria expectável.

Em relação à empresa, acho q fica bem em CV sim. Do ponto de vista tech fazem coisas interessantes e têm boas praticas. Tendo em conta q és developer full stack, diria q te vendes de uma forma mais sofisticada do q se fosses um programador Outsystems. Isto claro, sem desprimor à ferramenta, q sinto que é bastante relevante e útil para construir sistemas mais rápido e sem grandes desenvolvimentos. A questão é esses developers aprendem a trabalhar numa tool, vs programador normal q sabe os conceitos, algoritmia e complexidades e pode facilmente aprender qualquer linguagem / framework nova.

Quanto ao subsídio de refeição, nunca recusaria uma oferta de uma empresa na qual eu estivesse interessado, porque pagam em cartão ou em dinheiro. Mesmo vivendo em casa dos teus pais, o dinheiro em cartão é usado em qq restaurante ou supermercado. Mesmo q leves almoço em marmita, podes facilmente dar o cartão aos teus pais para eles o usarem nas compras do mês lá para casa e eles dão te os 145 euros em dinheiro.
 
Acho que devias aceitar, a oferta. O próprio de facto de teres sido tu a sentir que é altura de mudar, e foste á luta e conseguiste uma oferta, deves seguir com ela.

Sobre as tuas dúvidas, neste momento muitas empresas estao a congelar as contratacoes, todavia nao me parece que a Outsystems esteja a pensar nisso (prova disso é estarem interessados em contratar-te).
Sobre a estar efetivo e ter seguranca, isso vale zero (no privado), porque se eles te quiserem mandar embora, mandam! pagam-te os 2 meses e passas a ser mais um login/numero na base de dados com o estado inactivo :(

O facto de eles nao te darem muitos detalhes acerca das ferramentas/projectos, pode ser o facto, deles proprio nao saberam, podem saber que vao ter projectos X,Y,Z e precisam de recursos para tal.

Finalmente, ao trabalhar no produto em si, podes acabar por gostar e se calhar até pensas ir para consultor Outsystems, onde pagam bem mais, que um full stack.

Forca nisso!
 
se pensaste em mudar, é porque nem que seja inconscientemente, o queres fazer.
arrisca, tambem ja viste que tens saida, e amanha sera outra empresa, ainda pra mais com condições salariais semlhantes
 
Eu estive na mesma situação que tu há uns anos atrás e decidi arriscar. Estava com um salário confortável mas com o bichinho de querer fazer algo mais desafiante, mesmo ganhando o mesmo... mudei para a outsystems e foi a melhor decisão que podia ter tomado, ainda lá estou hoje. O salário, felizmente, vai sendo atualizado de acordo com o que o mercado paga e, claro, à medida que mostras o teu valor... se és bom naquilo que fazes, o salário provavelmente não vai ser um problema.
 
Eu estive na mesma situação que tu há uns anos atrás e decidi arriscar. Estava com um salário confortável mas com o bichinho de querer fazer algo mais desafiante, mesmo ganhando o mesmo... mudei para a outsystems e foi a melhor decisão que podia ter tomado, ainda lá estou hoje. O salário, felizmente, vai sendo atualizado de acordo com o que o mercado paga e, claro, à medida que mostras o teu valor... se és bom naquilo que fazes, o salário provavelmente não vai ser um problema.

Mesmo numa altura destas em que a economia está instável e não se sabe o dia de amanhã?
 
Infelizmente está a começar uma crise grande.
Vai ser muito complicado para as consultoras.
Na Outsystems deve ser mais seguro porque os clientes deles não podem deixar de pagar a licença.
Por outro lado vais ter um contrato recente.

Arrisca se te sentes estagnado na Outsystems não vão faltar oportunidades mesmo com desaceleração certamente vão continuar a crescer.

E disseste a quem fez a oferta que vais ganhar menos pelo menos para te subirem esses 150€ ? como alguém disse quando se troca de emprego é quando à oportunidade para os maiores saltos salariais.
 
Bem malta... Já tomei uma decisão e não vou avançar com a proposta para já. Fui 100% honesto com eles e disse-lhes que não me sentia 100% confortável com a mudança. Pedi para que eles não me fechem as portas para uma futura re-candidatura (se ainda houver vagas) e eles disseram que não.

Obrigado, podem fechar a thread se qusierem
 
Back
Topo