Primeira Reflex - Ajuda a decidir

DO2

Power Member
1) Qual o orçamento?
500€ aproximadamente

2) Que tipo de máquina queres?
Reflex

3) conhecimentos fotográficos?

Intermédios - Faço fotografia amadora a cerca de 3 anos

4) Qual será a utilização? Concertos, Retratos, Paisagens, Macro, basicamente tudo um pouco

5) Preferes alguma marca?
Nikon, Canon ou Olympus

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Física, Lisboa/Margem Sul

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?
Gostaria que tivesse bracketing para fotografia HDR

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?
Não, mas a máquina tem de ter um leque variado (em preços e funções) de lentes compatíveis

9) Pilhas ou bateria?
Tanto faz, mas de preferência bateria



Até agora as única para as quais estava inclinado era a D60 ou a 1000D. A Olympus seria apenas por influência de um dos meus fotógrafos preferidos e porque é a que me assenta melhor na mão, mas penso que é muito limitada em lentes. Obrigado
 
Canon 1000D, Olympus E-520, Pentax K200D ou Nikon D60. No fundo, depois de analisares tudo, depende tudo de qual gostas mais, porque acho que não vais estar limitado a nível de lentes com nenhuma destas marcas. Tens tambémas Sony, mas não pessoalmente na gama baixa acho que são inferiores à concorrência a nível de resultado final das fotografias.

Vai a uma loja, onde possas pegar, sentir nas mãos estas máquinas todas, quem sabe experimentar, e acredita que podem-te dizer aqui mil e uma coisas, que quando fores à loja mudas completamente de ideias e esqueces tudo o que te disseram.
 
rui, a D60 nao tem auto-bracketing.

ya, não tem bracketing, mas eu fiquei um bocado baralhado com o que ele disse:

"Gostaria que tivesse bracketing para fotografia HDR".

Não conheço se a Canon ou a Olympus fazem bracketing com HDR, mas poderá estar a referir-se a, simplesmente, a máquina ter HDR, e aí a Nikon já tem.
ruimoura
Canon 1000D, Olympus E-520, Pentax K200D ou Nikon D60. No fundo, depois de analisares tudo, depende tudo de qual gostas mais, porque acho que não vais estar limitado a nível de lentes com nenhuma destas marcas.

Eu partilho da opinião do rui, a preferência acho que pode ir pelo gosto pessoal pela marca. Tenho ideia que a Olympus perde um pouco no ruído e, talvez, na versatilidade para lentes.
Como utilizador de uma D60, e se a questão do motor de focagem não for impeditiva... só posso aconselhar vivamente a máquina!:p
 
Adolfo eu acho que ele sabe isso . Acho que so referiu que quer fazer macro/paisagens/concertos..etc para o pessoal saber que tipo de lentes está ele a pensar em adquirir no futuro para lhe sugerirem o sistema mais "adequado". Posso estar enganado
 
ya, não tem bracketing, mas eu fiquei um bocado baralhado com o que ele disse:

"Gostaria que tivesse bracketing para fotografia HDR".

Não conheço se a Canon ou a Olympus fazem bracketing com HDR, mas poderá estar a referir-se a, simplesmente, a máquina ter HDR, e aí a Nikon já tem.


Eu partilho da opinião do rui, a preferência acho que pode ir pelo gosto pessoal pela marca. Tenho ideia que a Olympus perde um pouco no ruído e, talvez, na versatilidade para lentes.
Como utilizador de uma D60, e se a questão do motor de focagem não for impeditiva... só posso aconselhar vivamente a máquina!:p
nao confundas os termos tecnicos, a D60 tem bracketing, nao tem e auto-bracketing nem tao pouco HDR.

Auto-bracketing é usado para facilitar (e muito) a geracao de HDR, permitindo tirar 3 fotos com EVs diferentes sem tocar na makina, consegues fazer um HDR handheld, coisa k seria "impraticavel" (possivel com MT trabalho de PP para alinhar e cortar as imagens) com a D60. Alias este foi um dos pontos k me levou a optar pela 450D.

@adolfo dias: sim, para akilo td ele vai precisar de varias lentes :P
 
Outra solução com um preço razoável os packs Pentax K200d na pix

Por pouco mais de 500€

PENTAX K200D + objectiva smc DA 18-55 mm f/3,5-5,6 AL + grip de alimentação + bolsa - 501€

Um pouco mais que o pouco mais :)

PENTAX K200D + objectivas smc DA 18-55 mm f/3,5-5,6 AL e smc DA 50-200 mm f/4-5,6 ED + grip de alimentação + bolsa - 601€

Em qualquer dos pacotes tens que incluir portes e comprar pilhas recarregaveis, mas recebes quase gratis um Grip e uma Bolsa que até pode não ser grande coisa mas permite transportar a máquina até teres uma mochila melhor.
 
Assim cm a 450D tem o Auto Lighting Optimiser ou o Highlight Tone priority.

mas nenhuma dessas coisas e propriamente HDR...

Quando uma máquina diz que tem bracketing, está obviamente a referir-se ao automático, porque manual até o meu telemóvel faz :)

Mas tens razão, a D60 não tem auto bracketing, herança maldita da D40.
 
Última edição:
Tens por 545€

Canon EOS 450D Body & Canon EF-S 18-55mm IS USM

http://www.*****.de/product_info.php/cPath/85_100_178/products_id/10870

Mais 22€ de portes
 
... , mas penso que é muito limitada em lentes.

Limitada em lentes?
Desculpa lá discordar, mas tens disponiveis lentes para todo o tipo de fotos. O único limite que vejo é apenas o orçamento. Mas uma coisa é certa a maioria delas valem o que custão.

Posso te dizer que acabei de comprar a 12-60(nova) por 680€, é simplesmente magnífica, a todos os níveis.

Quanto ao bracketing e em relação à e-510, está disponível tanto para a exposição como para o balanço de brancos, com várias configurações.
 
Última edição:
Eu acho que a Pentax, com os preços que apresenta na ***** e face ao orçamento apresentado, é uma oferta demasiado boa para se recusar. Ou então não. Se o punho não interessar, o pacote total já não é tão atraente.
 
Pentrite,
como deves saber, estas duas lentes(14-54 e 12-60) em termos de qualidade de imagem são muito idênticas, por isso pouco vais perder, eu apenas investi nesta lente a pensar no futuro onde eventualmente poderei vir a tirar partido da velocidade de focagem e isolamento á prova de poeira e água, pois neste momento só com a e-3 é que se podem aproveitar estas qualidades.

Só te digo uma coisa, estas a reunir um arsenal de meter inveja;)

O meu próximo objectivo está virado para a 50-200, mas essa terá de esperar mais uns longos meses, talvez para o próximo natal:005:
 
nao confundas os termos tecnicos, a D60 tem bracketing, nao tem e auto-bracketing nem tao pouco HDR.

Podias seguir o teu próprio concelho.
Bracketing é algo que tu podes fazer com qualquer máquina, para vários parametros, não só a exposição, alterando as configurações à mão. Se a camara o fizer automaticamete, para um determinado parametro, então a camara tem auto-bracketing para esse parametro (exposição, wb, etc.. ). A d60 não tem nenhum.

Dizer que uma máquina faz bracketing, assume-se que seja automático, porque manual está implicito a qualquer máquina com o minimo de controlo (como as slr).
Logo, dizer que uma camara tem bracketing e não tem auto-bracketing, ainda por cima sem especificar sequer do quê, é algo contraditório e pode induzir quem lê em erro. ;)
 
In photography, bracketing is the general technique of taking several shots of the same subject using different or the same camera settings. Bracketing is useful and often recommended in situations that make it difficult to obtain a satisfactory image with a single shot, especially when a small variation in exposure parameters has a comparatively large effect on the resulting image. Autobracketing is automatic bracketing by using a setting on the camera to take several bracketed shots (in contrast to the photographer altering the settings by hand between each shot).
http://en.wikipedia.org/wiki/Bracketing

Bracketing is a technique used to take a series of images of the same scene at a variety of different exposures that "bracket" the metered exposure (or manual exposure). "Auto" simply means the camera will automatically take these exposures as a burst of 2, 3 or 5 frames with exposure settings of anything between 0.3 and 2.0 EV difference.
http://www.dpreview.com/learn/?/Glossary/Exposure/Auto_Bracketing_01.htm


Como vez não existe consenso kanto a definicao, para mim existe bracketing manual (k obviamente tds makinas com prioridade a abertura ou shutter fazem) e automatico. mas se para ti so existe bracketing automatico tb nao me choca, o k o OP ker e obviamente autobracketing.
 
Última edição:
pois dizem: bracketing é uma tecnica, autobracketing é a tecnica feita de forma automatica pela makina.

kando dizia k nao existia consenso era em poder dizer k a makina faz bracketing mas nao faz autobracketing ;)
 
Back
Topo