Primeira Câmara DSLR

BrunomenPT

Power Member
Boas pessoal, ando num curso de audiovisual e multimédia.
Comecei a fazer trabalhos com este tipo de câmaras (DSLR) e estou a apanhar o "gosto" por isto.
Não tenho câmara nenhuma e gostava de comprar uma, mas quero algo de boa qualidade que me dê a possibilidade e fazer os trabalhos do meu curso com uma qualidade bastante aceitável.
Gravar curtas metragens, vídeo-clips, tirar fotos com boa qualidade etc etc.
Sou amador e ainda ando a entrar "neste mundo" mas quero uma câmara que me sirva bem, e que dê para alguns anos, de bons trabalhos. Isto até ganhar experiência e salte para umas câmaras mais profissionais.

Que equipamento pretendes comprar?
R: Máquina, Tripé, Mala para a Máquina.
Objectiva para gravar há noite, e uma objectiva padrão 18-55mm(isto se a máquina não tiver já).
No Caso da Objectiva para gravar há noite não é prioridade e provavelmente não irei comprar já, mas era para saber o modelo, para ir poupando.

Qual o orçamento disponível?
R: Para a máquina são 700 euros, para o resto como tripé e mala, tentar não passar dos 100 euros.

Que pretendes fotografar?
R: Paisagens, retratos o normal, mas gostaria de uma câmara mais versátil, vídeo(1080p) e fotografia.

Onde pretendes fotografar?
R: Dentro e fora de casa, tarde, dia, anoitecer.

Qual é o teu perfil de fotógrafo?
R: Aficionado

Qual é o teu equipamento atual?
R: Nenhum, mas tenho experiência em trabalhar com elas, quero é ter a minha própria câmara.

O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
R: Neste caso amigos e turma, basicamente quase todos usam Canon

Onde pretendes comprar?
R: Para mim é indiferente tanto loja física como virtual, desde que seja de confiança e tenha garantia, e que seja uma garantia que funcione de verdade.

Notas:
Tenho em mente uma Canon EOS 750D, não sei o que me dizem sobre esta câmara mas gostava de feedback.
Não conheço nenhuma loja virtual de fotografia por tanto era bom ter algumas sugestões, e lojas físicas tbm gostava de saber.

Conto com a vossa ajuda.
Cumps
 
Bom...

Questão: estás a contar ter algum benefício tipo empréstimo de lentes (ou outros acessórios) pelo facto dos teus colegas usarem Canon DSLR?

Se sim, então ok, vai para Canon DSLR.


Se não...

  • Primeiro, tens aqui ao lado um excelente tópico a falar em mirrorless. Vale a pena ver. Comprar DSLR hoje em dia já não é o "bicho-sensação". As mirrorless estão, hoje em dia, já com uma bela vantagem (imensa).
  • Por outro lado, se fazes questão de comprar DSLR e não contas ter a vantagem do empréstimo de material Canon, vai de Nikon D3300 + Sigma 17-50mm f/2.8, e ficas seguramente mais bem servido.


Falando então de Canon...
Quanto à 750D...nada contra ela, mas 750D + 18-55mm é corpo a mais para lente a menos. A 18-55mm, que até é uma lente de que gosto muito, não explora tudo o que o sensor da 750D permite fazer, de longe mesmo. Ficarias com a câmara a ser mal aproveitada.
Na Canon também se pode aplicar a Sigma 17-50mm f/2.8, é um bom partido para quem queira ter só uma lente, à frente do melhor corpo que se consiga encaixar no orçamento (vale a pena ver usados, vale sempre).

O mais importante é o vidro. Espreita o vídeo "Pro DSLR + Cheapo Lens vs "Cheapo" DSLR + Pro Lens" da DigitalRev no YouTube e perceberás a lógica.


Caso tenhas interesse por primes, põe os olhos na Canon 24mm f/2.8 STM, e numa das duas outras primes STM, nomeadamente a 40mm f/2.8 e a 50mm f/1.8. Estas duas últimas são óptimas lentes para retrato. Combinar a 24mm com uma das outras duas resulta num kit com muita qualidade.


Onde comprar? Amazon (usar o tropical price para as pesquisas), nas promoções das lojas nacionais (às vezes arranjam-se bons preços, mas é só às vezes --> é preciso estar atento), ver promoções de reembolso das marcas...é por aí...


Comprar a câmara com a 18-55mm normalmente é boa ideia mesmo que não se queira ficar com a objectiva, pois vende-se nova e arranja-se algum €€€ extra para investir em vidro melhor. É fácil vender uma objectiva nova.
 
Pah, desde que não se abuse no preço pelo facto de ser nova...até é. Eu vendi a que vinha com a minha câmara (sem estabilização) em 24 horas. Foi por 75€ com um mês de uso. Achei um valor justo. Barato, mas justo. E, na altura, como andava à procura duma IS II (que tenho agora), até estive relativamente atento a anúncios...e tirando as caras, as outras iam desaparecendo.

Agora por exemplo, pedir 120€ por uma DC III só porque é nova...não vai. Assim fica-se com ela durante meses.

E sim, penso que seja exactamente para substituir as que ficam sem AF. Isso, e as que o pessoal parte, etc...
 
Back
Topo